Gestores e lideres muitas vezes são referidos como sinônimos, mas apenas os líderes permitem que seus funcionários resolvam problemas com o seu próprio discernimento. A verdade da questão é esta: cada líder pode não ser um gestor, mas cada gestor deve ser um líder. É fácil ver que a liderança e gestão não são a mesma coisa. Um gestor que não tem traços de liderança eficazes irá conduzir um negócio ao fracasso mais rápido do que você possa contar até 10.
1 - Gestor tem que ter como meta ser líder.
2 - Atue influenciando bem seus funcionários.
3 - Reconheça e dê crédito aos seus funcionários.
A mudança não acontece de um dia pra outro. Quando se trata de transformar gestores em líderes é preciso tempo e vontade para melhorar a maneira de gerenciar e utilizar mais características de liderança dia a dia.
Perceba algumas diferenças:
1) Os gestores dão respostas e os líderes fazem as perguntas. Não grite com seus funcionários, isso só leva a ter inimigos na equipe. Pare, respire e pergunte, por exemplo: “O que você faria nessa situação?”, ou ainda “O que você acha dessa ideia?”. Permita que todos participem do processo de tomada de decisão.
2) Os gestores criticam os erros e os líderes chamam a atenção para os erros de forma indireta. Não faça seus funcionários se sentirem envergonhados, frustrados ou diminuídos perante os outros. Faça críticas construtivas e dê a oportunidade de todos crescerem através de suas críticas.
3) Os gestores não elogiam e os líderes enaltecem até os menores acertos e melhorias. Reconheça seus funcionários até mesmo nas menores realizações. Afinal quem não gosta de ter seus esforços verdadeiramente reconhecidos?
4) Os gestores focam as ocorrências ruins e os líderes enfatizam as boas. Não aponte só falhas de um funcionário ou da equipe, isso não faz ninguém ficar disposto a aprender ou a melhorar. Procure elogiar e fazer só críticas construtivas e pedindo e dando sugestões para melhoria individual e da equipe em geral.
5) Os gestores procuram ter crédito pessoal e os líderes creditam suas equipes. Lembre-se que seu sucesso depende do sucesso do seu funcionário e da sua equipe. O reconhecimento e crédito pelo trabalho executado vão deixar os funcionários e o ambiente de trabalho otimista, criativo e todos dispostos a enfrentar novos desafios.
Por fim e o mais importante. Uma boa administração não se baseia na força e imposição, mas sim na boa influência. Faça a experiência. Coloque em prática e você vai se surpreender com o interesse dos seus funcionários e a melhora na execução dos projetos que estejam sob sua responsabilidade.
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