Ninguém gosta de ficar dependente de profissionais que não chegam na hora marcada às reuniões, compromissos pessoais ou em clientes, ficam de trazer documentos que esquecem, planilhas incompletas e outras tantas falhas que só irritam e não levam a nada.
1 - Vai chegar atrasado? Avise.
2 - Não favoreça o desentendimento, aja com calma.
3 - Considere a presença dos outros. Remarque o compromisso com profissionalismo.
O melhor é ter calma, não se irritar a ponto de ser grosseiro ou sem educação na frente de todos e ao restabelecer a sua coordenação, confiança e integridade, você consegue lidar com a falta do profissional sem rancor, mágoa, mas com muito profissionalismo.
Como atuar dessa forma?
1) Verifique o compromisso agendado. A falta de comunicação ou interpretação errônea, muitas vezes causam as confusões em reuniões, desde o horário, dia, tempo estabelecidos até material que deve ficar pronto ou extraído de alguns lugares.
2) Aconteceu a falha, pergunte o que ocorreu. Vai ajudar a entender a perspectiva do outro e a mostrar a todos os participantes o respeito pelo profissional, apesar da falha que pode ter sido causada pela ausência de documentos ou imprevistos de outros departamentos.
3) Se for impossível continuar a reunião ou apresentação pela falha cometida, negocie um novo dia, horário, prazo e ainda poderá aproveitar para incluir condições adicionais. Fale claramente a todos para fechar a questão e restaurar a confiança da equipe. Peça só o que você realmente precisa.
4) Todos de acordo, cada um sabendo o que se espera? Ótimo. Envie em seguida e-mail resumindo tudo que ficou acertado e a responsabilidade de cada um. Para não ficar inseguro, chame um dia antes aquele profissional que falhou e converse com ele a respeito e peça para se destacar de forma inversa, ou seja, colaborando além do esperado.
5) Atue de forma que todos o respeitem e confiem no seu relacionamento. Deixe claro que qualquer profissional pode ter que se ausentar ou chegar atrasado a um compromisso estabelecido, porém é muito mais difícil justificar a falta de um aviso prévio, e que esse tipo de surpresa deve ser evitado.
6) Enfatize que qualquer problema deverá ser antecipado e comunicado previamente para que você possa tentar minimizar as consequências para todos os participantes da reunião ou compromisso.
Nunca deixe de confrontar os faltosos com certa graça. Dessa forma você dará oportunidade ao profissional de corrigir os seus erros e restabelecer a confiança. Não crie conflitos, mas sim tente resolvê-los, por mais difícil que pareçam.
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