Agora você é promovido e passa a ser chefe daqueles que eram seus colegas de trabalho. O que fazer para não ser visto como o amigo “chapa”, que não vai dar bronca e muito menos cobrar mais pesado da equipe? Antes de mais nada, é preciso se impor e ter uma conversa séria com os antigos pares. Nada de ser bonzinho ou passar a mão na cabeça de quem não cumpre suas atividades. Agora você é chefe e será cobrado por isso.
Preste atenção
1 - Para ser líder é preciso saber como tratar seus liderados.
2 - Os colegas antigos devem ser tratados como profissionais e não como velhos amigos.
3 - Seja claro e transparente com as regras e junte-se à equipe para gerar bons resultados.
Então, ao assumir a função coloque as cartas na mesa. Afinal, acima do coleguismo e da amizade, você é um profissional com deveres e metas. O que não quer dizer que a pessoa vai deixar de fazer parte do grupo. Manter um bom relacionamento com os colegas é uma coisa, mas o time precisa aprender a diferenciar o colega do chefe. O líder deve deixar claro que vai assumir o papel de chefe, ao delegar tarefas e cobrar resultados.
Se logo no início as regras ficarem claras, melhor será a percepção de quem está abaixo. Atitude que só fortalecerá o desempenho do grupo. Aliás, quando um líder se destaca do próprio time, é mais fácil obter o engajamento de todos. Ele conhece o perfil de cada um, os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos. Não há nada a temer, basta adotar uma gestão transparente e uma comunicação aberta.
Ao trazer as pessoas para perto, certamente você como chefe só tem a ganhar e seu time também. Aproveite esse momento para engajar quem está ao lado e reconhecer cada um por seus méritos. Nada melhor do que uma equipe unida para gerar resultados. Isso é bom pra todos.
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