terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Minas Gerais - Uberaba - Técnicos de radiologia esperam por pagamento de horas extras.

Técnicos em radiologia cobram compromisso feito pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan, de pagamento de horas extras. Trata-se de profissionais contratados por meio de concurso público na administração passada, que por meses trabalharam quatro horas a mais durante a semana, sendo que a legislação determina que os técnicos devem trabalhar 20 horas semanais. O grupo espera por esse acerto há bastante tempo.
Uma das técnicas em radiologia que procuraram o Jornal da Manhã, mas pediu para não ser identificada, conta que foi contratada em setembro de 2011, e assim que assinou a folha para receber o salário, percebeu que constava que ela tinha trabalhado 20 horas por semana, sendo que na verdade foram 24 horas. Ela chegou a questionar os representantes da secretaria no momento, que disseram que o documento estava desta forma por conta da legislação, e que receberiam pelas horas extras.
“Trabalhei diversos meses com a carga horária de 24 horas por semana. Somente mudaram em maio deste ano e nós nunca recebemos estas horas extras, que é direito do trabalhador. Acredito, que assim como eu, mais 19 profissionais estão na mesma situação. Tentamos resolver junto à Secretaria, mas foi em vão”, explica a técnica.
O caso passou a ser acompanhado pelo vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão, que junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais agendou para junho deste ano uma reunião com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, para discutir o assunto e ficou decidido que todos receberiam o que era de direito.
Segundo a técnica, o secretário disse ainda que somente não iria pagar o extra naquele mês porque a folha de pagamento já estava fechada, e então ficaria para o próximo mês. Diante da boa notícia, todos comemoraram, entretanto, já se passaram mais de cinco meses desde o compromisso e ninguém recebeu o extra. “Sempre que posso procuro o pessoal da Secretaria para saber quando sai o pagamento, mas arrumam um jeito de nos enrolar e nunca há previsões”, afirma ela, lembrando que o salário do técnico em radiologia na Prefeitura não é bom, pois enquanto em  alguns locais pagam R$ 1.800, em Uberaba este profissional recebe o salário mínimo.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou nota esclarecendo o fato e garantiu que os técnicos em radiologia vão receber as horas extras a partir do mês que vem. De acordo com a nota, foi um erro da gestão passada, onde, por dois anos, os técnicos trabalharam 24 horas e só receberam por 20h. O secretário de Saúde, Fahim Sawan, conversou com eles, diminuiu a carga horária (hoje eles trabalham 20h), e prometeu pagar todas as horas atrasadas dos anos anteriores. Isso é um processo burocrático e demorado, mas, como disse o secretário, todos receberão o que é devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário