O reitor Eurico Lôbo participou de audiência na sexta-feira, 14 de junho, para discutir ajustes ao Termo de Compromisso firmado entre a Universidade Federal de Alagoas, o Hospital Universitário (HU), o município de Maceió e o Governo de Alagoas com os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), Federal (MPF) e Estadual (MPE), com o intuito de ampliar os serviços de saúde oferecidos no HU.
O aditivo assinado prevê a contratação temporário de mais 45 profissionais por meio de processo simplificado, pelo prazo máximo de um ano, podendo ter uma única prorrogação. Os novos contratados são para atuar no Setor de Radiologia do Hospital Universitário. “Esse acordo é de grande importância para oferecer um serviço de qualidade e dar agilidade no atendimento à sociedade”, afirmou o reitor Eurico Lôbo.
As vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos: médico anestesista, médico radiologista geral, médico radiologista de tomografia, médico radiologista de ressonância magnética, médico radiologista intervencionista, assistente de enfermagem, assistente administrativo, físico, digitador e recepcionista. Os candidatos aprovados em concurso nestes cargos serão contratados temporariamente, respeitando-se a ordem de classificação, até que seja realizada a nomeação para o cargo efetivo. Caso não mostrem interesse, serão convocados os aprovados no processo seletivo simplificado.
Além do reitor, participaram da audiência os membros do Ministério Público, os procuradores do Trabalho, Rodrigo Alencar, e da República, Roberta Lima Bonfim, e o promotor de Justiça, Ubirajara Ramos; o procurador geral da União, Paulo César da Silva; a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do trabalho da Ufal, Sílvia Cardeal; o diretor geral do HU, Paulo Teixeira; o secretário de saúde do município, João Marcelo Lyra; e o chefe do setor de oftalmologia do HU, Mário Jorge Santos.
Banco de Olhos
O secretário de saúde do município de Maceió anunciou também a parceria com o HU e o Governo do Estado para viabilizar os recursos para contratação de oito médicos oftalmologistas. Os profissionais serão destinados a trabalhar no Banco de Olhos do hospital, que realiza cerca de 130 transplantes por mês. “Nós conseguimos reduzir o tempo de espera pelo transplantes de 6 anos para 3 meses, em média. Queremos zerar essa espera, mas precisamos contratar médicos, porque atualmente só temos voluntários e residentes que nos ajudam no setor”, afirmou o chefe do setor de oftalmologia do HU, Mário Jorge Santos.
“Esse é um serviço belíssimo que não pode parar. Nós vamos ajudar nos recursos para contratação dos médicos e continuar o atendimento gratuito com tratamento de qualidade e transplante sem demora”, comentou o secretário de saúde de Maceió, João Marcelo Lyra.
O Termo de Compromisso já prevê ainda a contratação de 81 profissionais da área de saúde que serão destinados a suprir a carência do Centro de Oncologia (Cacon) e dos setores de pediatria e da maternidade. Veja aqui como as vagas serão distribuídas. Os investimentos acordados nesta parceria vão possibilitar a ampliação dos leitos de oncologia e a abertura de mais uma sala de cirurgia, podendo também realizar todos os exames de ressonância magnética, raio-x e mamografia para os pacientes oncológicos.
Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário