quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Campo Grande - MT - Santa Casa abre inscrições para processo seletivo para técnico de radiologia


O Hospital Santa Casa de Campo Grande 

está com inscrições abertas para o 

processo seletivo de contratação de técnico 

em radiologia. O objetivo é atuar na área de 

diagnóstico de imagens e executar exames 

radiológicos. Para participar da seleção, os 

candidatos devem ter curso concluído de 

técnico ou tecnólogos em radiologia e terem 

disponibilidade de horários. As inscrições devem ser feitas pelo site 

www.santacasacampogrande.org.br no link “Trabalhe Conosco”, entre os dias 23 a 25 de 

setembro de 2015. Não serão consideradas inscrições efetuadas após este período. A 

prova acontece no dia 28 de setembro às 14h no auditório Carroceiro Zé Bonito, da 

instituição. Mais informações: (67) 3322-4204.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dica - Comportamentos que atrapalham a conquista de um novo emprego

R7 Curriculo 300x200 Comportamentos que atrapalham a conquista de um novo emprego
Muitas vezes você se pergunta por que não consegue emprego se tem um ótimo currículo, uma enorme experiência no mercado e fala vários idiomas. Veja alguns pontos que podem estar atrapalhando a conquista de um novo trabalho:
Preste atenção
1 - Tenha certeza do que quer e vá em frente.
2 - Mantenha um excelente networking, inclua amigos e ex-colegas de faculdade e empresas.
3 - Aproveite e faça cursos de atualização e reciclagem
  • Candidatar-se a um cargo mais baixo. Esse tipo de postura pode dar ao recrutador a impressão de que você está desesperado e na primeira oportunidade que aparecer depois, você irá embora;
  • Se mostrar inflexível e não aceitar alguns sacrifícios que a atividade exige;
  • Ter uma atitude arrogante por achar que você muito mais qualificado do que a vaga;
  • Atirar para todos os lados e buscar emprego de qualquer nível;
  • Candidatar-se a vagas com salários bem menores. Quem estiver selecionando os candidatos vai achar que você só quer arrumar um emprego que servirá de trampolim para uma oportunidade melhor;
  • Não manter um bom networking vai limitar sua chance de abrir outras portas;
  • Acreditar que as credenciais que possui são suficientes. É importante estar sempre se reciclando

fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2015/08/24/comportamentos-que-atrapalham-a-conquista-de-um-novo-emprego/ 

Dica - Virou chefe? Aprenda a lidar com os colegas

R7 Chefe autoritario 300x300 Virou chefe? Aprenda a lidar com os colegas
Agora você é promovido e passa a ser chefe daqueles que eram seus colegas de trabalho. O que fazer para não ser visto como o amigo “chapa”, que não vai dar bronca e muito menos cobrar mais pesado da equipe? Antes de mais nada, é preciso se impor e ter uma conversa séria com os antigos pares. Nada de ser bonzinho ou passar a mão na cabeça de quem não cumpre suas atividades. Agora você é chefe e será cobrado por isso.

Preste atenção
1 - Para ser líder é preciso saber como tratar seus liderados.
2 - Os colegas antigos devem ser tratados como profissionais e não como velhos amigos.
3 - Seja claro e transparente com as regras e junte-se à equipe para gerar bons resultados. 
Então, ao assumir a função coloque as cartas na mesa. Afinal, acima do coleguismo e da amizade, você é um profissional com deveres e metas. O que não quer dizer que a pessoa vai deixar de fazer parte do grupo. Manter um bom relacionamento com os colegas é uma coisa, mas o time precisa aprender a diferenciar o colega do chefe. O líder deve deixar claro que vai assumir o papel de chefe, ao delegar tarefas e cobrar resultados.
Se logo no início as regras ficarem claras, melhor será a percepção de quem está abaixo. Atitude que só fortalecerá o desempenho do grupo. Aliás, quando um líder se destaca do próprio time, é mais fácil obter o engajamento de todos. Ele conhece o perfil de cada um, os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos. Não há nada a temer, basta adotar uma gestão transparente e uma comunicação aberta.
Ao trazer as pessoas para perto, certamente você como chefe só tem a ganhar e seu time também. Aproveite esse momento para engajar quem está ao lado e reconhecer cada um por seus méritos. Nada melhor do que uma equipe unida para gerar resultados. Isso é bom pra todos.

Dica - Livre-se das armadilhas que tiram seu foco no trabalho

R7 Metas 300x225 Livre se das armadilhas que tiram seu foco no trabalhoNão é nada fácil manter o foco no dia a dia do trabalho. É o telefone que toca, e-mails que não param de chegar, colegas que falam o tempo todo, reuniões intermináveis, o chefe que te chama...mas no final, você é cobrado pelo trabalho e resultados. Aí, como faz? Não tem jeito, você precisa impor limites e evitar essas interrupções. A falta de concentração é prejudicial para o seu desempenho.
Preste atenção
1 - Procure planejar seus trabalhos pela prioridade que têm.
2 - Conhecer e participar das redes sociais é bom, desde que sem exageros e respeitando o trabalho a fazer.
3 - Organize sua agenda, encurte reuniões e seja mais eficiente no que precisa fazer.
Quando o chefe chamar, lembre-o de que está tentando finalizar as tarefas no prazo. Mostre que ao atrasar, o trabalho dele também ficará comprometido. Quando o problema é o telefone, escolha quais ligações deve atender. Priorize aquelas que são urgentes e as demais ignore. Quem estiver te ligando vai deixar recado e depois você retorna.

Aquele papo legal no café não deve demorar mais do que 10 minutos e não fique de conversa mole com os colegas. Interagir é importante, mas tudo tem seu tempo. Ficar horas a fio fofocando vai te dispersar e quando você perceber, estará com trabalho acumulado.
Agora, se você adora fica conectado às redes sociais, alerta! Evite o Facebook ou Twitter no trabalho. Ficar com aquelas milhares de janelas do MSN também são um grande vilão. Quanto aos e-mails, responda os que forem urgentes e deixe para depois os que podem esperar. O ideal é escolher um horário pela manhã e outro à noite para responder a todas as mensagens.
E no caso das reuniões improdutivas? Bem, se não há o que fazer organize sua agenda para que esse tempo não interfira nas tarefas. Mas aproveite o momento e contribua para que a reunião não se prolongue. E se tiver oportunidade, arrume um jeito de tornar a reunião menos extensa. Mostre aos participantes que quanto mais eficiente esse encontro for, melhor será para todos.

Dica - Seu chefe é um tremendo 171?

R7 Zona conforto 199x300 Seu chefe é um tremendo 171?Não é só funcionário preguiçoso que a gente encontra por aí. Tem muito chefe que adora repassar a tarefa dele para sua equipe. Ele delega de tal forma que todo mundo o vê com bons olhos por achá-lo descentralizador. No entanto, o lobo em pele de cordeiro está mesmo se aproveitando do funcionário. É o tipo que joga tudo nas costas da equipe, passa o dia cobrando as tarefas e se algo dá errado, não assume a culpa. Pelo contrário, quando a bomba explode passa a bola pra equipe e coloca na fogueira mesmo.
Preste atenção
1 - Chefe preguiçoso é pior que funcionário preguiçoso.
2 - Funcionário politiqueiro e preguiçoso, acaba tendo seus dias contados na empresa.
3 - Não bata de frente com chefes folgados e fique de olho para não ser acusado dos erros que ele comete
Em geral, o chefe folgado é um tremendo preguiçoso, incapaz e incompetente. Faz corpo mole e sobrevive de marketing pessoal. É um tremendo 171 que sabe explorar bem seu lado politiqueiro. Vai se mantendo em cima do sucesso da equipe e sabe como ninguém se vangloriar junto aos superiores. O que fazer se você tem um chefe assim? Busque não enfrentá-lo, masaproveite as brechas que ele der pra mostrar seu desempenho aos chefes que estão acima dele.

Evite entrar em discussões acaloradas ou o confronto quando ele jogar a culpa pra você. Brigar com o chefe em nenhuma circunstância é bom. Tente sempre argumentar com o chefe ou levar a situação para o RH da empresa.  E não se preocupe. Chefe folgado não tem espaço nas organizações. Uma hora ele será descoberto. Agora, se nada for feito, mude de área ou até mesmo cogite a possibilidade de um novo emprego. Fazer o trabalho dos outros é que não dá.

Dica - Se você é preguiçoso, fique esperto

O funcionário preguiçoso é como uma praga nas empresas, contamina a todos que estão ao redor. Já chega de manhã reclamando do trampo que terá, não vê a hora do expediente acabar, fica resmungando pelos quatro quantos e sempre que dá encontra uma brecha pra se encostar no colega do lado.
Preste atenção
1 - Ninguém gosta de trabalhar com funcionários preguiçosos.
2 - Acorde. Faça algo pra se sentir revigorado e consulte um médico pra ajudar a curar sua preguiça.
3 - Não seja preguiçoso e aquele que não gosta de ajudar a equipe.
R7 Empregado Preguicoso 300x199 Se você é preguiçoso, fique espertoSe o chefe pede pra fazer alguma coisa além do seu trabalho, não gosta de desafios e mudanças nem pensar! Vai empurrado tudo que pode com a barriga e se o tiram da zona de conforto a qual está acostumado, seu mundo parece que vai desabar. Quem pensa que chefe tolera empregado preguiçoso está enganado.
Não adianta se esconder por trás daquele colega que sempre segura suas pontas, uma hora ele será descoberto e aí já era. Se for preguiçoso for o chefe, até pode ser que ele dure um pouco mais já que ele acaba usando o poder que tem pra jogar as tarefas nas mãos de sua equipe. Tem uma hora que a casa começa a ruir e que está no comando vai perceber o quanto ele não quer nada com o trabalho.
Um pouco de preguiça não tem problema, apesar de não ser recomendável. A questão é quando isso passa a ser uma atitude comum e recorrente no dia a dia. Por isso, muito cuidado se você é preguiçoso e não gosta de colocar a mão na massa. A má notícia que tenho pra gente assim é que seus dias estão contados.

Conter - Justiça determina redução da jornada de trabalho em Barra Mansa/RJ

CARGA HORÁRIA
 
 
Os profissionais das Técnicas Radiológicas do Município de Barra Mansa (RJ) receberam uma boa notícia esta semana. Isso porque o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região determinou que a jornada dos trabalhadores vinculados à Administração Direta, Autárquica e Fundacional no município seja conforme determina a Lei 7.394/85, ou seja, de no máximo 24 horas semanais. 
 
A ação surgiu de um dos muitos casos de concursos irregulares que acontecem Brasil afora. Só que, dessa vez, o desfecho foi favorável à classe dos profissionais da Radiologia. Proposta pelo Ministério público Federal (MPF), a intervenção judicial já havia sido negada em um julgamento de primeira instância.  
 
O edital 002/2010, do município de Barra Mansa, estabelecia uma jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais aos profissionais de radiologia. A ação civil pública ajuizada pelo MPF alegou que o município não observou a Lei federal nº 7394/85, que regula o exercício da profissão, e estabelece, no artigo 14, que “a jornada de trabalho dos profissionais abrangidos por esta Lei será de 24 (vinte e quatro) horas semanais”.
 
A presidenta do CONTER ressalta que, como a profissão é regulamentada por Lei Federal, nosso conjunto normativo prevalece sobre qualquer regramento de determinada região. Em outras palavras, uma lei orgânica não pode ser superior a uma lei federal, conforme argumentam muitos gestores. “Essa decisão tem um impacto muito positivo, pois serve de exemplo a todos os casos que estão em desconformidade com o legalmente devido”, afirma Valdelice Tedoro.
 
O MPF pediu o imediato cumprimento da decisão do tribunal. O Município deve comprovar os ajustes em até 30 dias. 

CONTER firma convênio com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP

PARCERIA PELA EDUCAÇÃO
 
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), no último dia 17, para oferecer aos profissionais e estudantes uma nova perspectiva de formação continuada. 
 
Leia os termos do acordo, clique aqui
 
 
Segundo o presidente da FAVC, doutor José Cândido de Freitas Junior, a parceria tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas e programas para oferecer oportunidades aos profissionais das técnicas radiológicas que querem crescer e obter reconhecimento, a fim de buscar melhores colocações no mercado de trabalho e na academia. “Nossa instituição está de portas abertas para os estudantes, auxiliares, técnicos e tecnólogos em Radiologia que queiram estudar, se especializar e fazer parte do projeto”, convida. 
 
Neste primeiro momento, as instituições pretendem desenvolver cursos, seminários, estágios e treinamentos para os profissionais ligados ou inscritos nos quadros do Sistema CONTER/CRTRs, prioritariamente nas áreas de Radiodiagnóstico, TC, RNM, Radioterapia, Medicina Nuclear e Industrial. 
 
Em médio prazo, a ideia é criar programas de fomento à pesquisa, extensão e oferecer aos profissionais iniciados nas atividades de formação elementar oportunidades de pós-graduação, mestrado e doutorado.   
 
 
De acordo com a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, a autarquia ficará responsável pelas pesquisas e levantamentos, para identificar as demandas de formação e especialização na área da Radiologia. A Santa Casa de SP vai se encarregar do desenvolvimento propriamente dito das atividades educacionais. 
 
A escolha do parceiro não foi por acaso. A Santa Casa de SP foi fundada em 1560 e, ao longo dos seus mais de 455 anos de história, se consolidou como referência no atendimento à saúde da população de São Paulo, bem como transformou sua faculdade de ciências médicas, fundada em 1963, em uma das melhores instituições de ensino da Radiologia no país. “Para nós, é uma honra caminhar ao lado de uma das instituições que mais apoiam o desenvolvimento da Radiologia na América Latina”, considera Valdelice.
 
 
A partir desta experiência, o CONTER pretende buscar novos parceiros e firmar convênios com instituições de ensino reconhecidas e consolidas nas demais regiões do país, para denutrir os cursos de fundo de quintal oferecidos por instituições de ensino de má qualidade, que iludem estudantes e não preparam verdadeiramente para o trabalho.
 
“Infelizmente, muitos alunos saem das escolas técnicas e faculdades sem condições de exercer a profissão, por causa da precariedade do ensino. Vamos interromper esse ciclo vicioso e buscar a profissionalização permanente das técnicas radiológicas no Brasil, para melhorar as condições de empregabilidade da nossa classe”, finaliza a presidente do CONTER.

Conter - O que fazer com as radiografias usadas?

Embora esteja disponível no mercado há mais de uma década, a tecnologia digital ainda não é realidade para milhares de técnicos e tecnólogos em Radiologia. Não existe um dado oficial, mas estima-se que pelo menos metade dos profissionais brasileiros trabalhem com equipamentos velhos e revelação analógica das radiografias, até hoje.
Os pacientes costumam guardar esses exames revelados por muito tempo, para acompanhar a evolução de um quadro de saúde ou apenas por que sim. Por isso, existe um grande volume desses materiais por aí. Mas, o que fazer quando a pessoa decide jogar os exames de raios X fora? Ora, não pode ser de qualquer jeito!
As radiografias e agentes químicos usados no processo de revelação possuem metais pesados em sua composição e não podem ser descartados em lixo comum, pois podem causar contaminação humana e do meio ambiente. Também é importante evitar a exposição solar, pois o calor pode ajudar na formação de vapores que podem ser inalados e prejudiciais à saúde. 
Segundo a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, em 2011, o Hospital das Clínicas de São Paulo criou um programa de coleta para a reciclagem de radiografias usadas. “Também sei que a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre faz esse trabalho. É uma iniciativa extraordinária e que serve de exemplo para outras cidades. As unidades de saúde precisam ajudar a conscientizar a população sobre o descarte desses materiais”, afirma.
Veja como é o processo de reciclagem, clique aqui
As radiografias são feitas de um plástico chamado acetato, que é derivado de petróleo, e depois são cobertas de grãos de prata. O processo de revelação ainda envolve hidroquinona, carbonato de sódio, bissulfito de sódio, tiossultafo de amônio. Portanto, se trata de um material literalmente tóxico.
Encontrada em grandes quantidades no meio ambiente, a prata pode ser absorvida pelo organismo humano e causar problemas renais, motores e neurológicos.
Tudo o que contém em uma radiografia demora mais de cem anos para se decompor depois do descarte. Mas, quem disse que precisa jogar tudo fora? Os exames de raios X possuem alto valor agregado e podem ser quase totalmente reciclados.
O processo de reciclagem
É relativamente simples, mas precisa de certa infraestrutura e uma série de licenças.
Primeiro, a radiografia deve ser tratada em uma solução de água sanitária. Deste processo, sai a película limpa e um resíduo denso, que contém a prata.
O metal passa por um processo químico com hidróxido de sódio e é aquecimento durante 15 minutos, para se obter o óxido de prata, que é então aquecido por 60 minutos em uma solução de sacarose. De final, esse produto é aquecido a mil graus por 60 minutos e pronto, a parta tá pronta!
Com as radiografias, o processo é simples e muito valioso também.  A partir de 2,5 mil delas, é possível obter até meio quilo de prata.
Investimento
De acordo com o site especializado eCycle, uma indústria modesta para a reciclagem de radiografias custaria apenas R$ 300 mil. A reciclagem de apenas 300 quilos de acetato renderia R$ 15 mil por mês.
“As instituições que atuam na área precisam agir com inteligência e responsabilidade social. A reciclagem é uma maneira de eliminar esses agentes químicos e gerar renda para quem precisa”, finaliza Valdelice Teodoro.  
fonte - http://www.conter.gov.br/site/noticia/recicle

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

TRF2 determina redução de jornada de trabalho de técnicos em radiologia de Barra Mansa

MPF/RJ: Profissionais têm direito a jornada de trabalho de 24 horas semanais.
Após ação do Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região determinou o jornada de trabalho de 24 horas semanais para os profissionais técnicos em radiologia da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Barra Mansa (RJ). O pedido havia sido julgado improcedente em primeira instância.
 
A ação foi proposta com base em representação do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 4ª Região contra o Edital 002/2010 do concurso público para o Município de Barra Mansa, na qual se constatou o desrespeito a normas relacionadas ao exercício da profissão de técnico em radiologia.
 
O edital estabelecia uma jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais aos profissionais de radiologia. A ação civil pública ajuizada pelo MPF alegou que o município não observou a Lei federal nº 7394/85, que regula o exercício da profissão, a qual dispõe no artigo 14 que “a jornada de trabalho dos profissionais abrangidos por esta Lei será de 24 (vinte e quatro) horas semanais”.
 
Após o retorno do processo à primeira instância, o MPF pediu o imediato cumprimento do acórdão do tribunal, devendo o Município comprová-lo em 30 dias.

fonte - http://www.justicaemfoco.com.br/desc-noticia.php?id=109227

Servidores da radiologia paralisam atividades em Ariquemes, RO

Segundo categoria, greve é por pagamentos atrasados há quatro meses.Pacientes do Hospital Regional precisar fazer exames em unidade privada.


Funcionários que prestam serviços de radiologia no Hospital Regional de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (14). De acordo com a categoria, o salário não estaria sendo pago há quatro meses e por isto decidiram interromper o atendimento ao público. 
Quem foi até o hospital público com o intuito de realizar as radiologias em consultas eletivas tiveram que se deslocar até uma unidade particular, após receberem a notícia de que apenas as emergências estavam sendo atendidas. Ao serem procurados, os funcionários da empresa terceirizada que presta serviços à prefeitura não quiseram se pronunciar sobre o fato, alegando apenas que a paralisação ocorre pelos salários atrasados.
Ao G1, o secretário da saúde, Joseilton Souto Pereira, confirmou a falta de pagamento, mas negou estar atrasado há quatro meses, mas sim em dois meses. Questionado sobre o valor total que está em débito, ele diz não saber o real valor. "Não sabemos o valor preciso, já que as remunerações não são feitas em um valor fixo, sendo quitadas por serviços prestados por atendimento conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS)", relatou.
Ainda conforme o secretário, a empresa já realiza os serviços no município a cerca de seis anos e, devido ao processo de renovação do contrato que expirou, houve alguns impasses. "Por conta de burocracia de documentação formal, que estava em falta no processo, como a certidão negativa da empresa onde estava vencida, mas foi regularizada e agora tramita para ser efetuado o pagamento", explicou.
Sobre a duração da greve dos funcionários, o secretário informou que a Secretaria de Saúde estava ciente da paralisação dos serviços eletivos a partir desta segunda, porém tudo já estaria resolvido. "Após serem informados de que o processo de renovação do contrato já estava retomado aguardando apenas a tramitação para ser concedido o pagamento, os agentes garantiram que retornariam os serviços", concluiu.
fonte - http://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2015/09/servidores-da-radiologia-paralisam-atividades-em-ariquemes-ro.html