terça-feira, 29 de abril de 2014

Convênio da radiologia é assinado em Mogi das Cruzes - SP

Os pacientes que serão atendidos no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, no Alto do Ipiranga, por meio de convênio com o Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, contarão com atendimento completo de radioterapia. Além da sessão de radioterapia no acelerador linear, os pacientes contarão com serviço farmacêutico, de enfermagem e fisioterapia. O atendimento aos paciente encaminhados pelo SUS começa nos próximos dias.

Durante a assinatura do convênio, ontem, o médico cancerologista Flávio Isaias Rodrigues, proprietário do Centro Oncológico, detalhou a estrutura que foi colocada à disposição do Instituto do Câncer. "Eles têm uma área exclusiva para atender os pacientes. Este espaço contará com entrada independente, dois banheiros, um consultório, uma sala e o aparelho de radioterapia. Mogi vai ganhar muito com isso. Fiquei satisfeito com o instituto", afirmou.

Nos próximos dias, atendimento será iniciado e pacientes terão, ainda, serviços de enfermagem, farmácia e fisioterapia no Centro Oncológico.


O acelerador linear é o equipamento responsável por fazer o tratamento de radioterapia dos pacientes que serão atendidos no centro. De acordo com a física médica Daniela Bottura Rodrigues, cada sessão de radioterapia dura, em torno, 15 minutos. "A radioterapia é um tratamento localizado, diferente da quimioterapia que é sistêmica. Este é um tratamento localizado que vai irradiar apenas para a região em que o paciente tem o tumor ou aquela que foi operada. Depois de fazer exames e passar por consultas, os pacientes fazem uma simulação antes do tratamento. Em seguida, é criado um bloco que protege as áreas que não devem ser tratadas", esclareceu a especialista.

O representante do Instituto de Câncer, José Carlos Ramos de Oliveira, informou que os profissionais que atenderão no centro, são de Mogi e região. "A preferência é contratar para as áreas técnica e de apoio, pessoas de Mogi. Sabemos que alguns funcionários eram do Centro Oncológico e serão contratados pelo instituto. Teremos o acelerador linear que é fundamental, mas ao lado disto, os pacientes terão todo o aparato de farmácia, enfermagem e o apoio", acrescentou.

O deputado estadual Fernando Capez (PSDB) esteve na assinatura do convênio. "Isto representa uma conquista para população de Mogi que necessita de tratamento oncológico e também para toda a região. O município não tinha este equipamento importante de atendimento e agora passa a ter. Este é um momento de celebração", afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário