quinta-feira, 11 de junho de 2015

Município de Aracaju entrega aparelhos de Raio X

Ele facilitará na revelação das imagens durante exames
Modernidade. As Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva (UPA Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) já estão operando com novos equipamentos digitalizadores de Raio X. A partir de agora, qualquer exame deste tipo, realizados nas dependências destas unidades, terá maior facilidade na revelação das imagens, facilitando o trabalho dos técnicos de radiologia, diminuindo custos operacionais e principalmente, garantindo um melhor resultado no diagnóstico dos pacientes. A Saúde de Aracaju é pioneira, em Sergipe, na aquisição dos aparelhos de CR110HQ, para uso no serviço público.
O manuseio é simples: o técnico de radiologia utiliza a máquina de raio x normalmente para captar a imagem interna do paciente, porém, a revelação desta passará diretamente para um computador, sendo revelada através de um equipamento (dry) que capta a imagem e já digitaliza o resultado. Caso o técnico necessite imprimir, uma máquina impressora especial transforma a foto no computador em chapa de filme transparente.
“Cada k7 (espécie de disquete contendo a imagem de raio x do paciente) possui um código de barra. Este código é rapidamente lido pelo computador, o que nos permite preencher os dados cadastrais do paciente. Em seguida, colocamos o k7 dentro do dry, para captar o exame que vai automaticamente para um drive no computador. Sendo revelado após ajustes de iluminação da imagem. Tudo para que o resultado impresso seja o mais visível possível”, explicou a técnica da radiologia do Hospital Fernando Franco, Adriana Cardoso de Souza.
Com o uso diário do Digitalizador CR110HQ, os Hospitais Municipais terão menos gastos com películas de raio x, pois a impressão acontecerá com total certeza de visibilidade. “Só imprimiremos os bons resultados; os pacientes não serão mais submetidos a tanta radiação, poderemos arquivar cada resultado por até um ano no HD dos computadores e não teremos tanta exposição dos técnicos no manuseio de produtos químicos para a revelação das chapas. Isto sem falar na facilidade de termos um equipamento moderno que auxiliará ainda mais nosso trabalho dentro do hospital”, avaliou Rosilene de Souza, coordenadora da UPA Fernando Franco.
Segundo Breno Henrique Lacerda, representante Técnico Pleno da empresa Film Service, o Digitalizador CR110HQ é um dos mais modernos equipamentos deste gênero utilizado hoje mundialmente. “Este produto é fabricado no Japão e nossa empresa tem sede nos Estados Unidos, mas distribuímos para todo o Brasil. Em Sergipe, caso aconteça algum problema, temos a assistência especializada da XTec que resolverá a situação”, pontuou.
Para a coordenadora da UPA Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho, o Digitalizador CR110HQ resolverá totalmente os problemas relacionados com o raio x em Aracaju. “Fazemos uma quantidade muito grande raio x por dia, o que acarretava manutenções recorrentes do antigo aparelho, pois o mesmo era utilizado muitas vezes. Com este novo produto funcionando em cada UPA, certamente teremos menor tempo resposta para os exames, sem acarretar tanto do equipamento e dos técnicos. Digitalizando o processo só temos a ganhar, oferecendo um melhor serviço à população”, finalizou.
Fonte: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário