Um grande aliado das empresas e profissionais é o “feedback”. Se utilizado corretamente ajuda na comunicação entre empregados e empregadores. Serve para que o profissional tenha ideia de como está o seu desempenho e possa melhorar para atingir suas metas.
1 - Feedback, bom para a empresa e profissionais.
2 - Aprenda a ouvir e a fazer a crítica construtiva.
3 - Avalie bem e dê ênfase aos pontos bons também.
Mas é preciso saber fazer uma crítica construtiva para que a empresa e o funcionário tenham benefícios mútuos.
Esta prática é esperada por todos profissionais em desenvolvimento e não deve ser encarada como uma punição, mas sim como um processo educativo para incentivar o progresso da carreira.
Quem é avaliado deve ouvir e ficar atento ao que está sendo dito. No primeiro momento o profissional pode até agir de forma defensiva, mas desde que a crítica seja construtiva e se demonstre claramente os pontos que devem ser trabalhados, o profissional ficará disposto a acatar as sugestões.
Por outro lado quem avalia também tem que prestar atenção nas considerações do avaliado e, sempre que possível, dar exemplos de posturas do profissional que foram consideradas inadequadas.
Com os dois lados bem alinhados, o feedback garante o crescimento da confiança e segurança na empresa, fatores que ajudam a reter o profissional que, certamente, vai evoluir e se superar nas próximas avaliações.
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