O governador do DF, Agnelo Queiroz, inaugurou na manhã de hoje o serviço de Radiologia do Hospital de Apoio de Brasília (HAB). Na ocasião, também foi oficializado o funcionamento do Ambulatório de Cuidados Paliativos e o Ambulatório de Genética Médica Pediátrica. Com a instalação do serviço de radiologia, se evitará o deslocamento de pacientes crônicos e com enfermidades degenerativas internados e assistidos nos ambulatórios específicos do HAB para a realização de exames radiológicos. “Esses equipamentos darão grande agilidade ao atendimento. Aqui, temos pacientes com grandes limitações que precisam desse carinho e desse atendimento humanizado dado aqui no Hospital de Apoio”, ressaltou o governador.
Ele destacou também, a importância do Ambulatório de Genética Pediátrica para o atendimento às crianças que apresentam alterações no teste do pezinho e que precisam de cuidados intensivos para evitar sequelas irreversíveis.
Segundo o diretor-geral do HAB, Alexandre Lyra, o Ambulatório de Cuidados Paliativos é extremamente importante para os pacientes oncológicos fora de possibilidades terapêuticas. “Essa unidade atende aqueles que, no momento, não têm indicação de internação, para que possam ter um suporte médico e multidisciplinar”, comentou.
Em 2013, entre os meses de julho a dezembro, aproximadamente 1.030 pacientes foram atendidos no Ambulatório do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) na especialidade de clínica médica e 800 no mesmo período, na unidade de genética. Tanto o Ambulatório de Cuidados Paliativos como o Ambulatório de Genética Clínica Pediátrica estão em funcionamento há seis meses.
As duas unidades contam com a atuação de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar. O Hospital de Apoio de Brasília completará 20 anos no dia 30 de março deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário