Atualmente há uma renovação e abertura de novos cursos que deram origem a novas carreiras no mercado. Carreiras que serão visadas por empresas, senão desde já, pelo menos em futuro próximo.
1 - Procure se informar sobre as novas carreiras.
2 - Faça o que gosta e se especialize nas novas opções.
3 - Acompanhe a diversificação do mercado de trabalho
Áreas urbanas degradadas – esta é a preocupação gerada no meio ambiente por ocupações urbanas, que remete à busca pelos especialistas em restaurar as áreas degradadas. As empresas interessadas são construtoras, empresas de projeto, consultorias e aquelas públicas ligadas a obras de infraestrutura. O objetivo é selecionar profissionais que sejam capazes de elaborar planos de recuperação dos ambientes, principalmente nas grandes cidades. Engenheiros, arquitetos, geógrafos, cientistas sociais, projetistas e biólogos ou outros estudantes que fizeram pós-graduação em ciências biológicas, urbanismo, ecologia, engenharia ambiental e geografia terão maior facilidade de serem selecionados nesse ramo de atividade.
Resíduos – neste século a produção de lixo tem sido um grande problema. Há diferentes atividades envolvidas na destinação correta e segura do lixo, desde o residencial até o industrial, para evitar danos e acidentes ambientais. Esse ramo de atividade gera a necessidade de um gestor de resíduos que, no Brasil, tem a tendência de crescer nos próximos anos. Engenheiros ambientais, químicos e biólogos com especialização em tratamento e disposição de resíduos serão os profissionais mais procurados para preencher as vagas nesse ramo de atividade.
Inovação - gerenciar a inovação é o que as empresas esperam de um profissional dedicado a buscar o lançamento de novos produtos e serviços para garantir vantagens de mercado, otimização de processos e novas ferramentas tecnológicas para economia de tempo e dinheiro. Essa atividade tende a ser a próxima a ser muito intensificada no futuro. Administradores, psicólogos, profissionais de programação de sistemas com especialização em gestão da inovação, de pessoas e de processos, mas que devem ficar de olho nas atualizações em novas tecnologias de consumo e tendências de mercado formarão a equipe dos profissionais preferidos nessa área.
Especialista em idosos - a quantidade de idosos no Brasil deverá triplicar nas próximas décadas. O número de idosos com necessidade de cuidados vai dobrar até 2020 e quintuplicar até 2040. O gerontólogo, que é o especialista na saúde das pessoas idosas, terá a incumbência de planejar e dar soluções para aumentar a qualidade de vida dos idosos não só tendo em vista a saúde, mas também a inclusão social, contribuindo para desenvolver políticas públicas, programas educativos e, principalmente, para o bem estar da terceira idade. Todos os profissionais da saúde, administradores, profissionais formados em ciências sociais e pós-graduados em cursos afins podem ser aqueles escolhidos por empresas privadas ou públicas.
Essas são apenas algumas das inovações. Acompanhando o crescimento e diversificação do mercado não será difícil se identificar outras novas carreiras em desenvolvimento. Fique de olho e prepare-se para concorrer e ser selecionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário