terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dicas - Se o estresse está te matando, é hora de dar uma parada

R7 Atraso 199x300 Se o estresse está te matando, é hora de dar uma parada
Você está cansado de chegar cedo e sair tarde. Ainda por cima, leva trabalho pra casa nos finais de semana e na hora de tirar férias, seu chefe encrenca. A pressão é cada vez mais forte e você vive estressado, cansado e super desmotivado. Daí você se pergunta: há saída pra isso? Empurrar para debaixo do tapete a questão não vai melhorar a sua vida. Muito pelo contrário.

1 - O estresse é causador de diversas doenças. Prejudica a saúde e a vida profissional.
2 - Converse seriamente com seu chefe. Leve os problemas e sugira soluções.
3 - Não se esqueça: a empresa substitui rapidamente qualquer tipo de profissional.
Tente falar com o chefe. Mostre os impactos que esse excesso de trabalho estão acarretando em seu desempenho e aponte soluções. Mostre saídas que possam ser boas para ambos os lados. Essa é uma maneira eficaz de resolver o problema, sem fazer com que o chefe ache que você está levando mais um problema pra ele, que também deve viver uma situação parecida com a sua.
O que você não pode é trabalhar no limite e ficar doente, porque a sua saúde é importante. Além disso, se você é quem acaba tendo que se afastar porque não suportou a carga de estresse, a empresa logo dará uma solução para o problema, o substituindo. Seja inteligente e viva mais feliz.

Dica - Como saber se é hora de pedir demissão

R7 Emprego pedir transferencia 300x300 Como saber se é hora de pedir demissão
Você acha que não é valorizado? Detesta o ambiente da empresa e se sente desmotivado? Odeia o chefe? Acha o trabalho chato? Se você respondeu sim a todas essas perguntas, talvez esteja na hora de questionar se seria melhor pedir demissão. Claro que abrir mão de um emprego costuma ser algo bastante complicado, mas quando não há perspectivas de que surja uma melhor oportunidade do ponto de vista financeiro ou profissional, vale a pena pensar.

1 - Antes de sair da empresa, faça uma análise da sua situação na empresa.
2 - Você gosta do que faz e se sente valorizado na empresa onde trabalha?
3 - Se quiser progredir, saia imediatamente da zona de conforto.
Ficar num lugar apenas porque gosta do que faz ou porque não apareceu outra proposta mais interessante pode ser um erro fatal. O importante é avaliar se o atual emprego está sendo positivo para o crescimento profissional. Pondere se o atual trabalho tem contribuído para um maior aprendizado que permita dar saltos na carreira. Nada de comodismo. Sair da zona de conforto vai fazer toda a diferença se você deseja ter sucesso.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental. Cada um possui valores que devem ser respeitados. Se para você o importante é ser feliz e ter qualidade de vida, o trabalho precisa ser motivo de satisfação. Mas se você é ambicioso e não se incomoda em trabalhar 14 horas por dia, inclusive nos finais de semana, o emprego ideal é aquele que te traga desafios constantes.
A partir daquilo que deseja para sua vida profissional, analise se sua situação o incomoda realmente. Se sim, veja se é possível mudar de área ou até de atividade onde está. Considere a chance de ter uma nova perspectiva pessoal dentro da companhia. Se nada disso for possível, aí sim é o momento de buscar um novo emprego. Mas lembre-se, antes de tomar uma decisão radical aproveite que está empregado para conseguir algo melhor.

Dicas - Acerte na montagem do seu currículo

R7 Curriculo estagio 300x199 Acerte no currículo
Na hora de montar um currículo, todo cuidado é pouco. Embora pareça tarefa fácil, os headhunters apontam uma série de deslizes cometidos pelos candidatos. E o que poderia ser a porta de entrada para um novo emprego, algumas vezes transforma-se no maior vilão para o profissional.

Na ânsia de se apresentar corretamente, muitos profissionais começaram a incluir frases prontas e descrever habilidades subjetivas - como “sou um bom líder”, “tenho pró-atividade”, “possuo excelente relacionamento interpessoal” - nas primeiras linhas dos currículos.
Para evitar erros, separamos algumas dicas do consultor para deixar seu currículo na mira dos caçadores de talentos. E antes de qualquer coisa, não se esqueça de ser o mais sucinto e objetivo possível.
Dados pessoais
  • Sempre comece com informações, no alto da página, contendo seu nome, endereço, telefone, celular, e-mail, idade, estado civil e número de filhos
  • Não coloque RG, CPF, certificado de reservista, carteira profissional e título de eleitor
  • Deixe claro os seus objetivos. Coloque o(s) cargo(s) e a área a que você aspira, mas seja breve. Se você ainda não é um profissional experiente, o ideal é explicar como você pretende direcionar sua carreira
  • Jamais coloque suas pretensões salariais. Os valores são sempre negociados nas entrevistas
Formato
  • Não use papel colorido. Prefira as folhas brancas tradicionais. Até a tipologia deve seguir a linha básica, como as fontes Courier, Arial ou Times New Roman
  • Os negritos, itálicos e sublinhados só devem ser utilizados para organizar as informações. Essa preocupação excessiva com a estética pode dar a impressão de que o candidato está tentando compensar uma eventual falha
  • Não ultrapasse o máximo de duas páginas de texto. Os selecionadores recebem uma quantidade enorme de currículos e aqueles que dizem logo a que vieram têm mais chances de chamar a atenção
Experiência profissional
  • Este é o próximo passo. Você deve explicar de maneira sucinta todos os lugares que passou e quais foram as suas experiências dentro de cada empresa
  • Mencione apenas as cinco últimas empresas que trabalhou, começando pelas mais recentes. Cite o nome da empresa. Se ela não for conhecida faça uma breve apresentação (ramo de atividade, faturamento e número de funcionários). Depois descreva seu cargo e o que fazia na prática
  • Caso você esteja começando a carreira, vá direto para sua formação acadêmica
Formação acadêmica e idiomas
  • Na hora de detalhar onde estudou, coloque os cursos de graduação, especialização, pós-graduação e MBAs. Se foram feitos em escolas de primeira linha, certamente farão diferença
  • Vale também dizer que os cursos relâmpagos não ajudam em nada. Coloque apenas aqueles que realmente acrescentaram algo importante na sua vida
  • Destaque os idiomas que você fala fluentemente. Se aprendeu no exterior, por meio de intercâmbio, melhor ainda.

Dica - Você é competitivo?

R7 Executivo idade 300x225 Você é competitivo?
A competição no ambiente de trabalho está ficando cada dia mais complicada, aliada à falta de caráter de certas pessoas. Muita gente acha que prejudicar os colegas vai levá-lo a subir mais rápido. Como resolver o seu problema? O chefe atento deve perceber a situação e dar um jeito.

1 - Ser competitivo não é prejudicar o seu colega de trabalho.
2 - Faça o seu trabalho como deve ser feito, mostre seu talento.
3 - Não deixe que colegas desonestos destruam a sua carreira.
Se o chefe não estiver nem aí ou não se tocar sobre o que acontece, vejo duas providências que você pode tomar. A primeira é ter uma conversa franca com os seus colegas, fazendo ver que eles estão te prejudicando e prejudicando o patrão também. Seria uma conversa educada mas com firmeza.
A segunda providência é prestar o máximo de atenção ao seu trabalho, fazer tudo bem feito e mostrar o quanto você é capaz. Eles não te deixam trabalhar? Dê um jeito de driblar esse problema, mesmo que para isso seja necessário dar um chega pra lá em algum de seus colegas. Não tenha receio de enfrentar e se impor. Você precisa se defender Celeste, antes que seu trabalho fique comprometido.
E lembre-se, colegas que adoram prejudicar os outros não têm um futuro muito legal. Um último conselho, se o desespero bater à sua porta, você deve falar diretamente com o chefe e "entregar" quem está te atrapalhando a vida de forma injusta. Você não pode é ficar quieta e esperar que venha uma solução mágica pra resolver tudo. Não é assim que as coisas funcionam no mundo corporativo

Dica - Não queime o filme ao buscar emprego estando empregado

R7 Mudar de emprego 225x300 Não queime o filme ao buscar emprego estando empregado
Buscar um ambiente de trabalho menos estressante ou um salário maior. Nada mais justo do que estar de olho no mercado. Mas como fazer isso estando empregado? Antes de sair por aí chutando o pau da barraca na hora de procurar um novo emprego, tenha cautela e seja ético.

1 - É preciso ter alguns cuidados se resolver procurar emprego estando empregado.
2 - Não faça entrevistas no horário do trabalho.
3 - Não troque de emprego por salário. Considere salário e progresso profissional.
Evite enviar seu currículo do e-mail de trabalho. O ideal é mandá-lo do e-mail particular e nunca no horário de expediente. Foi chamado para fazer uma entrevista de emprego? Evite marcar no horário do expediente. Tente antes ou depois do horário de trabalho, ou ainda, na hora do almoço.
Na hora da entrevista, seja sincero. Diga que está trabalhando e mostre os motivos de estar se candidatando à vaga. Jamais fale que a razão de querer uma nova colocação é obter um salário maior. Fale de sua falta de perspectiva onde está (se for o caso) e que busca novos desafios na carreira.
Além disso, nada de marcar encontros em lugares públicos. A chance de ser visto por um colega ou conhecido é enorme. Seja discreto e procure manter a confidencialidade do processo. Fique atento!

Dicas para se dar bem no primeiro emprego.

R7 Emprego ok 300x217 Dicas para se dar bem no primeiro emprego
As empresas estão cada vez mais exigentes.  Querem profissionais com experiência, inglês fluente e pós-graduação, entre outras coisas. No entanto, quando se está batalhando pelo primeiro emprego experiência e pós-graduação são pré-requisitos que você certamente não terá. Mas isso não é o fim do mundo.

1 - Não se desanime ao procurar seu primeiro emprego.
2 - Garra, vontade de aprender, crescer profissionalmente são qualidades procuradas pelos entrevistadores.
3 - Não descarte as oportunidades, mesmo que não sejam da sua área.
As empresas contratam pessoas para vários tipos de vagas e há muito mais emprego pra quem está começando do que para quem está no meio da carreira. Portanto, procure mostrar garra e vontade de aprender, crescer com a empresa, ter uma oportunidade. Ter idiomas já facilita o processo, assim como uma boa faculdade.
Estágio também conta bastante ou mesmo algum emprego fora da área. Procure encontrar em bicos ou outro tipo de atividade desenvolvida habilidades que você desenvolveu e que possam contribuir para essa empreitada. Capacidade de trabalhar em equipe, pro atividade, facilidade de comunicação, poder de negociação são exemplos que devem ser explorados numa entrevista de emprego.
Não esqueça que tudo é válido na vida e as empresas valorizam muito esses aspectos comportamentais. Vá em frente e não esmoreça!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CBR lança Livro de Oncologia e Fundamentos de Radiologia na 2ª edição no CBR 14

capa-oncoSessões de autógrafos de ambos os livros acontecem dia 10/10,no Rio de Janeiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta um aumento de 57% na incidência mundial do câncer para os próximos 20 anos. O número de mortes deve passar dos atuais 8,2 milhões anuais para 13 milhões. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima cerca de 580 mil casos novos da doença só em 2014, sendo os mais comuns de pele (182 mil), próstata (69 mil), mama (57 mil), seguidos pelos de cólon e reto, pulmão e estômago.
Frente a esta realidade e pela importância da boa formação e atualização constante do radiologista – profissional fundamental numa equipe multidisciplinar que atua na prevenção e no tratamento do câncer – e do especialista em oncologia,  o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem lança Oncologia (Editora Elsevier), sétimo livro da Série CBR. A sessão de autógrafos de Oncologia será no dia 10/10, às 15h40, no 43º Congresso do Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR 14, no Riocentro, Rio de Janeiro.
Com colaboradores de vasta experiência na área, advindos de respeitadas instituições de ensino e de saúde nacionais e internacionais, Oncologia tem como editores o Dr. Marcos Duarte Guimarães, coordenador do Setor de Imagem Torácica dos Departamentos de Imagem do Hospital Heliópolis e do AC Camargo Cancer Center, e o Dr. Rubens Chojniak, diretor do Departamento de Imagem do AC Camargo Cancer Center e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho. Já os editores da Série CBR são Dra. Isabela Silva Muller, Dr. Giuseppe D’Ippolito e Dr. Antônio José da Rocha.
Os 34 capítulos têm mais de 1.700 imagens para auxiliar na compreensão do conteúdo e são uma poderosa ferramenta de orientação no dia a dia do profissional para solicitação de exames de imagem mais adequados aos casos clínicos. Aborda a necessidade do controle do câncer a partir das metas de prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidado paliativo, por isso discute como os avanços tecnológicos em diagnóstico por imagem criam um ambiente favorável para a realização de exames de prevenção. Reúne, ainda, os princípios gerais utilizados na avaliação do impacto dos testes de detecção precoce do câncer, e o papel atual dos métodos de imagem nessa investigação.
A obra é dividida a partir da distribuição anatômica dos tumores: do Sistema Nervoso Central passa por Cabeça, Pescoço, Tórax, Mama, Abdômen e Pélvis. Os tumores que predominam na infância e as situações e os procedimentos peculiares da Radiologia Oncológica também são trabalhados no livro, que, além dos procedimentos, leva em consideração o que o oncologista espera de um laudo radiológico.
Pela sua relevância clínica, abrangência e atualização, a obra já nasce como referência, uma fonte de consulta permanente para radiologistas gerais, especialistas em oncologia e radiologia oncológica, assim como bibliografia para provas de título na área.

Fundamentos
capa-fundamentosNo mesmo evento, também no dia 10/10, às 10h15, será lançado pela Elsevier a 2ª edição do livro Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, do Dr. Adilson Prando, chefe do Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Vera Cruz e diretor do Centro Radiológico, ambos em Campinas (SP); e doDr. Fernando Moreira, chefe dos Serviços de Diagnóstico por Imagem dos hospitais Nove de Julho e Paulistano.
Com chancela do Colégio Brasileiro de Radiologia e participação de especialistas reconhecidos na área, a 2ª edição de Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é fonte de consulta para médicos residentes e recém-formados, e também para o profissional em sua prática diária. Organizado no formato de perguntas, respostas e comentários, o livro foi concebido a partir das dúvidas mais frequentemente levantadas em treinamentos e é referência de estudo para a obtenção do título de especialista e no melhor atendimento ao paciente. Setenta por cento de todo conteúdo foi atualizado e foram incluídas novas imagens e questões em diversos capítulos.


Lançamentos CBR-Elsevier no CBR 14
Local: Estande do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem,no 43º Congresso do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR 14) – Riocentro: Av. Salvador Allende 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Sessão de autógrafos Oncologia (Série CBR)Dia/hora: 10 de outubro, de 15h40 às 16h20
|Editora: Elsevier
|Páginas: 1.048           |Formato: 21×27,6 cm        |Preço: 599
Cadastre-se e leia um trecho do livro: http://bit.ly/1kjCZ8F
Sessão de autógrafos Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Dia/hora: 10 de outubro, de 10h15 às 10h40
|Editora: Elsevier
|Páginas:   872           |Formato:    21 x 27,6           |Preço: R$ 449
Cadastre-se e leia um trecho do livro: http://bit.ly/1wO3hnT
Assessoria de Imprensa Elsevier Health Solutions Brasil
Canto do Trabalho Comunicação (21) 3852-7922 
Jaciara Rodrigues – jaciara@cantodotrabalho.com : (21) 9-8121-2474
Andrea Drummond –  dea@cantodotrabalho.com : (24) 9-8824-1512
fonte - http://cbr.org.br/colegio-brasileiro-de-radiologia-lanca-oncologia-e-fundamentos-da-radiologia-e-diagnostico-por-imagem-2a-edicao-no-seu-43o-congresso/

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Porto Alegre-RS abre concurso para Técnico em Radiologia

São 13 vagas ofertadas pela Prefeitura de Porto Alegre para lotação na Secretaria Municipal de Saúde. Os salários variam de R$ 1.773,72 a R$ 5.729,40.
A Prefeitura de Porto Alegre publicou por meio da Secretaria Municipal de Saúde, edital com normas para realização de concurso que visa preencher 13 vagas em cargos de Enfermeiro e Técnico Radiologista. O certame será realizado diretamente pela Coordenação de Seleção e Ingresso da Secretaria Municipal de Administração, estando a Comissão Examinadora composta por servidores efetivos da Secretaria de Saúde.
São 10 vagas abertas para o cargo de enfermeiro e 3 vagas para empregos de Técnico em Radiologia. Para concorrer ao cargo de enfermeiro, o candidato precisa ser Graduado em Enfermagem com Registro no órgão de Classe. Para disputar o cargo de técnico, o candidato deve possuir técnico completo em radiologia, além do registro na classe.
O salário inicial do enfermeiro é de R$ 2.769,21 por carga de 30 horas semanais, podendo chegar a R$ 5.729,40 com dedicação exclusiva. Já a remuneração inicial ofertada aos Técnicos em Radiologia é de R$ 1.773,72 com gratificação de 30% sobre o vencimento básico inicial referente ao exercício de atividades de risco à saúde por 24 horas semanais trabalhadas.
As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos no período entre às 9 horas do dia 24 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 09 de outubro de 2014, horário de Brasília-DF. A taxa de inscrição é de  R$ 112,00 para os candidatos ao cargo de Enfermeiro e R$ 73,00 para Técnico em Radiologia.
O concurso compreenderá prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, realizada na cidade de Porto Alegre-RS, no turno da tarde, em data, horários e locais a serem oportunamente divulgados.
A validade deste concurso será de dois anos, a partir da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Para ser nomeado em uma das funções é necessário o candidato ser brasileiro de idade mínima de 18 anos até a data de posse, aprovado no concurso público, estar quite com a Justiça Eleitoral e em dia com suas obrigações Militares (sexo masculino), possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e o registro no órgão de classe, na especialidade em que se der a aprovação.
fonte - http://www.acheconcursos.com.br/noticia/porto-alegre-rs-abre-concurso-para-enfermeiro-e-tecnico-em-radiologia-2014

Goiás - Técnica em radiologia será indenizada por contrair câncer de mama.


O município de Luziânia, em Goiás, foi condenado a indenizar em R$ 160 mil, por danos estéticos e morais, servidora de hospital público que atuava como técnica em radiologia e contraiu câncer de mama. A mulher comprovou que a prefeitura não forneceu equipamentos de segurança para desempenhar o trabalho de alta periculosidade. A sentença é da juíza da comarca, Soraya Fagury Brito. 

Para trabalhar com raio-x é obrigatório o uso de dosímetro, aparelho que serve para determinar a exposição de radiação e, assim, protege os usuários durante sua jornada de trabalho. Contudo, durante todo o período em que a servidora trabalhou na rede pública da cidade, entre 2003 e 2008, ela não utilizou o equipamento, apesar de requisitá-lo. 

A conduta omissa do Poder Municipal ficou configurada, conforme aponta a magistrada. "Entendo que houve negligência dos requeridos em cuidar para que seus trabalhadores tivessem o máximo de proteção diante do trabalho exercido, já que tinham ciência que este era considerado perigoso", salientou a juíza, ao destacar que a funcionária recebia adicional de periculosidade sobre a remuneração. Como relação entre o dano e a atividade desempenhada, a juíza também observou que a servidora "não possui histórico da doença em família, o que contribui para a configuração do nexo causal". 

A indenização se refere a R$ 80 mil em danos morais e, à mesma quantia, por danos estéticos. Consta dos autos que a servidora, por ter contraído câncer de mama, teve que se submeter a quimioterapia e à cirurgia de esvaziamento axilar. "O próprio sofrimento físico decorrente do tratamento ao qual a autora foi submetida, em razão da doença adquirida, já é causa determinante para reconhecer o transtorno emocional em que passou nesse período".

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Radiologia - Exército Brasileiro retifica duas seleções das três abertas na 5ª Região Militar

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul - 5ª Região, que abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina, anunciou duas erratas relativas a dois, dos três Processos Seletivos destinados ao credenciamento de candidatos para atuação por tempo determinado.
O primeiro documento que se refere à seleção de Sargentos Técnicos, promove alterações no quadro de reserva de vagas, modificando a função descrita como Técnico em Farmácia (Laboratório e Análises Clínicas) para Técnico em Análises Clínicas.
Já a segunda errata, inclui ao certame de Oficial Técnico a área de Psicologia, junto à OM de Curitiba (PR), assim como o endereço da unidade e o cronograma referente ao aditivo.
A primeira seleção provê o cadastramento de profissionais ligados às áreas técnicas de Enfermagem, Farmácia, Higiene Bucal, Equipamentos Biomédicos, Radiologia, Informática, Transporte de Cargas, Edificações, Contabilidade, Manutenção Automotiva, Metalurgia, Eletricidade, Administração, Magistério, Manutenção Automotiva e Eletricista Auto, para serem incorporados como Terceiro Sargento Técnico.
Por sua vez, o segundo edital rege a seletiva com chances de cadastro reserva para cargos que exigem formação de nível superior em Enfermagem, Informática, Administração, Contabilidade, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura, Comunicação Social, Assistência Social, Nutrição, Educação Física; Magistério em Química e Informática, além de Licenciaturas em Inglês, Espanhol e Matemática. Todos pertencerão à situação de Aspirante Oficial Técnico Temporário.
Mediante o intermédio do terceiro processo seletivo, serão credenciados Motorista, Cozinheiro, Pedreiro, Eletricista Predial, Operador de Motoniveladora, Operador de Microcomputador, Auxiliar de Mecânica Elétrica Auto e Auxiliar de Mecânica, para atuarem como Cabo Especialista Temporário.
A remuneração aproximada devida aos candidatos, quando convocados, varia entre R$ 2.044,00 e R$ 5.151,00, conforme o cargo pleiteado. Dentre os requisitos exigidos para concorrência nos certames, constam escolaridade compatível com a função pretendida, que pode ser de níveis fundamental, técnico ou superior.
O período de inscrição segue de 29 de setembro de 2014 até às 16h30 de 3 de outubro de 2014, nas Organizações Militares responsáveis pelas oportunidades divulgadas, cujos endereços podem ser conferidos nos editais de abertura. Os pedidos de participação serão efetuados de forma gratuita.
Os inscritos serão submetidos às etapas de Análise Curricular, Teste Escrito, Inspeção de Saúde, Teste Prático, Exame de Aptidão Física e Entrevista.
Mais informações podem ser obtidas nos documentos disponíveis em nosso site, nos links abaixo da notícia.
Autor: pciconcursos.com.br
Fonte: pciconcursos.com.br
fonte - http://www.onortao.com.br/noticias/exercito-brasileiro-retifica-duas-selecoes-das-tres-abertas-na-5-regiao-militar,23687.php

Eleições 2014 - Candidato no Estado de São Paulo representando a Radiologia

Senhores Técnico em Radiologia segue o link abaixo do candidato Elson Fontenele formado em Técnico em Radiologia pela Santa Casa de São Paulo, estará nesta eleição de 2014 para Deputado Estadual.
Seu projeto principal é representar a categoria e ajudar em melhorias.

VOTE 40800 - Deputado Estadual

http://www.youtube.com/watch?v=ebC9nM_YVmw

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Barra Velha - SC - Enquanto mulheres ficam sem exame, fiscal encontra mamógrafo novo encaixotado.


O fiscal Tiago Jasper, do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Santa Catarina (CRTR 11ª Região) encontrou, em uma de suas rotas de fiscalização, um mamógrafo novo, que sequer foi instalado. O equipamento vai completar um ano sem utilização no Pronto Atendimento 24h do município de Barra Velha/SC, que já havia sido notificado pela ausência do Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológicas (SATR).
Ao saber que as mulheres da cidade estavam tendo que se deslocar para outras cidades para fazer mamografia, o agente pediu explicações do secretário de Saúde do município, o senhor Nelson Feder Junior. A justificativa dada ao Regional é de que, por falta de condições financeiras, a prefeitura não iria ativar o equipamento e o mesmo seria devolvido.
“Uma funcionária do local me informou que colocou um papel de plástico-bolha no equipamento, com pena por ele ser novo e estar parado. Fiquei me questionando sobre o porquê dessa situação. Obrigar as pacientes a se deslocarem para municípios vizinhos por conta do exame de mamografia, sendo que há um equipamento novo na cidade. É um descaso sério com a população”, desabafa Tiago Jasper.
Antes da publicação desta matéria, nossa reportagem entrou em contato, por telefone, com o Pronto Atendimento 24h de Barra Velha/SC, para saber mais sobre a situação do mamógrafo. A informação dada por um funcionário é de que não há profissionais legalmente habilitados na unidade para operar o equipamento.
Para a presidenta do CRTR 11ª Região Vanderléia da Silva, o argumento é inválido. “Nosso estado possui Técnicos e Tecnólogos em Radiologia formados em número o suficiente para suprir toda a demanda do serviço público e privado. Principalmente, na área de mamografia, pois realizamos a especialização desses profissionais de forma continuada. Diante de um problema como este, fica claro que o problema é de gestão”, argumenta.
A realidade de equipamentos novos e paralisados não é apenas em Barra Velha. Para se ter uma ideia, de acordo com auditoria feita pelo Ministério da Saúde em 2011,  o Sistema Único de Saúde (SUS) contava, naquela altura, com 1.514 mamógrafos em todo o país. Desses, 223 estavam quebrados, 111 com baixa produtividade, 85 com defeito e 27 nunca haviam sido colocados para funcionar, estavam embalados, como o equipamento encontrado em Santa Catarina.

FONTE -http://www.conter.gov.br/?pagina=noticias&id=622 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O que é Refluxo Vésico-Ureteral ?

Normalmente a urina segue o seguinte caminho: é produzida pelos rins, vai para a pelve (logo na saída do rim) e vai para a bexiga por meio de um tubo chamado ureter, é armazenada na bexiga e em seguida, na micção, passa para a uretra atingindo o meio externo. No entanto, em 1-2% das crianças a urina retorna para o ureter, podendo chegar até os rins. É o que se chama de refluxo (retorno da urina) vésico (da bexiga)-ureteral (para o ureter).
O que o refluxo pode acarretar?
O refluxo está associado a um número aumentado de infecção urinária. Teoricamente como a infecção se inicia na bexiga, havendo refluxo para os rins, seria mais fácil da infecção atingir também o sistema renal (pielonefrite). Portanto, diz-se que as crianças com refluxo têm uma chance maior de apresentarem infecção renal que as outras sem refluxo. Essa infecção renal, muitas vezes, causa lesão renal, matando as células que compõem a unidade funcional dos rins, que são os néfrons. Sendo assim, o objetivo maior do tratamento do refluxo é evitar a infecção de urina, na tentativa de se preservar a função renal.
O que é o refluxo familiar?
Irmãos ou irmãs de crianças com refluxo têm uma maior chance de também apresentarem refluxo. Isso ocorre em cerca de 35% dos irmãos. Como essas crianças também têm chance de contraírem infecção urinária e lesão renal, recomenda-se investigação do refluxo nas mesmas. Ainda não se sabe qual a causa do refluxo familiar e nenhum fator genético foi ainda determinado.
Como o refluxo é classificado?
O refluxo é classificado em 5 graus:
Grau 1- refluxo de urina até o ureter
Grau 2- refluxo de urina até o rim, mas sem dilatação do ureter e da pelve (sistema que está conectado ao rim)
Grau 3- refluxo de urina até o rim, com dilatação do ureter e pelve
Grau 4- refluxo de urina até o rim com dilatação acentuada do ureter e pelve
Grau 5- refluxo de urina até o rim com dilatação tão acentuada do ureter, que esse faz dobras até chegar na pelve.

O refluxo se resolve espontaneamente?
Depende de alguns fatores, como:
Grau- Quanto maior o grau, menor é a chance de se resolver espontaneamente.
Lateralidade- Os refluxos graus 3,4 e 5 unilaterais apresentam uma chance de resolução espontânea maior do que aqueles bilaterais.
Presença de disfunção vésico-uretral associada- a disfunção miccional se associa a refluxo em torno de 30% dos casos. Quando ela é tratada, a taxa de resolução espontânea é 3 vezes maior do que aquelas sem disfunção.
Idade- Quanto maior a idade da criança na época do diagnóstico, menor é a taxa de resolução espontânea. A chance de resolução do refluxo após os 6 anos de idade é pequena.

Como é diagnosticado o refluxo?
Toda criança que ainda não tem micção voluntária, ou seja, ainda não tem o treinamento miccional, com infecção urinária, mesmo no primeiro episódio, mesmo afebril, deve ser investigada para refluxo. Aquelas com infecção urinária afebril, após o treinamento miccional não necessitam ser investigadas para refluxo. A investigação para refluxo se faz com cistouretrografia miccional. Esse exame é extremamente importante e não deve deixar de ser realizado. Passa-se uma sonda até a bexiga, por onde será administrado o contraste iodado. Algumas radiografias são obtidas, as quais avaliarão se há retorno de urina para os ureteres e rins. Caso haja refluxo, normalmente as crianças são seguidas com cistouretrografia radioisotópica anual ou a cada 2 anos.
Como são tratadas as crianças com refluxo?
Em geral o tratamento inicial é clínico. Excluem-se os casos de refluxo em idades avançadas, principalmente no sexo feminino, refluxos de alto grau e bilaterais em crianças maiores, existência de infecção urinária de repetição apesar do uso de antibióticos, difícil seguimento clínico da criança, uso irregular da medicação antibiótica, evidência de aumento de lesão renal com o seguimento clínico.
O tratamento clínico consiste de observação cuidadosa da criança e uso de antibióticos profiláticos, que consiste na utilização de antimicrobianos em baixas dosagens com a finalidade de prevenir infecções. Os antibióticos ideais são aqueles com amplo espectro de ação contra as bactérias que comumente atingem o sistema urinário, e aqueles com excreção renal, já que aqueles com excreção fecal, podem selecionar a flora bacteriana fecal e promover infecções urinárias multi-resistentes. Uma medicação que reenche esse requisitos é a nitrofurantoína (Hantina) 2 mg/kg/dia, dose única.
O refluxo diagnosticado no primeiro de vida tende a se resolver espontaneamente mesmo se for bilateral e de alto grau. Cirurgia somente é necessário naqueles com infecção urinária refratária.

Outra alternativa que pode ser utilizada como primeira escolha ou quando há indicação cirúrgica é a injeção endoscópica. Este procedimento é realizado em regime ambulatorial, ou seja, a criança tem alta hospitalar no mesmo dia do procedimento e tem uma taxa de cura de 70 a 90% nos refluxos de grau I a III e de cerca de 50% nos refluxos graus IV-V.

fonte - http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/Paginas/refluxo-vesicoureteral.aspx

Dica - Quer mudar de área? Cuidado para não se dar mal.

R7 Emprego nova proposta 300x225 Quer mudar de área? Cuidado para não se dar mal
Todo mundo começa a detectar sinais de crise profissional quando percebe que não há mais desafios naquilo que faz ou não encontra chances de crescer. Aí vem aquele desejo de mudar de área e até de carreira, mas o caminho não é tão simples assim.  É preciso encarar as várias curvas que encontrará pela frente, que passam por dar vários passos pra trás e retomar à estaca zero.

1 - Enfrentar uma nova carreira não é fácil!.
2 - Estude, se atualize e aplique os conhecimentos de sua área na nova carreira.
3 - Use todo o seu potencial e talento para ter sucesso na nova área escolhida.
Isso mesmo. Apesar de toda a experiência de anos e anos de estrada, na nova área ou na nova carreira, você é considerado um novato. Nesse momento,você estará disputando espaço com quem já construiu uma trajetória,de erros e acertos, na atividade. Por isso, pense bem se você está disposto a começar tudo de novo, bem debaixo.
Se a sua decisão for pela mudança, não mostre que caiu ali de paraquedas. Aproveite os pontos positivos da sua carreira que podem ser interessantes em aplicar na nova área. Vá aos poucos aprendendo tudo que puder com quem estiver ao seu lado, faça cursos, arregace as mangas. Seja objetivo e não fique comparando o cenário que está vivendo com o passado.
Na hora de optar pela mudança de rota, é importante seguir em frente sem remoer as coisas. O caminho é árido mesmo. Força e coragem. Se a escolha não for acertada, lembre-se de você acabou ampliando o seu escopo de atuação e seu currículo ficará ainda mais rico. Afinal, toda e qualquer experiência é sempre válida, principalmente quando suas habilidades comportamentais forem avaliadas. A diferença é saber usar todo esse aprendizado a seu favor, em qualquer circunstância.
fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2014/09/05/quer-mudar-de-area-cuidado-para-nao-se-dar-mal/

Dica - Está desmotivado com o trabalho.

R7 Ansiedade 300x199 Está desmotivado com o trabalho
Se você sente um enorme cansaço com a rotina do dia a dia, perdeu o interesse no próprio trabalho, procura o isolamento social, se vê sobrecarregado por tarefas simples e vive triste, muito cuidado. Você pode estar com um alto nível de estresse e ainda não percebeu.

1 - Cuidado com o estresse.
2 - Fique alerta contra os sintomas do dia a dia.
3 - Analise se está feliz com a sua profissão, seu local de trabalho e determine o que realmente o aflige.
Algumas vezes, esses sintomas vêm acompanhados por um sentimento de incapacidade, desmotivação e insatisfação. Se tudo isso estiver acontecendo com você,procure um profissional para lhe ajudar. É preciso fazer uma auto avaliação e descobrir quais os motivos que o levaram a tamanha angústia.
Talvez seja o caso de mudar de área ou até de emprego. Fique atento e não se deixe engolir. Você pode achar que o problema é você quando na verdade pode ter a ver com o tipo de trabalho que você faz ou excesso de atividades. Já parou para pensar no que realmente te aflige?
fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2014/09/08/esta-desmotivado-com-o-trabalho-2/