segunda-feira, 22 de junho de 2015

Angola: Ministro da Saúde diz que Atlas de Radiologia vai influenciar alunos de medicina

Luanda - O ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, considerou, quinta-feira, em Luanda, que a obra "Atlas de Radiologia-Tórax" vai influenciar, positivamente, os alunos que estão a cursar medicina e os futuros especialistas de imagiologia, para o suporte da sua actividade laboral.


Em declarações à Angop, à margem do lançamento da obra didáctica, da autoria dos professores Vasco Sabino da Silva e João Carlos Costa, o governante sublinhou ser importante a publicação de obras de imagiologia angolana, reflectindo a realidade que se está a passar em Angola.
De acordo com o ministro, a apresentação da obra mostra que os profissionais angolanos começam a publicar resultados do seu trabalho, da sua investigação e a sistematização da Saúde.
“Isso é positivo, porque vai gerar um movimento científico de cultura médica que vai acabar se reflectindo no aumento da qualidade dos nossos profissionais e do acesso à bibliografia baseada na realidade angolana”, afirmou José Van-Dúnem, tendo considerado a obra como “bem-feita”, pelo facto de ser produzida por profissionais com muita experiência, ligados à área assistencial e à área da docência, que tiveram a preocupação de combinar imagens e textos.
A obra vai “seguramente influenciar, positivamente, os alunos que estão a fazer medicina como futuros especialistas de imagiologia e médicos de clínica geral, e vai servir de suporte na sua actividade laboral, principalmente no interior do país onde não há muitas bases de apoio, reconheceu José Van-Dúnem.
O trabalho é resultado da experiência diária na prática clínica de 30 anos dos seus autores, com a colaboração dos vários Serviços Hospitalares de renome Internacional, por onde passaram, profissionalmente, e da colaboração dos vários Departamentos da Clínica Girassol, sita erm Luanda.
O "Atlas de Radiologia-Tórax" é o primeiro de oito volumes, destinados, cada um deles, a diferentes áreas da prática médico-técnica, como contribuição na grande aposta da Clínica Girassol, na vertente do ensino e da formação, demonstrando o grande empenho e a capacidade da instituição sanitária na formação de quadros na área das Ciências Médicas, estabelecendo, assim, novo paradigma no investimento na referida formação, com rumo à sua autonomização nacional.
O livro tem 170 páginas, destacando, logo no inicio, um estudo da anatomia do tórax, através de imagens devidamente legendadas. São oito páginas dedicadas a radiografias do tórax, diferenciando idades e sexos (recém-nascidos, crianças, adultos e idosos).
Seguem-se, depois, 12 páginas, também dedicadas ao estudo da anatomia do tórax, mas por imagens de tomografia.
Depois, seguem-se 117 páginas, em que nas 115 são apresentados casos clínicos, constando, sempre, informação clínica, descrição das imagens, hipóteses de diagnóstico, o diagnósticos e a discussão.
A obra, coordenada por Vasco Sabino da Silva e João Carlos Costa, conta com a autoria dos médicos radiologistas João Carlos Costa, Henrique Rodrigues, Conceição Pernadas, João Oliveira, Teresa Joana Costa, Frederico Cavalheiro, Dinis Teixeira, Pedro Marques, Constância de Palma Gomes, Ana Faria Vilaça, Elisa da Cunha e Conceição Júlio.
O livro contou, igualmente, com a colaboração dos médicos radiologistas, anatomopatoligistas e cardiologistas, Adalgisa dos Santos, Ana Henriqueta, Ângela Ribeiro, Fortunato Vieira, Inês Lundungo, Jacob Camarada, Juan Alberto Rivas, Miguel Ramirez, José Sotolongo, Olga Kolesnikova, Rachel Uuingilu, Ramon Mantilla e Teresa Correia.
Foram disponibilizados para venda, pela Editora Bisturi-Angola, mil exemplares da obra, em Língua Portuguesa, e 500 exemplares, em Língua Inglesa.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário