terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nova Política da ANVISA para Equipamentos de Radiodiagnóstico Usados


O mercado de equipamentos usados em diagnóstico por imagem e radiodiagnóstico –  rx convencional , tomógrafos , mamógrafos , densitometros, ultra-som, etc...- vêm crescendo bastante nos últimos anos devido ao aquecimento do setor. A venda de equipamentos novos impulsiona um mercado de usados que oferece todo tipo de aparelho , muitas vezes em boas condições de uso e a preços mais acessíveis. Cria um problema também da eventual manutenção inadequada dos equipamentos o que acarreta grande sucateamento do setor como já foi detectado recentemente em levantamento realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Diante destes problemas, em 28 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  publicou a Consulta Pública de número 34, que estabelece normas acerca dos equipamentos com finalidade médica usados, recondicionados, alugados e em comodato. Segundo o novo texto, ficam proibidos no Brasil a importação, comercialização troca, doação, recebimento em doação e cessão de equipamento usado sob regime de vigilância sanitária; somente poderão ser comercializados os equipamentos que se submeterem ao recondicionamento.

Manutenção e recondicionamento dos equipamentos serão feitos exclusivamente pelos fabricantes ou terceiro sob sua responsabilidade ,excluindo totalmente os técnicos particulares (pessoa física ou jurídica) atualmente contratados pelos proprietários dos equipamentos.

Para discutir detalhes e melhor compreender as consequências do novo texto para os profissionais da Radiologia, a Sociedade Paulista de Radiologia criou uma comissão que analisa a questão e manterá contato direto com a viajará para Brasília na primeira quinzena de agosto para conversar diretamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A comissão é composta pelo Dr. Aldemir Humberto Martins, pelo Deputado Federal e Dr. Eleuses Paiva e o advogado Jorge Fanan.

A Consulta abre espaço para críticas e sugestões até 28 de agosto; o profissional interessado em fazer parte do debate deve utilizar o formulário disponibilizado pela Anvisa – www.anvisa.gov.br/divulga/consulta  – ou enviar sua sugestão para o radiol@spr.org.br.



(Envie sua opinião para radiology@radiology.com.br )

Video Aula de Densitometria Óssea

http://vimeo.com/9065761

Vale a pena conferir !!11!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Serviço de Tomografia Móvel no Rio de Janeiro


     Novidade para a saúde do Rio de Janeiro: os moradores de todas as regiões do estado contam agora com o serviço móvel de tomografia computadorizada.
     A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil investiu cerca de R$3 milhões no novo serviço, que será oferecido ao usuário do SUS gratuitamente. A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico baseado na emissão de raios X. O serviço funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
     O tomógrafo será operado por médicos radiologistas, com especialização na área. O resultado do exame ficará com a prefeitura, que será responsável por entregá-lo ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/2011/06/06/servico-movel-de-tomografia-em-belford-roxo/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Juramento da Radiologia

“A grandeza de nossa profissão
Por acreditar nesse processo,
Que prometemos honrar a radiologia
Exercendo nosso ofício com sabedoria
E dignidade.
Procuraremos nos dedicar
Permanentemente
Ao aperfeiçoamento de nossos conhecimentos
Técnicos e científicos,
Auxiliando na promoção do bem estar
Da humanidade e seguindo com confiança,
Coragem e coerência nosso ideal
Que agora se chama profissão.
Prometemos, ainda,
Jamais esquecer que a vida