segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sergipe - Pronto Atendimento do Ipesaúde realiza cerca de 1.800 atendimentos

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) oferecido pelo Ipesaúde aos seus beneficiários, que passou a funcionar exclusivamente ao lado do Hospital da Polícia Militar, desde o último dia três de outubro, já realizou cerca de 1.800 atendimentos em pouco menos de 15 dias. Os números confirmam a estimativa da gestão ao redimensionar a capacidade de atendimento oferecida.
“Desde o início, nós já trabalhávamos com essa perspectiva quando programávamos essa mudança, e a centralização também permite esse novo dimensionamento na oferta dos serviços de saúde. Nesses quase 15 dias, nós já atingimos o total de atendimentos de todo o mês de setembro”, explica a coordenadora do Atendimento do SPA, enfermeira Renata de Pinho Alcântara. Segundo ela, nesse sentido, houve um aumento de profissionais para suprir essa demanda.
“Nós contamos com três clínicos gerais no turno do dia, ao invés de dois, e mantivemos mais dois clínicos no atendimento noturno”, explica a coordenadora. Ela explica que, dos cerca de 1800 atendimentos, aproximadamente 1300 foram casos de atendimento clínico, cerca de 400 de atendimento pediátrico, outra especialidade bastante procurada, além de 68 atendimentos ortopédicos e 41 cirúrgicos.
Organização de Fluxo
Para a enfermeira Renata Alcântara, o grande desafio do SPA a partir de agora é dinamizar a reorganização do fluxo de atendimento para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do Ipesaúde. “Como em todo serviço que atende urgência e emergência, nosso grande desafio é promover o mais rápido possível a triagem dos pacientes que chegam, encaminhando-os ao respectivo atendimento necessário. E esse é o desafio de todos os serviços de pronto-atendimento, tanto na rede pública, quanto particular”, exemplifica a enfermeira.
Auxiliando todo o processo de pronto-atendimento, foi realizado um esforço logístico para realizar todos os exames necessários ao diagnóstico e abordagem dos pacientes. “Já estamos realizando todos os exames laboratoriais, utrassonografia e radiologia que, antigamente, os pacientes teriam que fazer em outras unidades. Bem como a transferência de pacientes que necessitam de internamento para tratamentos específicos em outras unidades que, hoje, já estamos fazendo em até dois dias, quando atingamente isso poderia chegar a cinco, seis dias”, explica a enfermeira ao ilustrar a nova lógica de atendimento do SPA.
O Serviço de Pronto Atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, na avenida Minas Gerais, 1100, ao lado do Hospital da Polícia Militar. 
fonte - http://aquiacontece.com.br/noticia/2015/10/19/pronto-atendimento-do-ipesaude-realiza-cerca-de-1800-atendimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário