domingo, 13 de novembro de 2011

Sintaresp denuncia o desrespeito aos direitos dos técnicos em Capão Bonito

Sindicato protesta na Santa Casa, é recebido pela administração e encaminha reivindicações
Em defesa dos profissionais da radiologia de Capão Bonito, o Sintaresp realizou no último dia 5 uma manifestação em frente à Santa Casa. No ato, o sindicato alertou a população sobre o descaso que os técnicos em radiologia sofrem na unidade hospitalar, tendo, entre outros fatores, seu piso salarial estabelecido por lei, desrespeitado.
Para isso, o Sintaresp mobilizou um carro de som, além da distribuição de cartas abertas a população que denunciavam a situação dos profissionais, que ao invés do piso de R$ 1.526, recebem apenas R$ 752 de salário base.
O sindicato permaneceu protestando até a administração hospitalar ceder à pressão dos representantes da categoria, recebendo a comissão sindical para uma reunião. No encontro, o sindicato reivindicou a imediata adequação do salário, conforme determina lei federal e convenção coletiva da categoria.

O administrador da Santa Casa de Capão Bonito, Nilton Soares de Lima, se comprometeu em reaver a questão salarial, enviando uma proposta ao sindicato que se reunirá com os trabalhadores de Capão para discutir a proposta.
Na viagem para a região, o Sintaresp ainda passou por clínicas particulares de Capão, pelo hospital municipal de Guapiara, além de apresentar as denúncias na Câmara Municipal de Capão Bonito, para que o legislativo local também pressione a administração da Santa Casa a cumprir a lei. 


Repressão e oportunismo
Apesar de pacífica, a atividade do Sintaresp sofreu tentativas de repressão por parte da direção da Santa Casa. Enquanto os integrantes da comissão sindical faziam as denúncias pelo carro de som, funcionários administrativos eram enviados para interromper a manifestação. O administrador hospitalar observava a movimentação da entrada da Santa Casa. 

A polícia militar chegou a ser chamada pela administração do hospital, para repreender os dirigentes do Sintaresp. Porém, por tratar-se de um ato pacífico, a PM retirou-se sem qualquer interrupção aos trabalhos do sindicato.


A importância da luta pelo piso
O Sintaresp vem a cada dia reforçando a luta pelo pagamento do piso salarial da categoria. O cumprimento da lei é essencial para que os profissionais da radiologia tenham sua dignidade respeitada.

O SINTARESP vai continuar a sua luta e não vamos cessar enquanto o administrador da Santa Casa não cumpra a Lei. Caso a Santa Casa não honre o que foi combinado e envie uma proposta de adequação do salário dos trabalhadores, vamos entrar com uma Ação de Cumprimento de Convenção Coletiva. Não aceitaremos em hipótese alguma o desrespeito a convenção coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário