Um blogger voltado para a atualização do seu conhecimento tecnológico, tendo dicas de trabalho, aulas e notícias.
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Exército Brasileiro abre concurso público com mais de 60 vagas
O Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro divulgou a abertura de concurso público visando selecionar novos profissionais para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar em 2016.
As inscrições devem ser realizadas através do site www.cms.ensino.eb.br até às 15 horas do dia 7 de agosto de 2015, considerando o horário oficial de Brasília - DF. A taxa é de R$ 120,00 e deve ser paga via boleto bancário.
Ao todo, serão selecionados 63 candidatos, as vagas são nas áreas de Administração (5 vagas); Assistência Social (4 vagas); Ciências Contábeis (5 vagas); Direito (10 vagas); Enfermagem (15 vagas); Fisioterapia (4 vagas); Fonoaudiologia (2 vagas); Informática (10 vagas); Nutrição (2 vagas); Psicologia (2 vagas); Terapia Ocupacional (2 vagas); e Veterinária (2 vagas).
Para concorrer, é necessário ter concluído o curso de graduação na área de atuação, com registro profissional expedido pelo órgão fiscalizador da profissão, quando existir e ter, no máximo, 36 anos referenciados a 31 de dezembro do ano de sua matrícula.
O concurso será composto por de Exame Intelectual, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Verificação Documental e Preliminar, e Revisão Médica e Comprovação dos Requisitos para Matrícula.
Após a conclusão do curso, o profissional será nomeado Oficial do Quadro Complementar.
Confira mais informações no edital de abertura: http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1322012.pdf - See more at: http://www.militaresbrasil.com/2015/06/23062015-exercito-brasileiro-abre.html#sthash.toRylmgT.dpuf
CONTER firma convênio com Ministério da Saúde e, agora, técnicos e tecnólogos em Radiologia passam a ter acesso ao melhor conteúdo científico do mundo. Veja como usar!
O processo de decisão e o atendimento oferecido pelos profissionais das técnicas radiológicas nas clínicas e hospitais vai dar um salto de qualidade. O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) firmou convênio com o Ministério da Saúde (MS) e, agora, a classe vai ter acesso aoPortal Saúde Baseada em Evidências, uma plataforma fantástica de conhecimento.
O objetivo do projeto é fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde.
Segundo a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro, a plataforma pode e deve ser usada por todos. “Agora, todos os profissionais podem estudar e adquirir conhecimento de ponta, o melhor conteúdo científico que existe no mundo está à disposição. Espalhem a notícia para os amigos de profissão, vamos crescer juntos”.
COMO FAZER PARA USAR A PLATAFORMA
01. Clique aqui ou acesse: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos
02. Na página principal dos Periódicos, selecione o perfil: PROFISSIONAL
03. Clique em USUÁRIO QUE NÃO POSSUI CADASTRO > Cadastro de novo usuário
04. Preencha os campos:
> Conselho: CONTER
> Número de registro (a letra no final do número, “N” ou “T”, tem que ser preenchida em MAIÚSCULO)
> Unidade da federação que você é registrado como técnico(a) ou tecnólogo(a) em Radiologia
> Data de nascimento
Pronto! Agora é só criar uma senha e você já pode acessar o sistema. Clicando no banner laranjado, onde está escrito"Acesse aqui os periódicos", você acessa toda a base de dados.
O QUE TEM LÁ DENTRO
Anatomy Physiology
Ferramenta única de estudo da anatomia humana através da dissecação cadavérica e do uso de conceitos relevantes em fisiologia. Oferece acesso às mais diversas visões do corpo humano, além de slides, animações, perguntas e respostas.
Best Practice
As decisões clínicas no local do tratamento precisam ser tomadas rapidamente, com base em informação atualizada e com relevância clínica e científica. "Best Practice", mantida pela BMJ Group oferece em uma única plataforma acesso imediato às mais recentes evidências de pesquisas, diretrizes e opiniões de especialistas apresentadas passo-a-passo e abrangendo diagnósticos, prognósticos, tratamentos e prevenções. BMJ Group com uma experiência de mais de 170 anos oferece em todo o mundo o mais alto padrão de informações médicas e recursos para melhorar os resultados para os pacientes e de prestação de cuidados de saúde. Através de "Best Pratice", é possível conseguir uma segunda opinião com relevância clínica e científica em instantes, sem necessidade de consultar múltiplas ferramentas de pesquisa. Veja o que Best Practice oferece:
» Acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
» Informações estruturadas em torno da consulta do paciente, de forma a antecipar questões clínicas e oferecer respostas rapidamente.
» Navegação por assunto amplo ou por ordem alfabética.
» Pesquisa de texto completo disponível de qualquer página.
» Menu de navegação intuitivo e consistente por todo o conteúdo, encorajando o usuário a se aprofundar em áreas de interesse.
DynaMed
Provê resumos de temas médicos com interface organizada por temas. É atualizada diariamente. Cada publicação é revisada de forma integral e cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas (equações médicas, ferramentas para suporte à decisões clínicas, cálculos estatísticos, ferramenta pra conversão de dosagens e de unidades de medida).
Atheneu
A livraria virtual da editora Atheneu é dedicada à área de Ciências da Saúde e Medicina em geral. A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.
Access Physiotherapy
Base de dados dedicada exclusivamente ao estudo, instrução e prática da fisioterapia. Oferece o conteúdo de livros destacados na área, tais quais: OrthopaedicExamination, EvaluationandInterventione TherapeuticModalities in Rehabilitation.
> Testes de auto-avaliação, vídeos, imagens e ilustrações.
> Conteúdo online exclusivo, incluindo atualizações de The RationalClinicalExamination e podcasts.
> Poderosas capacidades interativas (calculadoras, planilhas, questionários)
UNA-SUS: Cursos
Os cursos oferecidos pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) utilizam a estratégia da educação a distância para capacitar profissionais de saúde que atuam no SUS. Os conteúdos são desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS e têm enfoque prático, baseado no dia a dia de trabalho dos profissionais do SUS e nas suas reais necessidades. Com a UNA-SUS, milhares de trabalhadores são beneficiados com oportunidades de educação permanente, podendo ser certificados em diversas modalidades.
Micromedex
Micromedex 2.0 oferece o que há de melhor em informações baseadas em evidências e respostas clínicas. Este acesso disponibiliza 02 módulos: Diseasedex - General Medicine: que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações, com informações referenciadas e Drug-Reax: que auxilia a monitorar e identificar interações medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-doenças, medicamento-álcool e medicamento-exames laboratoriais e contribui para a precaução dos eventos adversos de drogas e erros médicos ao disponibilizar informações confiáveis sobre os efeitos e severidade destas interações.
BMJ Learning
BMJ Learning é o principal recurso de aprendizagem on-line internacional para profissionais da área médica, contendo mais de 900 módulos interativos de aprendizagem baseados em evidências e escritos por especialistas, abrangendo uma enorme gama de tópicos clínicos e não clínicos.
Access Medicine
Atualizada com frequência e em contínua expansão, AccessMedicine oferece acesso rápido e direto às informações necessárias para a conclusão de avaliações, diagnósticos e decisões clínicas, além de auxiliar em pesquisas, educação médica, auto-avaliações e análises gerais. Disponibiliza milhares de imagens ilustrativas, além de auto-avaliações interativas, casos arquivados e ferramentas diagnósticas. Acesso ao texto completo de mais de 75 títulos escritos pelas maiores mentes da Medicina atual, incluindo títulos clássicos como: Harrisons Principles of Internal Medicine, CURRENT Medical Diagnosis & Treatment 2010, The MD Anderson Manual of Medical Oncology, DeGowins Diagnostic Examination, Tintinallis Emergency Medicine, Schwartzs Principles of Surgery, Fitzpatricks Dermatology in General Medicine, Williams Obstetrics, Williams Gynecology, Hursts The Heart, Goodman & Gilmans The Pharmacological Basis of Therapeutics, Adams and Victors Principles of Neurology, Williams Hematology, Principles of Critical Care, Hazzards Geriatric Medicine and Gerontology.
BVS-APS
A BVS APS é resultado da cooperação técnica entre o Centro Latino-Amerino e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME; OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES). A BVS APS faz a gestão da informação científica e técnica relacionada à Atenção Primária à Saúde e às Redes de Atenção além das produções do Programa Telessáude Brasil Redes.
ProQualis
Volta-se para a produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente. Está vinculado ao ICICT/Fiocruz e conta com o financiamento do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde através da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Identifica, seleciona e dissemina conteúdos de fontes diversas. Possui conteúdos próprios como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros. Na área de Segurança do Paciente, o portal está organizado em grandes temas que expressam as questões mais relevantes para que o cuidado ao paciente possa ser oferecido de forma segura.
Rebrats
Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. A Rede estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde.
ProQuest - Enfermagem
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).
ProQuest - Psicologia
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing & Allied Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).
ProQuest - Saúde da Família
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).
ProQuest - Gestão em Saúde
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).
Social Work Reference Center
É uma ferramenta de informação completa para assistentes sociais e profissionais de saúde mental. Criada por uma equipe editorial de várias especialidades, a Social Work Reference Center abrange diversos temas como a saúde do adolescente, o envelhecimento, cuidados de fim de vida, trabalhos sociais, clínicos e outros.
Rehabilitation Reference Center
É uma ferramenta clínica baseada em evidência utilizada no local de tratamento por clínicos especializados em reabilitação. RRC provê a médicos especialistas, terapeutas ocupacionais e estudantes de reabilitação a melhor evidência disponível para suas necessidades de informação. O conteúdo na RRC inlcui aproximadamente 550 Revisões Clínicas, mais de 150 instrumentos de pesquisa, informação da AHFS sobre 11,700 medicamentos e seus fabricantes, mais de 9,800 imagens de exercícios, guias chaves de referência, guidelines do U.S. National Guidelines Clearinghouse, aproximadamente 1,500 tópicos relevantes sobre educação de pacientes em inglês e espanhol, e notícias e atualizações clínicas.
Nursing Reference Center
Proporciona a equipe de enfermagem, administradores e estudantes da área, faculdade, hospitais e bibliotecários a melhor e mais recente base de evidência clínica e conhecimento de condições patológicas, informação ao paciente, e referência de medicamentos dos melhores editores. Uma ferramenta de referência no ponto de tratamento desenvolvida para oferecer relevantes recursos clínicos para área de enfermagem, Nursing Reference Center proporciona acesso para uma centena de artigos em texto completo, cobrindo doenças e condições, laboratórios e diagnósticos e também referência de medicamentos dos melhores editores. Esta base de dados também destaca diretrizes das melhores práticas, módulos de educação continuada, informação ao paciente em Inglês e Espanhol.
Sport Medicine
Sports Medicine andExercise Science in Video é a mais extensa coleção de vídeos já elaborada nas áreas de medicina esportiva, fitness, nutrição, educação física e ciência do esporte. Desenvolvida em parceira com a Health Learning, líder mundial em produção de vídeos em medicina esportiva, esta coleção disponibiliza conteúdos de uma série de médicos de renome internacional, cientistas do exercício, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, treinadores e especialistas em saúde, que compartilham os seus conhecimentos, princípios, técnicas e modalidades da ciência moderna do exercício e da medicina esportiva.
UNA-SUS: Ares
O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Nesse acervo, são disponibilizados diferentes tipos de recursos educacionais. Com o ARES, é possível consultar e compartilhar conteúdos em diversos formatos: áudios, vídeos, textos, animações, material interativo, entre outros, sobre os mais diversos assuntos da área da saúde. Atualmente, o acervo possui mais de mil objetos. O acervo é público e de acesso aberto. A qualidade dos materiais é garantida pelas instituições de ensino superior da Rede, que produzem recursos e alimentam o acervo.
Bulário Eletrônico - ANVISA
O Bulário Eletrônico foi desenvolvido para facilitar o acesso rápido e gratuito pela população e profissional de saúde as bulas de medicamentos. O sistema traz as bulas atualizadas dos medicamentos registrados no Brasil. Até o momento, já estão publicadas as bulas de mais de 600 medicamentos.
CRTR 1ª Região encontra condições precárias em unidades de saúde do entorno do DF
Gambiarras, equipamentos em péssimo estado de conservação, falta de Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR), profissionais operando em locais em reforma, falta de dosímetros... Essas foram algumas das irregularidades constatadas pela fiscalização do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Distrito Federal (CRTR 1ª Região) em inspeção a unidades de saúde do entorno do DF. A região, embora esteja em território goiano, está sob jurisdição do Regional.
Nas vistorias de rotina ou motivadas por denúncias, a fiscal Eliana Martins encontrou situações alarmantes e o pior de tudo, recorrentes. No Hospital Materno Infantil Santa Rita de Cássia, de Planaltina de Goiás, por exemplo, as irregularidades constatadas em outras vistorias permaneceram as mesmas.
O ar-condicionado funciona por meio de gambiarras, com fios expostos, o biombo não é fixo e o tamanho está em desconformidade com o que estabelece a Portaria ANVISA nº 453/98. Além disso, não existe contrato de manutenção dos aparelhos no setor de radiodiagnóstico e as luzes de segurança estão desconectadas.
“Encontramos condições de trabalho péssimas que colocam em risco os funcionários e a população. O Hospital mais uma vez foi notificado sobre a urgência dessas modificações”, afirma Eliana Martins. A situação também foi levada ao conhecimento da Unidade de Vigilância Sanitária e Ambiental da cidade que já tomou providências com o objetivo de ajustar a situação ao que prevê as normas de radioproteção.
Pirenópolis
Outro caso preocupante foi observado na cidade de Pirenópolis (GO). O setor de radiologia do Hospital Estadual Ernestina Lopes encontra-se em reforma, contudo, os profissionais continuam realizando os exames no local. Além disso, foi constatado que os equipamentos de proteção individuais e coletivos são insuficientes para a equipe de oito técnicos.
Já no Hospital Qualitymed, também da cidade de Pirenópolis (GO), foi verificada a falta dos mesmos equipamentos de proteção, além da inexistência do Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológica. Na mesma situação encontrava-se o Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás.
A falta do SATR é um dos problemas mais comuns nas unidades visitadas. A UPA de Formosa, o Centro Médico Qualitymed e Unidade da Família Antônio Marmo Ferreira Santana, na cidade de Corumbá, também não possuem esse profissional. Nessa última instituição, os resíduos químicos são despejados diretamente no esgoto e os profissionais não recebem adicional de insalubridade, além de o salário muito abaixo do piso determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Descuido
Entre outras anormalidades, foram apuradas falta de exaustor, irregularidades na metragem e instalação nos biombos, além de equipamentos bem desgastados. Contudo, o que chamou a atenção da fiscal foi que em alguns casos, apesar de haver dosímetros, os funcionários não faziam uso do dispositivo.
Eliana lembra a importância do uso da ferramenta de proteção. “O dosímetro é indispensável no ambiente de trabalho. Por meio dele, o profissional sabe qual a dose de radiação que recebeu em um determinado intervalo de tempo. Essa informação faz toda diferença, pois pode prevenir uma série de complicações. É um alerta que sempre estamos fazendo, porque todos nós sabemos a necessidade do rigoroso controle das doses recebidas. O dispositivo é um importante instrumento de prevenção”, assevera.
Em todos os casos, o CRTR 1ª Região expediu notificações que exigiam a adequação às normas de radioproteção vigentes. O Ministério Público e a Vigilância Sanitária foram acionados nos casos recorrentes e de maior gravidade
CONTER define modelo de credencial de estagiários
Para o dicionário, estágio é sinônimo de período, fase, etapa ou tempo de prática para o exercício de uma determinada profissão. Para o CONTER, a atividade é um passo fundamental para os futuros profissionais. É nesse período que os aprendizes são apresentados de fato para a profissão que escolheram para a vida. Geralmente, um divisor de águas na história de qualquer pessoa.
Pensando nisso, acaba de ser elaborada a Resolução CONTER nº 05/2015 que institui o modelo da credencial de estagiário. O novo documento visa colocar em prática a Resolução CONTER nº 18/2014 que regulamenta a inscrição dos estudantes junto ao Sistema CONTER/CRTRs.
Ambas as medidas têm o objetivo de ter maior controle sobre as práticas, garantindo segurança aos estudantes e evitando excessos nesse período, bem como o cumprimento das horas destinadas ao estágio.
Diariamente, o CONTER recebe denúncias de exercício ilegal, são casos de empregadores que, tomados pela ambição do lucro, colocam em risco a saúde de pessoas que não estão devidamente qualificadas para exercer as funções de Técnico e Tecnólogo, pois estão em processo de formação. “A nova Resolução vem para fazer esses ajustes e evitar que tais irregularidades persistam em acontecer. Já que, sem o devido controle, a fiscalização do Sistema muitas vezes encontra dificuldades para constatar a ilegalidade dessas práticas”, afirma a presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro.
Modelo e informações
A Cédula de Identidade do Estagiário (CIE) terá impressão em papel de segurança com marca d`água, no tamanho 107 por 70 milímetros (dobrada). Nela, constará informações importantes, tais como identificação do Conselho Regional que expediu o documento, número de documentos pessoais, data da validade e foto. Para a concessão da CIE, o estudante deverá comprovar matricula em curso de Técnico ou Tecnólogo em Radiologia. Será gerado um número de controle no CRTR, similar ao número da inscrição do profissional.
O registro do estagiário junto ao Conselho Regional se dará por meio de requerimento do concedente dirigido ao Presidente do Conselho Regional, contendo as informações do estudante e da instituição que ele irá estagiar. É também de responsabilidade do concedente comunicar ao Regional, no prazo de até 30 dias, qualquer alteração ou interrupção do estágio.
Validade e custos
A identidade terá a validade de um ano ou até a data estimada de conclusão do curso, prevalecendo o que ocorrer primeiro. E pode ser prorrogada por igual período, quando solicitada pelo estudante e comprovada a necessidade.
Até dezembro deste ano, a emissão dos registros não vai ter custo para o aluno, será bancada exclusivamente pelo CONTER. No próximo ano, cada Regional avaliará a possibilidade de isenção ou não da cobrança da taxa de R$ 20 para a confecção da cédula. Vale ressaltar que esse é o único valor que poderá ser cobrado, ficando vedada a cobrança de anuidade e outras tarifas.
É obrigatório o porte da CIE no exercício do estágio. A fiscalização do Sistema CONTER/CRTRs poderá exigir o documento nas inspeções. A identificação é uma nova ferramenta de controle de possíveis ilegalidades.
Leia a Resolução na íntegra aqui.
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Angola: Ministro da Saúde diz que Atlas de Radiologia vai influenciar alunos de medicina
Luanda - O ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, considerou, quinta-feira, em Luanda, que a obra "Atlas de Radiologia-Tórax" vai influenciar, positivamente, os alunos que estão a cursar medicina e os futuros especialistas de imagiologia, para o suporte da sua actividade laboral.
Em declarações à Angop, à margem do lançamento da obra didáctica, da autoria dos professores Vasco Sabino da Silva e João Carlos Costa, o governante sublinhou ser importante a publicação de obras de imagiologia angolana, reflectindo a realidade que se está a passar em Angola.
De acordo com o ministro, a apresentação da obra mostra que os profissionais angolanos começam a publicar resultados do seu trabalho, da sua investigação e a sistematização da Saúde.
“Isso é positivo, porque vai gerar um movimento científico de cultura médica que vai acabar se reflectindo no aumento da qualidade dos nossos profissionais e do acesso à bibliografia baseada na realidade angolana”, afirmou José Van-Dúnem, tendo considerado a obra como “bem-feita”, pelo facto de ser produzida por profissionais com muita experiência, ligados à área assistencial e à área da docência, que tiveram a preocupação de combinar imagens e textos.
A obra vai “seguramente influenciar, positivamente, os alunos que estão a fazer medicina como futuros especialistas de imagiologia e médicos de clínica geral, e vai servir de suporte na sua actividade laboral, principalmente no interior do país onde não há muitas bases de apoio, reconheceu José Van-Dúnem.
O trabalho é resultado da experiência diária na prática clínica de 30 anos dos seus autores, com a colaboração dos vários Serviços Hospitalares de renome Internacional, por onde passaram, profissionalmente, e da colaboração dos vários Departamentos da Clínica Girassol, sita erm Luanda.
O "Atlas de Radiologia-Tórax" é o primeiro de oito volumes, destinados, cada um deles, a diferentes áreas da prática médico-técnica, como contribuição na grande aposta da Clínica Girassol, na vertente do ensino e da formação, demonstrando o grande empenho e a capacidade da instituição sanitária na formação de quadros na área das Ciências Médicas, estabelecendo, assim, novo paradigma no investimento na referida formação, com rumo à sua autonomização nacional.
O livro tem 170 páginas, destacando, logo no inicio, um estudo da anatomia do tórax, através de imagens devidamente legendadas. São oito páginas dedicadas a radiografias do tórax, diferenciando idades e sexos (recém-nascidos, crianças, adultos e idosos).
Seguem-se, depois, 12 páginas, também dedicadas ao estudo da anatomia do tórax, mas por imagens de tomografia.
Depois, seguem-se 117 páginas, em que nas 115 são apresentados casos clínicos, constando, sempre, informação clínica, descrição das imagens, hipóteses de diagnóstico, o diagnósticos e a discussão.
A obra, coordenada por Vasco Sabino da Silva e João Carlos Costa, conta com a autoria dos médicos radiologistas João Carlos Costa, Henrique Rodrigues, Conceição Pernadas, João Oliveira, Teresa Joana Costa, Frederico Cavalheiro, Dinis Teixeira, Pedro Marques, Constância de Palma Gomes, Ana Faria Vilaça, Elisa da Cunha e Conceição Júlio.
O livro contou, igualmente, com a colaboração dos médicos radiologistas, anatomopatoligistas e cardiologistas, Adalgisa dos Santos, Ana Henriqueta, Ângela Ribeiro, Fortunato Vieira, Inês Lundungo, Jacob Camarada, Juan Alberto Rivas, Miguel Ramirez, José Sotolongo, Olga Kolesnikova, Rachel Uuingilu, Ramon Mantilla e Teresa Correia.
Foram disponibilizados para venda, pela Editora Bisturi-Angola, mil exemplares da obra, em Língua Portuguesa, e 500 exemplares, em Língua Inglesa.
fonte
Prefeituras oferecem mais de 300 vagas em concursos na PB; inscrições vão até julho
As Prefeituras de Santa Luzia, Teixeira e Conxixola estão realizando concurso público para contratação de funcionários. São 331 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade e os salários podem chegar a R$ 2.730,00. As inscrições devem ser feitas até julho.
Leia mais notícias no Portal Araruna Online
A Prefeitura de Santa Luzia oferece 190 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade na administração direta. Os salários variam entre R$ 788 e R$ 1.582,16, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
As inscrições começaram a ser realizadas neste sábado (20) por meio do site Comissão de Concursos Universidade Estadual da Paraíba, que organiza e coordena o certame, e vão até as 23h59 do próximo dia 5 de julho. As taxas que variam de R$ 40 a R$ 80.
As oportunidades são para nível fundamental completo: auxiliar de serviços gerais, eletricista, merendeira, motorista “D”, músico, operador de máquinas pesadas, porteiro e vigilante; nível médio/técnico: agente administrativo, agente comunitário de saúde, auxiliar de saúde, condutor socorrista, fiscal em vigilância sanitária, educador social, facilitador de oficina, motorista “D”, orientador social, técnico em laboratório, técnico de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em saúde bucal e técnico em farmácia; nível superior: assistente social, advogado, bibliotecário, educador físico, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, pedagogo ensino fundamental/educação infantil, professor de inglês, professor de história, professor de ciências, intérprete de libras, psicólogo e tecnólogo em radiologia.
O concurso terá prova escrita objetiva (provavelmente no dia 02 de agosto de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no site da CPCON, a partir de 24 de julho), de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prova de títulos para professor e prova prática de caráter eliminatório e classificatório para os cargos de operador de máquinas pesadas, motorista e condutor socorrista.
Concurso em Texeira
A Prefeitura de Teixeira também realiza concurso público para a contratação de 130 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, sendo 11 desses portadores de necessidades especiais. O salário pode chegar até R$ 2.730,00, mais gratificação e insalubridade. A carga horária varia de 30 e 40 horas semanais ou plantão, de acordo com o cargo.
As inscrições podem ser feitas o próximo dia 19 de julho, através do endereço eletrônico da Conpass. As taxas são de R$ 45, R$ 55, R$ 65 e R$ 85. Os candidatos serão submetidos a provas escrita, prática e de títulos, de acordo com os métodos de avaliação do cargo pretendido. A prova escrita, com questões objetivas, será aplicada na data prevista de 23 de agosto de 2015, em local e horário a ser divulgado no site.
As oportunidades são para médico - PSF - pediatra - psiquiatra - auditor, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista, odontólogo, farmacêutico, veterinário, engenheiro civil, pedagogo, supervisor educacional, professor de Educação Básica I, Matemática, Biologia, Educação Física, técnico em enfermagem, técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Laboratório, auxiliar de consultório dentário, técnico em Farmácia, técnico em prótese dentária, agente administrativo, agente de Vigilância Sanitária, agente comunitário de Saúde, motorista, operador de máquinas pesadas, artífice, auxiliar de serviços gerais, gari e vigia.
Concurso em Coxixola
Já a Prefeitura de Coxixola abriu concurso público com objetivo da contratação de 11 novos servidores de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 788,00 a R$ 2.118,60, em carga horária de 25 ou 40 horas semanais.
As inscrições vão até o próximo dia 16 de julho e devem ser feita no site da Conpass. As taxas variam entre R$ 60 e R$ 90. A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de agosto deste ano, em local e horário a ser divulgado na própria página da Conpass.
As vagas são para os cargos de psicólogo clínico, professor licenciado A2 (professor de Ed. Infantil), auxiliar de consultório dentário, agente de Vigilância Sanitária, agente comunitário de Saúde (Sede do Município) e merendeira.
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Município de Aracaju entrega aparelhos de Raio X
Modernidade. As Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva (UPA Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) já estão operando com novos equipamentos digitalizadores de Raio X. A partir de agora, qualquer exame deste tipo, realizados nas dependências destas unidades, terá maior facilidade na revelação das imagens, facilitando o trabalho dos técnicos de radiologia, diminuindo custos operacionais e principalmente, garantindo um melhor resultado no diagnóstico dos pacientes. A Saúde de Aracaju é pioneira, em Sergipe, na aquisição dos aparelhos de CR110HQ, para uso no serviço público.
O manuseio é simples: o técnico de radiologia utiliza a máquina de raio x normalmente para captar a imagem interna do paciente, porém, a revelação desta passará diretamente para um computador, sendo revelada através de um equipamento (dry) que capta a imagem e já digitaliza o resultado. Caso o técnico necessite imprimir, uma máquina impressora especial transforma a foto no computador em chapa de filme transparente.
“Cada k7 (espécie de disquete contendo a imagem de raio x do paciente) possui um código de barra. Este código é rapidamente lido pelo computador, o que nos permite preencher os dados cadastrais do paciente. Em seguida, colocamos o k7 dentro do dry, para captar o exame que vai automaticamente para um drive no computador. Sendo revelado após ajustes de iluminação da imagem. Tudo para que o resultado impresso seja o mais visível possível”, explicou a técnica da radiologia do Hospital Fernando Franco, Adriana Cardoso de Souza.
Com o uso diário do Digitalizador CR110HQ, os Hospitais Municipais terão menos gastos com películas de raio x, pois a impressão acontecerá com total certeza de visibilidade. “Só imprimiremos os bons resultados; os pacientes não serão mais submetidos a tanta radiação, poderemos arquivar cada resultado por até um ano no HD dos computadores e não teremos tanta exposição dos técnicos no manuseio de produtos químicos para a revelação das chapas. Isto sem falar na facilidade de termos um equipamento moderno que auxiliará ainda mais nosso trabalho dentro do hospital”, avaliou Rosilene de Souza, coordenadora da UPA Fernando Franco.
Segundo Breno Henrique Lacerda, representante Técnico Pleno da empresa Film Service, o Digitalizador CR110HQ é um dos mais modernos equipamentos deste gênero utilizado hoje mundialmente. “Este produto é fabricado no Japão e nossa empresa tem sede nos Estados Unidos, mas distribuímos para todo o Brasil. Em Sergipe, caso aconteça algum problema, temos a assistência especializada da XTec que resolverá a situação”, pontuou.
Para a coordenadora da UPA Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho, o Digitalizador CR110HQ resolverá totalmente os problemas relacionados com o raio x em Aracaju. “Fazemos uma quantidade muito grande raio x por dia, o que acarretava manutenções recorrentes do antigo aparelho, pois o mesmo era utilizado muitas vezes. Com este novo produto funcionando em cada UPA, certamente teremos menor tempo resposta para os exames, sem acarretar tanto do equipamento e dos técnicos. Digitalizando o processo só temos a ganhar, oferecendo um melhor serviço à população”, finalizou.
Fonte: PMA
Bahia - 118 vagas na capital baiana na área da saúde
A Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) está selecionando 118 profissionais em Salvador: 69 técnicos em radiologia, 36 técnicos de enfermagem, nove biotécnicos e quatro encarregados administrativos. As oportunidades de técnico em radiologia exigem nível médio completo e experiência. Para técnico em enfermagem, é preciso curso técnico na área e, para as demais, curso superior, além da experiência. Os candidatos interessados devem ir ao SineBahia da Avenida ACM ou aos postos do SAC. Levar PIS; Carteira de Trabalho; comprovante de residência e certificado de escolaridade.
TCU: inscrições começam segunda
Começam na próxima segunda-feira as inscrições do concurso para 108 vagas no Tribunal de Contas da União (TCU), sendo 42 para o cargo de técnico (nível médio) e auditor (superior). A remuneração é de R$ 7,9 mil e R$ 14 mil, respectivamente. Inscrições: cespe.unb.br/concursos.
TRT5: autorizado a criar 74 vagas
Membros do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovaram a criação de três vagas de juiz do trabalho titular e 71 efetivas para servidores e transformações no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5). Os profissionais vão atuar nas novas varas de trabalho em Camaçari e Guanambi.
Anote aí
Após a rodada de negociação ontem, os servidores da saúde vão se reunir hoje às 8h em assembleia geral na frente da sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) que devem votar a aprovação ou não do acordo que prevê um reajuste de 6,41% (mesmo índice inflacionário de 2014), sendo 3,7% retroativo a maio e 2,71% a partir de 1º de dezembro.
Radiologia - Secretaria de Saúde de São Paulo espera concurso para 6,7 mil vagas
Com o término da validade da última autorização governamental para preenchimento de vagas na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, cresce a expectativa por uma posição do governador Geraldo Alckmin sobre novo pedido, encaminhado pelo órgão, no final de 2014, para a Secretaria Estadual de Gestão Pública, solicitando o preenchimento de nada menos do que 6.751 oportunidades.
Do total que está sendo pedido, 711 são para cargos com exigência de ensino fundamental, 2.925 para ensino médio ou formação técnica e 3.115 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.242 a R$ 13.900.
Mesmo com o momento de contenção de gastos pelo qual o governo do estado vem passando, o que tem atrasado a realização de diversos concursos que ainda dependem de autorização, a expectativa é de que o da saúde seja visto como prioridade pelo governador, uma vez que o órgão já não possui mais como repor seus quadros, o que pode comprometer seriamente o atendimento à população. De acordo com levantamento funcional divulgado em abril, com base até dezembro de 2014, a pasta, que é considerada prioritária, junto com educação e segurança, é uma das que mais conta com déficit de funcionários, com um total de 62.531 vagas em aberto.
A última autorização de concurso para a secretaria, cujo prazo expirou em 15 de maio, data de 2011, quando foi liberado o preenchimento de 3.266 oportunidades.
Vagas de nível fundamental
Para ensino fundamental, o pedido é para os cargos de auxiliar de apoio à pesquisa científica e tecnológica (13, R$ 1.785,16), auxiliar de laboratório (73, R$ 1.242), auxiliar de saúde (611, R$ 1.274) e oficial de apoio à pesquisa científica e tecnológica (14, R$ 1.926,02).
Oportunidades de nível médio
No caso de ensino médio ou formação técnica: agente de apoio à pesquisa científica e tecnológica (16, R$ 1.785,16), agente técnico de saúde (265, R$ 1.591,74), motorista de ambulância (56, R$ 1.405), oficial administrativo (374, R$ 1.659,90), oficial de saúde (535, R$ 1.405), oficial operacional (127, R$ 1.432), técnico de apoio à pesquisa científica e tecnológica (34, R$ 2.779,80), técnico de enfermagem (1.372, R$ 1.651,74), técnico de laboratório (78, R$ 1.340,24), técnico de radiologia (40, R$ 1.340,24) e agente de saúde (28, R$ 1.405).
Cargos de nível superior
Por fim, para nível superior, para agente técnico de assistência à saúde (432, R$ 2.587,02), analista administrativo (12, R$ 3.501,58), analista de tecnologia (duas, R$ 4.163,29), analista sociocultural (seis, R$ 4.163,29), arquiteto (três, R$ 4.893,93), assistente técnico de pesquisa científica e tecnológica (29, R$ 4.610,12), cirurgião dentista (73, R$ 2.493,02), enfermeiro (547, R$ 3.214,83), engenheiro (45, R$ 4.893,93), executivo público (36, R$ 5.089,31), médico I – 12 horas (316, R$ 3.600), médico I – 20 horas (164, R$ 6.000), médico I – 24 horas (1.263, R$ 7.200), médico I – 40 horas (dez, R$ 13.900), médico veterinário (17, R$ 3.226,88), pesquisador científico (84, 4.993,85) e tecnólogo em radiologia (76, R$ 1.373,88).
Assinar:
Postagens (Atom)