segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TC - Aparelhos eficaz e dose reduzida de radiação.


Um novo aparelho de TC expõe os pacientes a menos radiação e fornece imagens mais nítidas para ajudar em diagnósticos, de acordo com pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA

A tomografia computadorizada é uma tecnologia que consiste em combinar muitas imagens de raio X tiradas de diferentes ângulos numa visão tridimensional do interior do corpo. A tecnologia pode ser especialmente útil para diagnósticos em situações de emergência, e o número de exames de TC nos últimos anos aumentou drasticamente, afirmou Marcus Chen, operador de imagens cardiovasculares do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, em Bethesda, Maryland. Mas o maior uso de exames de TC levanta temores sobre a quantidade de radiação à qual os pacientes são expostos, explicou Chen.
O risco de desenvolver câncer com a radiação de um exame de TC é baixo, mas o maior número de exames realizados a cada ano – mais de 70 milhões – representa um risco significativo. Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer estimam que os 72 milhões de exames de TC realizados nos EUA em 2007 poderiam levar a 29 mil novos cânceres. Na média, o órgão de um adulto estudado num exame de TC recebe cerca de 15 milisieverts de radiação, sendo que a exposição radioativa por fontes naturais é de aproximadamente 3,1 milisieverts por ano.
Essa preocupação levou pesquisadores a buscar maneiras de reduzir a quantidade de exposição radioativa do paciente num exame. Eles estão trabalhando para aprimorar tanto o hardware, para fazer os exames serem mais rápidos e exigirem menos repetições, quanto o software, para processar melhor os dados de raio X.
O novo sistema de TC combina diversas melhorias para reduzir a exposição radioativa. A estrutura de um aparelho de TC tem o formato de um grande anel. Um tubo de raios X e um detector giram separadamente no anel, um em frente do outro, e o paciente fica no centro. Raios X passam pelo paciente conforme são entregues pelo tubo e capturados pelos detectores. A nova máquina possui cinco vezes mais detectores do que a maioria das máquinas, significando que uma parte maior de um órgão pode ser capturada num dado momento – reduzindo o número de passagens exigidas pelo leitor.
Os componentes de raios X no novo sistema também giram mais rápido – eles precisam de apenas 275 milissegundos para concluir uma rotação, em vez de 350 milissegundos –, e o paciente é irradiado por menos tempo. Em casos onde médicos estejam analisando um órgão em movimento, como o coração, esse giro mais rápido também reduz o número de tentativas para se obter uma boa imagem. "É como ter um filme mais rápido em sua câmera", comparou Chen. Mudanças na forma como o sistema gera os raios X e computa as imagens também significam que o paciente passa menos tempo sendo atingido por radiação.
Chen e colegas do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue usaram o sistema para examinar 107 pacientes adultos de diferentes idades e tamanhos em busca de acúmulo de placas e problemas cardiovasculares. O tamanho do paciente importa porque mais raios X são necessários para gerar imagens de uma pessoa maior. "Muitos centros de imagens usam uma configuração para todos os pacientes", afirmou Chen. "Você consegue uma incrível qualidade de imagem para todos, mas a desvantagem é que alguns pacientes recebem mais radiação do que deveriam." Em seu estudo, o sistema realiza uma leitura preliminar que usa raios X de baixa dose para definir o tamanho do paciente – e quanta radiação será necessária para as imagens de diagnóstico.
A maioria dos pacientes examinados na nova máquina recebeu 0,93 milisieverts de radiação, e quase todos eles receberam menos de 4 milisieverts. Frente a outros aparelhos de TC atualmente em uso, a exposição radioativa foi reduzida em até 95%.

Píaui - OAB Piauí denuncia irregularidade no HUT devido a greve dos servidores.


A Comissão de Direito da Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, constatou irregularidade no funcionamento do Hospital de Urgência de Teresina em decorrência da greve dos servidores municipais. O setor de radiologia está funcionando com menos de 30% da equipe, infringindo a lei nº7783 de 1989, que prevê a manutenção desse percentual mínimo nos serviços médicos e hospitalares em caso de paralisação.

Fotos: Ascom OAB/PI
 

As representantes da Comissão de Direito da Saúde, Cínthia Ayres e Rubenita Lessa, visitaram o hospital, na manhã deste domingo (24), para fiscalizar se os atendimentos estão sendo realizados conforme determina a lei. Ao chegarem ao local, encontraram filas imensas e pacientes com até 17 horas aguardando atendimento para realização de raios-X.
 
Em virtude da paralisação no setor, apenas um técnico em radiologia está atendendo a população em plantões de quatro horas. “Significa que o serviço básico não está sendo oferecido. Isso prejudica muito a população, porque a maior parte dos pacientes vão para a ortopedia”, destaca a advogada Rubenita Lessa.
 

A paralisação dos hospitais da rede municipal de saúde teve início na última segunda-feira (18). No caso do HUT, além do setor de radiologia, os técnicos de laboratório e os auxiliares administrativos estão parados.
 
Diante do verificado, a presidente da Comissão de Direito da Saúde, Cínthia Ayres, assegurou que se reunirá com a diretoria da OAB-PI para repassar o relatório da visita de fiscalização e avaliar as medidas cabíveis a serem tomadas. “A OAB vai agir institucionalmente e cobrar dos órgãos responsáveis para que a situação seja mudada”, garante.
 

A equipe representativa da seccional piauiense da OAB visitou também o Pronto Socorro do Dirceu Arcoverde e a Unidade de Saúde Wall Ferraz, na zona Sudeste da capital. Conforme levantamento realizado, nesses locais os atendimentos estão sendo realizados normalmente.
 
No entanto, segundo o cirurgião Lívio costa, o hospital do Dirceu, como é popularmente conhecido o pronto-socorro do bairro, está com o aparelho de radiologia quebrado. “Quando precisa desse tipo de atendimento, encaminhamos para o Hospital de Urgência de Teresina”, conta. E lá os pacientes se deparam com aquele problema.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas - O Carnaval acabou. Agora é hora de agir!


R7 Carnaval 2011 300x199 O Carnaval acabou. Agora é hora de agir!
Para você que busca sucesso na empresa em que trabalha ou um novo emprego, chegou o momento de encarar a realidade. Agora não tem mais desculpas, o Carnaval acabou e a economia brasileira volta ao normal. As oportunidades começam a despontar e que tal avaliar se está no caminho certo?  Veja se o que falta é desenvolver novas habilidades para batalhar por aquela promoção tão desejada.

1 - Atenção: tudo começa após o Carnaval.
2 - Não foi promovido ou procura emprego? É hora de agir.
3 - Não se acomode. Mexa-se.
E mais do que tudo, reaja, vá à luta! As pessoas costumam ficar reclamando que nada acontece, mas não se mexem, acham que as coisas cairão do céu. Se você se sente estagnado no emprego atual, descubra o que está te impedindo de crescer. Muitas vezes, você se acomodou nas funções que exerce, sem sugerir algo novo, levando o chefe a não te ver como um potencial talento.Ah, na verdade você procura um emprego novo? Então, arregace as mangas e retome sua rede de contatos. Mostre que você está disponível no mercado, converse com os amigos. Envie seu currículo para pessoas do seu convívio e mantenha-os próximos de si. Lembre-se de que não adianta ter ali esquecido os milhares de contatos no Linkedin. Alimentar sempre que puder seu networking evitará que o outro pense que você só o procura quando precisa.
Não esqueça que a carreira é sua e o seu sucesso está em suas mãos!

fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2013/02/15/o-carnaval-acabou-agora-e-hora-de-agir/

Dica - Quer ser insubstituível no trabalho?


R7 Demitido 200x300 Quer ser insubstituível no trabalho?
Muitas pessoas acreditam que possam ser insubstituíveis nas empresas. Mas, infelizmente, todos nós somos descartáveis. Agora, podemos sim nos tornar indispensáveis. O que fazer então? Conheça bem o lugar em que trabalha e as pessoas, exerça seu poder de influência e crie vínculos. Nada de ficar isolado no seu mundinho.

1 - Ninguém é insubstituível.
2 - Influencie a equipe. Saia da zona de conforto.
3 - Todo desafio deve ser bem vindo.
Seja sempre proativo, apresente ideias e soluções para os problemas. Evite fazer apenas o seu trabalho. Quanto mais conhecimento você tiver em outras atividades, maior será seu diferencial na empresa. Saber fazer o trabalho de seus colegas ajuda a crescer na carreira e tornar-se peça-chave para seu chefe.
 Tenha espírito de equipe e mostre-se interessado em aprender coisas novas. Não crie obstáculos se o chefe propor uma função nova ou amplie seu escopo de atuação. Não esqueça, quanto mais atividades você souber desenvolver, mais indispensável você se tornará.
 fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2013/02/18/quer-ser-insubstituivel-no-trabalho/

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dica - Fuja das distrações no trabalho

R7 Fofoca 300x199 Fuja das distrações no trabalho
Não é nada fácil manter o foco no dia a dia do trabalho. É o telefone que toca e-mails que não param de chegar, colegas que falam o tempo todo, reuniões intermináveis, o chefe que te chama... mas no final, você é cobrado pelo trabalho e resultados. Aí, o que fazer? Não tem jeito, você precisa impor limites e evitar essas interrupções. A falta de concentração é prejudicial para o seu desempenho.
1 - Cuidado com as distrações no trabalho.
2 - Gerencie melhor o seu tempo.
3 - Um cafezinho vai bem, interagir é ótimo, mas cuidado com excessos.

Quando o chefe chamar, lembre-o de que está tentando finalizar as tarefas no prazo. Mostre que ao atrasar, o trabalho dele também ficará comprometido. Quando o problema é o telefone, escolha quais ligações deve atender. Priorize aquelas que são urgentes e as demais ignore. Quem estiver te ligando vai deixar recado e depois você retorna.
Aquele papo legal no café não deve demorar mais do que 10 minutos e não fique de conversa mole com os colegas. Interagir é importante, mas tudo tem seu tempo. Ficar horas a fio fofocando vai te dispersar e quando você perceber estará com trabalho acumulado.
Agora, se você adora fica conectado às redes sociais, alerta! Evite o Facebook ou Twitter no trabalho. Outro vilão são aquelas milhares de janelas do MSN abertas. Quanto aos e-mails, responda os que forem urgentes e deixe para depois os que podem esperar. O ideal é escolher um horário pela manhã e outro à noite para responder a todas as mensagens.
E no caso das reuniões improdutivas? Bem, se não há o que fazer organize sua agenda para que esse tempo não interfira nas tarefas. Mas aproveite o momento e contribua para que a reunião não se prolongue. E se tiver oportunidade, arrume um jeito de tornar a reunião menos extensa. Mostre aos participantes que quanto mais eficiente esse encontro for, melhor será para todos.
fonte -http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2013/02/06/fuja-das-distracoes-no-trabalho/