quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dica - Construa sua marca e se torne uma grife.

R7 Executivo idade 300x225 Construa sua marca e se torne uma grife
Não importa se você quer mudar de emprego ou pretende investir suas fichas em uma promoção. Estar na vitrine é questão de vida ou morte. Por isso, procure construir uma imagem positiva. Quem planeja alçar voos no mercado de trabalho não pode se esconder atrás do computador e achar que seus esforços estão sendo vistos pelo chefe.  Mostre-se!

1 - Não seja inibido. Mostre seus talentos.
2 - Revise seu visual, inove sua aparência.
3 - O sucesso depende só de você e de como se apresenta.
Seja uma grife, cuide dela com carinho. A imagem é um produto que construímos todos os dias. Crie sua identidade como se fosse uma espécie de impressão digital. Valorize o que é mais marcante em sua personalidade, que habilidades você tem. Vivemos em uma sociedade que valoriza a aparência, a embalagem.
Pense que enquanto marca pessoal, você é um produto que precisa ter visual caprichado para causar boa impressão. Aprenda também a “vender seu peixe” e dê um impulso na imagem que as pessoas terão de você. Abra-se para o novo e as portas estarão sempre abertas para você. Acredite, o sucesso depende de como nos posicionamos e somos vistos.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Dica - Por que ser honesto no trabalho

R7 Roubar empresa 300x203 Por que ser honesto no trabalho
Muita gente se vê tentado a desviar recursos da empresa onde trabalha, seja porque a pessoa está endividado até o pescoço ou mesmo porque a empresa é desonesta e de uma certa forma o funcionário acredita que tirar um pequeno pedaço não vai fazer mal a ninguém. Pode ser que a pessoa não seja descoberta, mas correr o risco não vale a pena. Você pode pensar “tem tanto bandido solto por aí nas empresas se dando bem, por que eu tenho que me ferrar sendo honesto?”.

1 - Não pratique a desonestidade, nem caia na conversa de quem é desonesto.
2 - Mesmo pequenos desvias são descobertos com o tempo.
3 - Não aceite participar de fraudes por pressão de chefes.
Ser honesto é uma questão de caráter. As pessoas podem enganar aqui ou ali e até se dar bem em algum momento, mas não existe coisa pior do que ver seu nome manchado ao ser descoberto. Pequenos delitos podem ser difíceis de serem descobertos, só que dificilmente a pessoa vai parar por aí. O funcionário vê que é fácil e quando se dá conta, a coisa tomou outra proporção. Se descoberto, ele será demitido por justa causa e terá uma imagem prejudicada no mercado.
Sim, na hora de procurar um novo emprego o recrutador vai pedir referências sobre o candidato à antiga empresa. E atitudes como essas não só mancham o currículo, arruínam a carreira de qualquer um. Então, é preciso refletir se realmente vale a pena correr esse risco por um pequeno deslize. A tentação pode ser grande, mas pense até que ponto vai resolver seu problema ou causar um ainda maior.
Mesmo funcionários que detém informações sobre falcatruas da empresa não devem cair na tentação de fraudar a companhia, por achar que ela ficará calada com medo de acusações. Do mesmo jeito que não se deve cometer nenhuma fraude sob pressão do chefe ou participar de negociações ilícitas sob ameaça de perder o emprego. A integridade não tem preço e quem é honesto sempre terá espaço no mercado.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Dica - Se você não gosta de inovar, fique esperto

R7 Mudar de emprego 225x300 Se você não gosta de inovar, fique esperto
Criar, ousar, inventar, explorar, imaginar, ser pioneiro. Estas palavras descrevem o que você faz? Se não descrevem, está na hora de acordar para uma dura realidade: talvez você tenha se tornado dispensável para a sua empresa ou transformado seu negócio irrelevante para o mercado. Só sobreviverão aqueles que melhor se prepararem para enfrentar as turbulências e não apenas os que dão resultado nos momentos de calmaria.

1 - Não fique para trás. Inove sempre.
2 - Estude, invente, tente e transforme a rotina em algo dinâmico.
3 - Enfrente novos desafios.  Tenha coragem e não se deixe intimidar por obstáculos que possam aparecer.
Aja, reaja, inove, tome uma atitude, seja diferente de seu concorrente. Faça o que ele não está fazendo, saia na frente e se antecipe às suas ações. Diante da velocidade com que a informação circula na era digital, não esqueça de que a concorrência pode estar lançando um produto tão bom ou melhor do que o seu. Costumo dizer que apenas os visionários conseguem enxergar muito além do que está sob seus olhos.
É aqui que nasce o inovador. Aquele que encontra oportunidades onde ninguém é capaz de chegar. Surpreende a todos com suas descobertas, com suas conquistas. São verdadeiros arqueólogos de grandes achados, um típico “Indiana Jones” dos negócios – curiosos, corajosos e determinados. Não é à toa que a Apple sempre foi considerada uma usina de inovação. E mesma ela já enfrenta uma forte concorrência que se acirrou após a morte do seu criador Steve Jobs – responsável pelas ideias brilhantes que transformaram nossos hábitos de consumo.
Se você resiste a mudanças e tem dificuldade em inovar, aqui vai um recado: os covardes nunca tentam, os fracassados nunca conseguem e os vencedores nunca desistem.
fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Dica - O salário nunca dá até ao final do mês?

R7 Trabalho muito sem aumento 300x300 O salário nunca dá até ao final do mês?
Seu salário sempre acaba antes de terminar mês e aí você recorre a algum tipo de empréstimo para conseguir pagar outro? Alerta! Endividar-se é um mau hábito que a maioria da população brasileira vem se acostumando, mas é uma tremenda cilada. Já pensou se você perde o emprego? Viver na corda bamba não é nada bom para o seu bolso, muito menos para sua vida pessoal.

1 - Faça um planejamento financeiro e gaste o que deve sem exageros.
2 - Empréstimos para pagar outros empréstimos é ficar endividado para sempre!
3 - Viva de acordo com o salário que recebe para não ter dor de cabeça no futuro.
Se você é consumista, lembre-se de que para gastar é preciso fazer escolhas. Se lhe falta dinheiro hoje, provavelmente você fez más escolhas no passado. Se não te sobra dinheiro,comece já a repensar seus hábitos se quer ter alguma segurança no futuro.
Não dá para pagar o supermercado, o aluguel ou a escola de seus filhos? Pense bem e perceba se não houve algum excesso na hora de fazer suas escolhas. Não esqueça de que é preciso aprender a viver com aquilo que se tem. Gastar mais do que ganha é um pecado mortal.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Dica - Você costuma deixar as tarefas pra última hora?

R7 Trabalho pressão 246x300 Você costuma deixar as tarefas pra última hora?
O hábito de deixar as coisas pra depois é uma característica inerente ao ser humano. Se sua agenda vive repleta de atividades não concluídas, saiba que você é vítima desse mal, também conhecido por procrastinação. O que fazer então para acabar com a mania de empurrar com a barriga até o último minuto? Antes de mais nada, procure traçar objetivos e prioridades. Mas fuja de metas inalcançáveis e abstratas, senão vai acabar caindo no comodismo novamente.

1 - Deixar pra depois é um hábito que deve ser evitado.
2 - Programe-se. Tente não deixar pendências.
3- Encare todas as tarefas como desafios que serão cumpridos a tempo.
Vá atrás de uma motivação maior que sustente suas metas. Por exemplo, se você precisa entregar o relatório com as ações do mês, lembre-se de que ao entregar o material com antecedência ganhará pontos com o chefe e no momento da avaliação de desempenho suas chances de promoção serão maiores.
Planeje seu dia a dia com prazos apertados para que não sobrem pendências. Quanto mais você impuser senso de urgência mesmo em compromissos que não são urgentes, menores serão os riscos de não cumprir seu trabalho. Além, é claro, de sobrar tempo para resolver “incêndios” que surgem sem você esperar.
Por último, adicione doses extras de adrenalina. O hábito de procrastinar é reflexo do modelo mental de determinadas pessoas, ou seja, a maneira como o cérebro delas é programado para reagir às circunstâncias. Por isso, é importante buscar mecanismos que deem ânimo ao que irá encarar pela frente. O estresse e o cansaço são dois grandes vilões nesse processo. Se você anda esgotado, tente desligar nos finais de semana e não deixe de tirar férias. O equilíbrio é fundamental.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Dica - Mudar de carreira: qual o momento certo.

R7 Carreira em Alta 300x300 Mudar de carreira: qual o momento certoHá dois momentos para avaliar em que estágio da carreira a pessoa está. O primeiro é entre 30 e 35 anos, depois de já ter oito ou dez anos de estrada. Faça um balanço do que vem fazendo pra ver se realmente é isso que você quer, se conseguiu o progresso que esperava, se há boas perspectivas de crescer ainda mais e se você se sente feliz com o que está fazendo.
1 - Analise o estágio da sua carreira.
2 - Quer arriscar em algo novo? Cuidado com o planejamento.
3 - Gosta do que faz e se sente realizado? Parabéns e continue se atualizando e servindo de referência para os futuros profissionais.

Quando algum desses pontos for insatisfatório,vale a pena dar um salto em sua trajetória profissional. O segundo momento é quando a pessoa está chegando aos 50 anos e precisa pensar no seu pós-carreira. Com o aumento da longevidade, cada vez mais será importante a pessoa vislumbrar o que fará ao sair do mercado. Aqui pode ser interessante se preparar para ter uma carreira diferente daquilo que fez a vida inteira.
No entanto, muito cuidado ao dar uma reviravolta na carreira. Toda sua experiência e conhecimento anteriores não devem ser jogados no lixo. Pelo contrário. Do mesmo jeito que não se deve abandonar o emprego e arriscar sem ter um plano B em vista, as mudanças radicais de rumo não são aconselháveis.
Começar tudo do zero exige planejamento, dar vários passos pra trás, ganhar menos, trabalhar mais e competir com gente bem mais preparada.  Agora, se você está satisfeito onde está, parabéns. Se você gosta de arriscar, esse pode ser o momento. O mercado está aquecido e ávido por gente qualificada.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2014/07/25/mudar-de-carreira-qual-o-momento-certo/

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem inscrições para concurso público

Candidatos podem se inscrever até 11 de agosto no site da organizadora.
Taxas de inscrição vão de R$ 35 a R$ 80; confira os cargos disponíveis.


O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está com inscrições abertas para concurso público para a seleção de profissionais de níveis superior, médio e fundamental nas área da saúde e administrativa. O prazo termina no dia 11 de agosto. A prova escrita será realizada em setembro. Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 35 a R$ 80.
No site da organizadora, é possível ver o edital (acesse o edital).
No nível superior, as vagas são para: analista, biólogo, biomédico ou farmacêutico-bioquímico, enfermeiro (hemodiálise), enfermeiro (neonatologia), enfermeiro (unidade de centro cirúrgico, sala de recuperação pós anestésica, centro cirúrgicoambulatorial e/ou centro de material), médico (cirurgia vascular periférica), médico (ginecologia e obstetrícia), médico (infectologia), médico (medicina interna), médico (nefrologia), médico (oncologia pediátrica), médico do trabalho e psicólogo.
Para o nível médio, os cargos são para: profissional assistencial (monitor de creche), profissional assistencial (serviço de farmácia), técnico de enfermagem (centro de tratamento intensivo), técnico de enfermagem (emergência adulto e pediátrica), técnico de enfermagem (hemodiálise), técnico de manutenção (eletroeletrônica), técnico em nutrição e dietética, técnico em radiologia (radiologia), técnico em radiologia (radioterapia), técnico em secretariado.
Para os cargos de nível fundamental, as vagas são para: profissional de apoio (processamento de roupas), profissional de apoio (costura),  profissional de apoio (marcenaria).

Câncer institucional - Governo de Rondônia descumpre lei federal e expõe servidores a risco de morte

Brasília/DF – O governador de Rondônia, médico Confúcio Moura, está forçando os técnicos e tecnólogos em Radiologia que são servidores públicos a trabalharem de 40 a 44 horas semanais. Embora o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) já tenha alertado reiteradas vezes sobre o efeito nocivo da medida, o poder público ignora as recomendações e age à revelia da legislação federal, colocando em risco a vida dos profissionais ocupacionalmente expostos aos efeitos biológicos das radiações ionizantes.
De acordo com o Artigo 14º da Lei n.º 7.394/85 e com o Artigo 30º do Decreto n.º 92.790/86, esses profissionais só poderiam laborar 24 horas por semana. A carga horária especial decorre da altíssima insalubridade inerente ao exercício das técnicas radiológicas e, além de estar fundamentada legalmente, encontra ressonância na Portaria ANVISA n.º 453/98, na NR 32 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e na Convenção 115 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) , Valdelice Teodoro, todas as medidas legais possíveis já foram tomadas para corrigir o problema. Contudo, ainda não há resolução de mérito e, enquanto isso, os gestores públicos rondonienses insistem em manter os profissionais das técnicas radiológicas em condições inaceitáveis de trabalho.
“Estou inconformada com a situação. Primeiro, tentamos dialogar. Como não houve abertura, entramos na justiça. Entretanto, o caso continua em aberto e os profissionais são obrigados a trabalhar dessa forma. São obrigados a aceitar a condição absurda de trabalho a que estão submetidos, pois dependem do emprego para sobreviver e sustentar suas famílias”, lamenta.
Para o assessor jurídico do CONTER, doutor Antônio Cesar Cavalcanti Junior, o governo estadual deveria atender à legislação federal e não poderia legislar sobre uma profissão regulamentada, pois essa prerrogativa é privativa da União e, consequentemente, cabe exclusivamente ao presidente da República.
“O poder executivo estadual, ao agir como bem entende e sem nenhum critério, atenta contra sua população e coloca em risco a saúde dos servidores, além de deixar de observar aspectos fundamentais do estado democrático de direito”, lamenta.
Entenda os riscos
Se, por um lado, a radiação ionizante é indispensável para a realização dos diagnósticos por imagem, por outro, pode causar danos ao organismo humano, caso a operação da tecnologia não seja feita dentro de estritos limites de segurança. Os raios X não têm cheiro, não tem cor ou gosto, mas têm a capacidade de atravessar o corpo e, em excesso, pode provocar alterações genéticas. Portanto, é necessário que haja um controle rigoroso das horas de trabalho, das doses absorvidas e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
De acordo com a Portaria ANVISA n.º 453/98, os limites pessoais determinados pela legislação são de 50 milisieverts (mSv) de dose efetiva por ano, devendo possuir uma média de 20 mSv em 5 anos, além de valores intermediários durante os meses, que traduzem níveis sujeitos à investigação e/ou intervenção laboratorial (exames citogenéticos) e notificação às autoridades reguladoras.
Para monitorar essas doses, o profissional que lida diretamente com o equipamento deve usar um dispositivo chamado dosímetro. Os efeitos das radiações ionizantes são classificados em dois tipos: os estocásticos e os determinísticos. O primeiro ocorre em função de pequenas exposições por longos intervalos de tempo, não possuindo um limiar de dose e se manifesta, principalmente, por alterações genéticas malignas (câncer). Os efeitos determinísticos ocorrem em função de altas doses de radiação em curtos intervalos de tempo.
Um indivíduo que seja exposto a uma alta dose no cristalino, por exemplo, terá catarata; um indivíduo exposto na região das gônadas poderá ficar estéril temporariamente ou permanentemente, em função da dose que recebeu. Uma irradiação de corpo inteiro ou uma contaminação, como ocorreu em Goiânia com o Césio 137, pode gerar efeitos imediatos como náuseas, vômito, diarréia, dor de cabeça e até mesmo aborto espontâneo, colapso do sistema nervoso e a morte do indivíduo. A radiossensibilidade celular está diretamente relacionada com a taxa de reprodução do grupo celular. Quanto maior a taxa de reprodução, maior a radiossensibilidade. Então as células da pele, tireóide, gônadas e cristalino estão mais suscetíveis aos efeitos biológicos das radiações ionizantes.
Portanto, devem estar protegidas no momento da exposição. Contudo, atualmente, os operadores desses equipamentos na área de segurança trabalham sem nenhum cuidado ou acompanhamento à saúde. É recomendado que os operadores de escâneres façam exame de sangue com contagem de plaquetas a cada seis meses e, ao sinal de queda, o profissional seja afastado preventivamente até o reestabelecimento das taxas. Há riscos para qualquer indivíduo exposto ocupacionalmente, mesmo que o equipamento produza baixas taxas de dose, em função das características de ocorrência dos efeitos estocásticos.
Os riscos gerados por esse tipo de equipamento mudam em função das pré-disposições genéticas de cada indivíduo, podendo se agravar em crianças. A tese de que a radiação ionizante de baixa intensidade não é nociva à saúde humana já foi derrubada em diversos artigos científicos de renome internacional. É consenso no meio acadêmico que a exposição à radiação sem um rigoroso controle das doses absorvidas provoca alterações do material genético das células e pode causar problemas de saúde, como câncer, anemia, pneumonia, falência do sistema imunológico, problemas na pele, entre outras doenças não menos graves, que podem induzir ao infarto ou derrame. Entre os grupos de risco, o principal é o das gestantes. Uma grávida não pode ser exposta, principalmente, se estiver no primeiro trimestre da gravidez, período em que o feto tem maior nível de radiossensibilidade.
Dependendo da exposição, a radiação pode perdurar em uma contagem significativa, gerando risco de efeitos biológicos para a criança. Servidores tentaram resolver o problemaDepois de tentar dialogar e constrangidos pela falta de sensibilidade do Governo de Rondônia, os profissionais das técnicas radiológicas, com o apoio do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 18ª Região (CRTR Acre/Rondônia) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado de Rondônia (Sindsaúde/RO), se articularam e conseguiram aprovar um projeto de lei estadual, com o objetivo de garantir a consecução dos direitos sociais previstos na legislação federal.
Em retaliação, o governador de Rondônia,Confúcio Moura, vetou a nova lei. Não obstante, a Assembleia Legislativa derrubou o veto e promulgou a norma, que deveria ter entrado em vigor. Mas isso não aconteceu, pois o governo entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), sob alegação de que houve vício no processo e que somente o poder executivo poderia elaborar uma norma deste gênero. Ou seja, a completa burla do necessário.
Para quem quiser conferir, o número do processo no TJ/RO é 0011622.39.2013.822.0000.
“Não é razoável, moral, legítimo, lícito, tampouco sanitário que os agentes públicos, em se tratando de trabalho, profissões e sobretudo, a saúde dos profissionais e pacientes, adotem práticas sem fundamento para prejudicar direitos que preservam à saúde dos profissionais ou editem normas sem nenhum cunho científico ou motivador, sob a falácia de economia ou gestão, causando danos irreparáveis à saúde de todos”, considera o assessor jurídico do CONTER, doutor Antônio Cesar Cavalcanti Jr.
Sobre o CONTER - O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) foi criado em 4 de junho de 1987 e tem a função de normatizar e manter o controle jurisdicional das técnicas radiológicas no Brasil. Nos Estados, o braço do CONTER são os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs), que mantêm rotas sistemáticas de fiscalização para coibir o exercício ilegal da profissão. O Sistema CONTER/CRTRs é composto pela entidade nacional e mais 19 Regionais, que cobrem todos os Estados brasileiros. Atualmente, o Sistema CONTER/CRTRs mantém a inscrição de 93 mil técnicos e tecnólogos em Radiologia em todo o Brasil.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Unidade móvel realizará mamografias e atividades sobre o câncer de mama

O evento ainda contará com palestras e debates. A carreta ficará instalada no estacionamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.


A partir desta segunda-feira (21) o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente receberá a campanha 'Mulheres de Peito', que terá atividades de conscientização sobre o câncer de mama. Uma carreta com equipamento apropriado para exames ficará instalada no estacionamento do hospital.
Em parceria com o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama, o evento contará com debates e palestras, além de uma equipe que realizará mamografias gratuitas.
Serão promovidos 50 exames diários, com encaminhamento médico para os casos em que houver necessidade. As pacientes com indicação de Birad ´s IV em diante, são direcionadas para consulta direta com o mastologista. O agendamento é feito pela própria equipe da Unidade Móvel.
Os exames com Birad´s 0, são feitos os completos de magnificação, compressão e quando necessário exame de ultrassom, na própria Unidade Móvel e se for necessário já é feita a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
A equipe da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (IDI) disponibilizada para atendimento diário é composta por agentes administrativos e técnicas em radiologia médica.
Serviço
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h. O Hospital do Câncer fica na Avenida Coronel Marcondes, 2380, ao lado da Santa Casa.

domingo, 20 de julho de 2014

Concurso Público - Radiologia

ORGANIZAÇÃO SOCIAL VIVA RIO - RJ

Concurso Público
Provas Objetivas e Títulos (Certificados de Cursos de Extensão)


TÉCNICO EM RADIOLOGIA: 07 vagas, 06 (regulares) + 01 (pessoa com deficiência)
REMUNERAÇÃO: R$ 1.910,97

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00

INSCRIÇÃO INTERNET:
http://www.ceperj.rj.gov.br/

INSCRIÇÃO LOCAL: Na Sede da CEPERJ, sito à Avenida Carlos Peixoto, nº54, Térreo – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ (de segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos).

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15/07/14 a 10/08/14

PROVA: Específica, Português, SUS 
PROVA DE TÍTULOS (CERTIFICADOS DE CURSOS DE EXTENSÃO): 10 pontos

BANCA: Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ

DATA DO CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO (CCI): 20/08/14
DATA DA PROVA OBJETIVA: 24/08/14
DATA DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA: 10/09/14
CONVOCAÇÃO E ENTREGA DE TÍTULOS (CERTIFICADOS DE CURSOS DE EXTENSÃO): 10/09/14 a 12/09/14
DATA DO RESULTADO FINAL: 07/10/14

REGIME JURÍDICO CLT
Fonte: CEPERJ em 15/07/14

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Criciúma terá curso de técnico em radioterapia

Curso é uma oportunidade para técnicos em radiologia interessados em trabalhar no serviço de radioterapia

A partir de outubro o Hospital São José, de Criciúma, em parceria com o Centro Educacional Logo e Instituto Filadélfia promovem o curso para técnico em radioterapia. O curso é uma oportunidade para técnicos em radiologia interessados em trabalhar no serviço de radioterapia. A partir de outubro deste ano, se torna necessária a especialização, pedido este, exigido pelo Conselho Regional de Radiologia aos profissionais que queiram exercer a profissão nesta área.
O curso terá duração de um ano e será ministrado por médicos radioterapeutas, físicas médicas e equipe multidisciplinar do São José. As vagas são limitadas. Interessados devem entrar em contato com o professor Jorge Chiodini pelo e-mail: jorge.ch@terra.com.br
Colaboração: Kátia Farias/Comunicação Hospital São José
fonte - http://www.engeplus.com.br/noticia/educacao/2014/criciuma-tera-curso-de-tecnico-em-radioterapia/

terça-feira, 15 de julho de 2014

Pernambuco - Facipe abre inscrições para vestibular com sete novos cursos.


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2014.2 da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Os interessados devem acessar o site www.facipecomvoce.com.br, até a quarta-feira (16), onde também podem encontrar o edital para download. Este ano, a Facipe disponibilizará sete novos cursos para a seleção de segundo semestre.

Os novos cursos da instituição são engenharia civil, engenharia de produção, ciência da computação, sistemas de informação e as graduações tecnológicas em design de interiores, gestão de RH e redes de computadores.

As graduações em administração, direito, biomedicina, enfermagem, odontologia e nos cursos tecnológicos de estética e cosmética, radiologia e gestão financeira serão oferecidas normalmente. Com exceção do curso de odontologia, os candidatos poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre 2011 e 2013, no lugar do vestibular tradicional. Para tanto, é necessário ter tirado ao menos 400 pontos na redação do exame. 

As provas estão marcadas para os dias 19, 20 e 21 de julho, às 14h30, 9h e 19h, respectivamente, e terão duas horas e meia de duração. Inicialmente, todos os exames serão realizados na própria Facipe, podendo utilizar outras localidades se a demanda pedir. O endereço estará no cartão de confirmação, que ficará disponível para download no site da instituição, a partir do dia 17. 

A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de julho. Os cursos da Facipe são oferecidos em dois turnos (manhã e noite), com exceção do curso de Tecnologia em Gestão Financeira (noite). Os estudantes da instituição têm a possibilidade de até 100% de financiamento do curso pelo FIES (Financiamento Estudantil).

Laudos à distância facilitam o acesso ao atendimento de qualidade em regiões interioranas


Seguindo a tendência das novas tecnologias, que auxiliam e contribuem para que os tratamentos ligados à saúde sejam mais eficientes, as clínicas de radiologia odontológica estão aderindo à telerradiologia %u2013 uso de diagnóstico por imagem à distância. O método une a radiologia, a tecnologia da informação (TI) e a Internet, para gerar laudos de exames à distância, permitindo a elaboração do plano de tratamento mais adequado para cada paciente.
A telerradiologia oferece diversas vantagens, como redução do custo operacional e de infraestrutura, interação entre profissionais para analisar os diagnósticos e elaboração de laudos mais completos. %u201CLaudos à distância são uma tendência, assim como na área de diagnóstico médico. O crescimento da demanda e a capilarização de clínicas odontológicas, principalmente pelo interior do país, estão tornando a telerradiologia odontológica mais que uma tendência, uma necessidade%u201D, comenta Hugo Rosin, diretor executivo da DVI Radiologia, rede de franquia especializada em diagnóstico por imagem.
Além disso, essa nova tecnologia facilita a acessibilidade e o atendimento em regiões interioranas, onde a disponibilidade de profissionais habilitados e qualifcados é reduzida. %u201CContar com serviços de telerradiologia é ter a certeza que, pacientes e profissionais, poderão ser atendidos de maneira mais eficaz, pois contarão com laudos em prazos menores e resultados mais confiáveis%u201D, afirma Rosin.
Os benefícios não são apenas para os pacientes, mas também para os profissionais, que conseguem melhorar o nível dos serviços de sua clínica, oferecendo diagnósticos e planejamentos de implantes e cirurgias de média ou alta complexidade, com maior eficiência e precisão.
Vale ressaltar que, para as clínicas que utilizam o serviço, o investimento é mínimo. Uma conexão de internet razoável basta para o envio das imagens, que é feito através de um sistema próprio e também é utilizado para o envio dos resultados de volta.
Sobre a DVI Radiologia

Fundada em 2005, a DVI - Diagnóstico Volumétrico por Imagem %u2013 é uma empresa especializada em diagnóstico por imagem em Odontologia. A empresa nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria do cotidiano dos cirurgiões-dentistas, estendendo seus benefícios para pacientes de diversas especialidades odontológicas.
Contando com clínicas 100% digitais, em oito cidades do interior de São Paulo (Araraquara, Barretos, Catanduva, Franca, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga), a DVI possui estrutura moderna, com equipamentos de última geração para a realização de exames odontológicos por imagem. Site: www.dviradiologia.com.br.

Saúde - Exame de toque: 60% dos homens são diagnosticados com doenças em estágio avançado

 Apesar do índice elevado, urologista afirma que preconceito está sendo combatido

Na semana em que se celebra o Dia do Homem (15), o Centro de Referência em Saúde do Homem chama a atenção do público masculino para os cuidados com a saúde da próstata.

Segundo o coordenador da unidade, Claudio Murta, cerca de 90% dos homens que vão ao consultório aceitam realizar o exame do toque retal indicado pelo médico especialista. O problema, alerta o médico, é que cerca de 60% desses pacientes já chegam com doenças em estágio avançado. 

Ele explica que, culturalmente, o homem não vai ao médico.

— Nos casos das doenças da próstata, na maioria dos casos, o paciente só vai, levado pela parceira ou familiares, quando já está com dor e dificuldades para urinar.

Exame de toque dói? Veja os mitos e verdades sobre o câncer de próstata
O exame do toque retal é realizado no consultório de forma rápida e indolor. A avaliação é realizada por um médico urologista e consiste em um dos principais métodos para detecção precoce do câncer de próstata, juntamente com o exame do PSA (Prova do Antígeno Prostático). Deve ser realizado, normalmente, a partir dos 50 anos de idade.

Para Murta, o problema do preconceito só atrapalha a prevenção de uma doença que é grave.

— Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, com acompanhamento na infância, adolescência e vida adulta. Mais do que desmistificar o preconceito do exame do toque retal, é importante que o homem mantenha hábitos saudáveis para tratar a doença de forma menos agressiva, com mais chances de cura.

Seis passos para prevenção do câncer de próstata:

1) Não fumar

2) Controlar o peso

3) Praticar atividade física regular

4) Ingerir, pelo menos, três porções de tomate por semana

5) Consumir mais peixe: mais de duas porções por semana

6) Reduzir o consumo de carne vermelha. O ideal é comer menos de três porções por semana


fonte - http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Exame_de_toque_60_dos_homens_sao_diagnosticados_com_doencas_em_estagio_avancado&edt=34&id=371402

Saúde - Um terço dos casos de Alzheimer poderia ser evitado, segundo estatística

Um em três casos de Alzheimer no mundo poderia ser evitado, segundo um levantamento estatístico realizado por cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha.
A equipe analisou dados baseados em levantamentos populacionais para verificar quais são as principais associações entre comportamentos e o surgimento do Alzheimermais tarde na vida.
Considerando essas associações como fatores de risco para desenvolver a doença, os pesquisadores afirmam que, evitando esses comportamentos, as pessoas poderiam estar evitando ter a doença no futuro.
Esses fatores são: diabetes, hipertensão na meia-idade, obesidade na meia-idade, sedentarismo, depressão, tabagismo e baixo nível de instrução.
Segundo os cientistas, um terço dos casos de Alzheimer podem estar conectados a tais fatores, ligados ao estilo de vida, que podem ser modificados.
A equipe não estudou os eventuais mecanismos que eventualmente conectariam os comportamentos à doença e, portanto, não comprovaram uma causalidade entre o que eles chamam de "fatores de risco" e o Alzheimer.
Eles apenas associaram as informações disponíveis nos estudos populacionais à doença.
Em mais um exercício estatístico, a equipe analisou como a redução destes fatores poderia afetar o número dos casos da doença no futuro. Os resultados mostraram que, reduzindo cada fator em 10%, quase nove milhões de casos da doença poderiam ser evitados até 2050.
As atuais estimativas sugerem que mais de 106 milhões de pessoas no mundo todo viverão com Alzheimer em 2050, mais de três vezes o número de pessoas afetadas em 2010.
Carol Brayne e seus colegas publicaram seu levantamento na revista The Lancet Neurology.

Dispositivos como o iPad podem causar alergia na pele

Os acabamentos de níquel com os quais são fabricados alguns dos

dispositivos eletrônicos mais usados, como por exemplo o iPad,

podem produzir alergias dermatológicas, segundo um relatório

publicado nesta segunda-feira (14) pela revista especializada

Pediatrics. A publicação estudou o caso de um jovem de 11 anos de

San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, cuja reação alérgica

está diretamente relacionada ao uso do tablet da Apple, que provocou

erupções e coceiras.


As reações alérgicas ao níquel não têm consequências mortais, mas podem causar dor e inclusive

requerer tratamento com esteroides e antibióticos, advertiu Sharon Jacob, dermatologista do Hospital

Infantil Rady, onde a criança foi tratada. "Ele usava o iPad de maneira diária", explicou a doutora, que

também disse que o jovem teve que se ausentar da escola por causa da alergia. Jacob detalhou que

a criança estava sofrendo de uma patologia comum da pele que se caracteriza pela aparição de

escamas cutâneas e que também desenvolveu uma erupção diferente em todo o corpo, que não

respondia ao tratamento padrão.


As provas dermatológicas mostraram a existência de uma alergia ao níquel e os médicos concluíram

 que a reação se
 remontava exatamente ao momento em que sua família tinha adquirido o iPad, em 2010. Os médicos 
fizeram um teste sobre o dispositivo e detectaram um composto químico com níquel que se encontra
 no revestimento exterior da tablet.


O relatório de Pediatrics alerta sobre as reações com relação a este metal, utilizado em vários 

produtos, também em smatphones e computadores, são cada vez mais comuns e faz 
referência aos dados sobre o censo americano que indicam que a porcentagem de crianças
 com reações alérgicas ao níquel é agora de 25%, enquanto há uma década era de 17%.

Maceió - Diagnósticos Santa Casa centraliza a entrega de exames.

Os clientes da Santa Casa de Maceió que realizarem exames de radiologia, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e de Medicina Nuclear contam agora com mais uma comodidade: a entrega de exames centralizada na unidade Diagnósticos Santa Casa.
Os exames podem ser retirados na antiga sala de atendimentos da Ressonância Magnética-SUS. A unidade Diagnósticos Santa Casa localiza-se na Rua Barão de Maceió, no complexo da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Uberaba - Equipamentos para radiologistas

 Por falta de empresas interessadas, a Secretaria Municipal de Saúde revogou processo licitatório destinado a contratar empresa para fornecer os dosímetros e implantar os serviços de medição dos níveis de radiação dos profissionais que atuam na área de radiologia. A falta dos equipamentos de proteção individual foi denunciada no início do ano por sindicalistas. Em abril, a Prefeitura realizou uma compra emergencial para suprir a demanda até a conclusão do processo licitatório.
O presidente do SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Luiz Carlos Santos, confirma que os aparelhos da compra emergencial já estão disponíveis para medir os níveis de radiação dos profissionais. Entretanto, o líder sindical ressalta que será cobrada a contratação de uma empresa para executar o serviço em longo prazo. “Já enviamos um ofício pedindo informações à Prefeitura. Vamos solicitar a abertura de um novo processo licitatório porque queremos assegurar que não haverá interrupção no procedimento”, salienta.
 
 A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que, após a revogação, uma requisição já foi feita para a abertura de novo processo licitatório. Além disso, o departamento posiciona que outra compra emergencial será realizada para evitar a falta de dosímetros até que a licitação seja concluída. (GB)

FAB abre inscrições para mais de 90 vagas temporárias no Brasil

Oportunidades são voltadas para candidatos com níveis médio e técnico.
Seleção tem períodos de inscrições específicos conforme cada área.


A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu inscrições para seleção de profissionais de nível médio para prestação do serviço militar temporário e voluntário. Mais de 90 vagas serão oferecidas emManaus, para ambos os sexos, em 12 especialidades. As vagas são para áreas e cargos variados. Entre eles: eletricidade, obras, administração, enfermagem, radiologia, eletrônica, informática.
EspecialidadesPeríodo de inscrição
Eletricidade, Obras, Pavimentação e Topografia.07 a 11 jul
Administração, Enfermagem, Laboratório e    Radiologia.14 a 18 jul
Arrumador, Eletrônica, Informática, Manutenção    de Aeronaves e Motorista.21 a 25 jul
Os candidatos selecionados serão incorporados como Terceiros-Sargentos e, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação para Praças (EAP), integrarão o Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCon).
Para participar do exame, os profissionais devem ter entre 19 e 45 anos e possuir o ensino médio completo, além de curso técnico de nível médio de acordo com a formação profissional de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER).
A FAB divulgou que os interessados devem ficar atentos aos períodos para inscrição, que são específicos para cada área. As inscrições serão realizadas presencialmente ou via procuração. O período para áreas de eletricidade, obras, pavimentação e topografia começou nesta segunda-feira (7) e segue até o dia 11 julho.
Para as áreas técnicas de administração, enfermagem, laboratório e radiologia, os candidatos o período de inscrição é de 14 a 18 de julho. Entre os dias 21 e 25 de julho ocorrerão as inscrições para arrumador, eletrônica, informática e motorista.
A seleção conta com avaliação curricular e inspeção de saúde, conduzida pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR). Outras informações do processo seletivo podem ser acessadas pelosite do Comando-Geral do Pessoal.
As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos do QSCon serão concedidas. Caso demonstrem interesse em permanecer na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da Aeronáutica (COMAER), mediante apresentação de requerimento ao Diretor de Administração do Pessoal, e a prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.