O décimo mês do calendário letivo além de trazer consigo as comemorações da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também ganha destaque pela campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama, com estímulo da participação da população, empresas e entidades.
Iniciado nos Estados Unidos, a história da campanha remonta à última década do século passado, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, passando a ser realizado anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, etc.
Posteriormente teve início a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros espaços, momento importante para expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino, com a motivação e união de diversos povos em torno de tão nobre causa.
A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino, com a motivação e união de diversos povos em torno de tão nobre causa.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.
Dentre os incentivadores está o Centro Comercial Aricanduva, que a exemplo de cartões postais da cidade como o Monumento das Bandeiras, a Ponte Estaiada e os arcos do Anhangabaú – Viaduto do Chá, o shopping também chama a atenção das mulheres para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
A GAT Logística criou para a campanha um caminhão todo rosa com mensagens da importância da prevenção ao câncer de mama. O veículo se torna um importante aliado do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) ao disseminar informações sobre como prevenir o câncer de mama, indicando uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos regulares e exames periódicos.
Para celebrar o Outubro Rosa, a Fini Guloseimas e a Azul Linhas Aéreas, firmam parceria na luta contra o câncer de mama, e durante todo o mês de outubro, todos os passageiros que voarem pela Azul receberão uma embalagem de balas de gelatina em formato de aviãozinhos. Customizada especialmente para a campanha, a embalagem rosa faz homenagem ao público feminino.
O Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé) recebe, de 1º a 19 de outubro, o evento “Mulheres de Peito”. Em parceria com o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (Gbecam), o evento tem por objetivo informar e conscientizar o público feminino a respeito do câncer de mama, que afeta anualmente mais de 50 mil mulheres entre 35 e 54 anos.
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