quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alta Excelência Diagnóstica recebe acreditação do Colégio Americano de Radiologia

Serviço de PET-CT do Alta Excelência Diagnóstica é o primeiro do Brasil a receber a certificação para os exames realizados na área de Neurologia
 
O serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular/PET-CT do Alta Excelência Diagnóstica, centro de diagnósticos focado no cliente Premium, é o primeiro laboratório brasileiro a ser acreditado pelo Colégio Americano de Radiologia (American College of Radiology - ACR) para exames de imagem neurológica, por atingir os mais rigorosos níveis de qualidade. O laboratório foi acreditado também para os serviços de Imagem Molecular na área de Oncologia.
 
A certificação faz parte do Programa de Acreditação para Tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) da ACR, que foi desenvolvido e dirigido por um comitê voltado para qualidade e segurança em serviços de Imagem Molecular.
 
Para Dr. Carlos Buchpiguel, médico coordenador do serviço de Imagem Molecular do Alta, a certificação conquistada junto à ACR é fruto do reconhecimento pelo trabalho de excelência que vem sendo oferecido pela marca desde o seu lançamento. “O Alta consolidou-se como um centro de diagnósticos Premium e a qualidade de seus serviços já era notável. Essa acreditação credencia definitivamente a qualidade dos seus processos operacionais, os equipamentos de última geração e a acurácia dos laudos, assinados por médicos reconhecidos e respeitados”, opina Dr. Buchpiguel.
 
Para a obtenção da certificação, foram utilizados procedimentos padronizados de pontuação para a revisão das imagens clínicas e dados de performance do equipamento instalado apresentados para avaliação. Revisores médicos e físicos médicos, especialistas em PET-CT, foram responsáveis por analisar esses itens.
 
“Estamos muito orgulhosos por mais esta conquista, que representa o resultado de muito trabalho e dedicação por parte de toda a equipe do Alta Excelência Diagnóstica”, finaliza Dr. Buchpiguel.
 
Sobre o Alta Excelência Diagnóstica
 
Uma empresa da Dasa, grupo especializado em diagnóstico e de referência no segmento de saúde brasileiro e internacional. A marca une três pilares: corpo clínico experiente, tecnologia avançada e excelência em serviços. A prioridade no Alta é o paciente.
 
O Alta Excelência Diagnóstica oferece um Núcleo de Assessoria Médica exclusivo com acesso direto do médico solicitante ao corpo clínico das especialidades, garantindo contato rápido e diferenciado aos especialistas. Nas unidades, além do conforto do ambiente, que vai desde o paisagismo à decoração, os pacientes têm acesso a rede Wi-fi, Ipads, revistas e outras comodidades.
 
Foi desenvolvida com exclusividade para a marca uma odorização antialérgica que promove um ambiente sutil e agradavelmente aromatizado. Além disso, todos os itens de rouparia, do lençol ao roupão utilizado para circular nas áreas de atendimento, são compostos por peças de algodão egípcio com 600 fios.
 
Por meio de um trabalho conjunto realizado por médicos, chefs e nutricionistas, o Alta Excelência Diagnóstica oferece cardápios de desjejum especiais: Clássico, Diet, Sem Glúten, Sem Lactose, Especial (para pacientes que demandam um atendimento diferenciado), Infantil e Kosher.
 
A marca possui certificações essenciais para o mercado: OHSAS 18001(“Occupational Health andSafetyAssessment Series”), que consiste em um sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho; ISSO 14001, que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental e ISO 9001, utilizada pelas organizações para estruturar os seus sistemas de Gestão da Qualidade, além de acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela Collegeof American Pathologists (CAP).
 

Depressão: como a doença pode atrapalhar as atividades profissionais

Na semana passada, o caso do Airbus A320 da Germanwings que caiu nos Alpes da França chamou a atenção do mundo todo devido às investigações dos motivos que levaram à sua queda. Algumas apontam que o seu copiloto sofria de um quadro de depressão aguda, e pode ter derrubado o avião propositalmente.
 
Mas até que ponto a depressão pode levar um indivíduo a uma atitude extrema como essa? Segundo uma recente pesquisa feita pela Datafolha, a depressão tem se apresentado como uma condição familiar. Isso porque, em torno de 57% dos entrevistados que têm a doença possuem outro membro na família com o mesmo quadro. Estima-se que a depressão já atinge em torno de 7% da população mundial.
 
O psiquiatra do Hospital 9 de Julho, Dr. Ezequiel Gordon, pode falar um pouco sobre como a depressão interfere na vida profissional dos indivíduos, e como a família, amigos e colegas de trabalho podem identificar e ajuda-los. Além disso, o especialista também pode abordar os sintomas, características e tratamentos da doença.
 
Sobre o Hospital 9 de Julho: Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento a traumas (incluindo médicos especializados em queimados) e nos Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Cirurgia Metabólica e Bariátrica; Trauma ; Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher e Longevidade.
 
Com cerca de dois mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 318 leitos, sendo 78 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.

Câncer: Exames Radiológicos Odontológicos Auxiliam No Diagnóstico De Possíveis Tumores Ósseos

Desde o advento da tomografia computadorizada e da radiologia digital, a precisão dos exames radiológicos odontológicos aumentou sensivelmente e inúmeros benefícios foram incorporados para os tratamentos ligados à saúde bucal, tanto para os pacientes, oferecendo um tratamento mais rápido, seguro e confortável, como para o cirurgião-dentista, permitindo a visualização de determinadas regiões por diversos ângulos. Esses laudos passaram a ser imprescindíveis para diagnósticos e planejamentos de implantes e cirurgias de média ou alta complexidade, assim como na busca por lesões cancerígenas em regiões da boca.
 
Como não é de praxe que pacientes de consultórios odontológicos solicitem exames de imagem exclusivamente como uma ação preventiva ao aparecimento de câncer na região bucal, o diagnóstico da doença acabam sendo feitos pelo próprio cirurgião dentista, durante tratamentos de rotina, como cirurgia de implante, restaurações ou tratamentos de canal. "A doença geralmente é diagnosticada por um cirurgião-dentista. Será através do seu conhecimento sobre anatomia normal das estruturas dos maxilares, que ele poderá diferenciar quais estruturas do paciente apresentam caráter anormal e quais não. Dessa forma, será possível indicar o tipo de o tipo de exame a ser realizado para melhor investigação da lesão, doença ou câncer encontrados e também a sua localização", informa Hugo Rosin, diretor executivo da DVI Radiologia.
 
Os exames radiológicos odontológicos em si conseguem identificar os tumores cancerígenos presentes no tecido ósseo, mas, através do exame clínico intra e extra oral, também é possível identificar outros tumores, como explica o diretor executivo da DVI. "O cirurgião-dentista tem condição de diagnosticar tumores de tecidos moles dentro e fora da boca, na região de nariz ou lábios, durante uma consulta, por exemplo, devendo fazer o encaminhamento a um profissional especialista para condução do tratamento."
 
Além do exame radiológico convencional, a tomografia computadorizada também é uma aliada no processo de diagnóstico. "A tomografia é o exame mais indicado para localizar lesões cancerígenas em tecidos duros na região buco-maxilo-facial", afirma Rosin. Também é recomendado que o profissional que estiver cuidando do tratamento solicite, caso necessário, uma biópsia e um exame histopatológico posterior, que nada mais é do que uma análise microscópica dos tipos de células encontradas na lesão, para distinguir e orientar o paciente sobre o diagnóstico de lesão benigna ou maligna.
 
Caso alguma patologia seja identificada, o paciente deve ser encaminhado a um especialista com habilitação para condução do tratamento, que pode ser um cirurgião buco-maxilo-facial, cirurgião de cabeça e pescoço, otorrinolaringologista ou oncologista. "Quando o diagnóstico é realizado precocemente, as chances de cura são significativamente mais altas", finaliza Rosin.
A DVI Radiologia
 
Fundada em 2005, a DVI - Diagnóstico Volumétrico por Imagem - é uma empresa especializada em diagnóstico por imagem em Odontologia. A empresa nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria do cotidiano dos cirurgiões-dentistas, estendendo seus benefícios para pacientes de diversas especialidades odontológicas.
 
Contando com clínicas 100% digitais, em doze cidades do interior de São Paulo (Cajamar, São Carlos, Ribeirão Preto Centro e Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto, Franca, Barretos, Pirassununga, Sertãozinho, Catanduva e Votuporanga), a DVI possui estrutura moderna, com equipamentos de última geração para a realização de exames odontológicos por imagem. A tecnologia utilizada pelos equipamentos da empresa confere menor dose de radiação e garantem altíssima precisão, segurança e previsibilidade nos tratamentos, tanto por meio da Radiologia Digital, como também através da Tomografia Volumétrica.