Quem está na época da monografia ou precisa escrever um trabalho que exige muita pesquisa de conteúdo terá um grande aliado se aprender a fazer fichamentos. A técnica ajuda a organizar as referências e facilita a elaboração do trabalho acadêmico e o entendimento dos conteúdos estudados. Você pode utilizar suas “fichas” para catalogar obras, identificar citações, fazer análises, construir críticas, anotar idéias decorrentes do texto e auxiliar na construção de embasamento teórico. Analise seu objetivo ao fazer um fichamento e escolha o modelo ideal pra você!
- Fichamento bibliográfico: indicado para quem precisa destacar e catalogar frases de textos de referência. O ponto mais importante dessa técnica é preservar o sentido das frases, copiando-as sem retirar palavras cruciais e lembrando de utilizar “(…)” quando for necessário cortar um pedaço. Se você não tomar o cuidado de copiar exatamente como está escrito e anotar todos os dados da obra e do autor, existe o risco de ser acusado por plágio. Portanto, anote sempre a página onde estava a frase original!
- Fichamento de leitura: perfeito para quem quer se aprofundar em determinado tema e precisa fazer uma leitura crítica do assunto. Esse tipo de fichamento permite que você construa um pensamento em torno das idéias apresentadas pelo autor e, para isso, você precisa dividi-lo em duas partes. A primeira é destinada a citações importantes do autor que você precisa destacar, seja por terem chamado sua atenção de forma positiva ou negativa; já a segunda é reservada às suas considerações pessoais, onde você pode escrever o que entendeu do texto, explicações, hipóteses, opiniões e, até mesmo, relacionar as idéias com aspectos relevantes de outros textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário