terça-feira, 19 de julho de 2011

Preparos para os pacientes que irão realizar exames contrastados

Preparo para Exame Radiológico
 
Muitas são as variantes recomendadas para preparo de pacientes antes da realização de exames radiológicos gastro-intestinais. Estamos publicando nesta seção o preparo sugerido pelo "Manual de Residentes" do CBR, utilizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


1 - Esôfago, Estômago e Duodeno/Delgado

a) O paciente deve se abster totalmente de comer, beber e fumar a partir das 22 horas da véspera do dia do exame, até a conclusão completa do mesmo. Os exames devem ser, preferencialmente marcados nas primeiras horas da manhã.

b) Em casos de urgência e em determinados exames do esôfago ( para estudo de órgãos adjacentes), o critério acima pode ser modificado. Com restrição completa de alimentação pelo espaço de 4 horas, pode ser feito exame do estômago e duodeno. Nesses casos de emergência a marcação sempre deve ser feita orientada pelo radiologista.

2 - Clister ou Enema Opaco (Intestino Grosso)

a) Durante 24 horas que antecedem o exame, o paciente deve ingerir somente líquidos (evitando sucos com grupos ou sopas com pedaços de alimento). São permitidos: caldo de carne, de frango, de lima, de cana, sucos coados de laranja, de cajú, de limão, limonada, laranjada, café, mate, chá, refrigerantes, etc...

b) Tomar 4 colheres das de sopa, na véspera (10hs), de leite de magnésia. Tomar 1 vidro de Laxol ou 30 gramas de óleo de rícino, na véspera do exame, entre 20 e 22 horas. Pode ser ingerido junto a qualquer líquido.

c) Pela manhã pode ingerir líquido em pequena quantidade.

d) Cerca de 3 horas antes do exame, deve ser feita a lavagem intestinal com 2 litros de água pura, fervida e morna (de preferência no serviço de RX). Repetir a lavagem tantas vezes quantas forem necessárias para a água da lavagem sair completamente limpa.

e) Entre 30 a 60 minutos antes do início do exame administrar 1 ml de atropina ou similar com a finalidade de "secar a mucosa do cólon".

f) Em casos especiais: paciente com diarréia intensa ou prisão de ventre rebelde ou operado do intestino grosso, deve ser alterada a rotina do preparo acima. Deve ser consultado o radiologista.

g) O Clister Opaco deve ser marcado preferencialmente no horário do fim da manhã ou do fim da tarde.

h) Em caso de emergência, quando houver suspeita de obstrução intestinal baixa, do intestino grosso, o preparo pode ser dispensado ou modificado, consultando o radiologista.


* Comentários sobre os preparos acima descritos e outras sugestões, favor enviar para radiology@radiology.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário