Além de Manaus, o procedimento já pode ser feito em Manacapuru, Parintins e Tefé.
Manaus - Até o fim do ano, o Governo do Amazonas conclui o cronograma de capacitação de técnicos em radiologia para operar os mamógrafos no interior do Estado. A qualificação de profissionais, que está sendo realizada por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), é uma das etapas de implantação dos equipamentos que serão instalados nos 61 municípios amazonenses.
O exame de mamografia identifica o câncer de mama ainda na fase inicial e é indicado para mulheres na faixa etária dos 49 aos 69 anos. Além de Manaus, o procedimento já pode ser feito em Manacapuru, Parintins e Tefé.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em outros sete municípios, o Governo Estadual já disponibilizou o equipamento e está finalizando as obras de adequação das salas para o exame.
O coordenador de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Ildenave Trajano, que trabalha no programa de instalação de mamógrafos nos municípios, explica que a instalação dos equipamentos exige o mesmo processo dos aparelhos de raios-x.
As salas têm de estar adequadas, com paredes e portas com barita e chumbo, para que não haja fuga dos raios - x para a área externa?, detalha o técnico. A previsão de investimento na implantação é da ordem de R$ 15 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário