segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Secretária esclarece sobre mamógrafo e equipamento de raio X

“Acredito que, em setembro, o serviço de mamografia comece a funcionar. Não há previsão de início do raio X, pois depende de procedimentos burocráticos, readequação da rede de energia e a vinda do aparelho, cedido pelo Estado.” Cristina Subtil

A Secretaria de Saúde está implantando serviços de mamografia e raio X na estrutura física da pasta, que funciona junto ao pronto-atendimento Tito Bianchini. As salas onde serão disponibilizados passam por readequações. Enquanto isso, a administração municipal continua oferecendo os exames em clínicas conveniadas. “Havia uma demanda de 2.952 exames e atualmente há pouco mais de 890”, diz a secretária de Saúde, Cristina Subtil.
De acordo com ela, o aparelho de mamografia está sendo instalado. A fase atual do processo é de contratação do serviço. “Quanto ao de raio X, ainda precisamos fazer a readequação da energia elétrica. Já houve a licitação e o projeto encontra-se na Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Já o mamógrafo funcionará com a rede que temos disponível”, explica.
O digitalizador de imagens está instalado. O equipamento é utilizado na mamografia e raio X. Será necessária também a contratação de técnicos de radiologia para manipularem os equipamentos. A Secretaria de Administração de Lages está verificando a melhor forma, sendo duas opções, processo seletivo ou terceirização. “Acredito que, em setembro, o serviço de mamografia comece a funcionar. Não há previsão de início do raio X, pois depende ainda de procedimentos burocráticos e da readequação da rede de energia, bem como da vinda do aparelho, cedido pelo Estado, e que ainda não está na Secretaria de Saúde”, explica.
O digitalizador de imagens e a reforma da sala foram concretizados com recursos próprios municipais. O mamógrafo e o aparelho de raio X foram cedidos pelo Estado. O de raio X, devido a questão técnico, precisou ser utilizado novamente pela Secretaria de Estado da Saúde, no Hospital Tereza Ramos. “Em conversa com a diretora do hospital, Beatriz Montemezzo, ela disse que outro aparelho será destinado ao município”, adianta Cristina. Com o funcionamento das salas, a estimativa é de que sejam disponibilizados cerca de 800 exames de mamografia por mês e 1.800 de raio X.

Telemedicina

A Secretaria de Saúde foi credenciada aos serviços Telemedicina e Sistema de Arquivamento e Transmissão de Imagem para realização dos laudos dos exames radiodiagnósticos de mamografia e de raio X do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de Lages. A Telemedicina proporciona a melhoria do acesso aos cuidados da saúde e os aproxima dos cidadãos, não importando o local onde morem. Com esse sistema há maior intercâmbio de informações entre profissionais, facilitando e tornando mais eficientes os diagnósticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário