quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dica - Por que ser honesto no trabalho

R7 Roubar empresa 300x203 Por que ser honesto no trabalho
Muita gente se vê tentado a desviar recursos da empresa onde trabalha, seja porque a pessoa está endividado até o pescoço ou mesmo porque a empresa é desonesta e de uma certa forma o funcionário acredita que tirar um pequeno pedaço não vai fazer mal a ninguém. Pode ser que a pessoa não seja descoberta, mas correr o risco não vale a pena. Você pode pensar “tem tanto bandido solto por aí nas empresas se dando bem, por que eu tenho que me ferrar sendo honesto?”.

1 - Não pratique a desonestidade, nem caia na conversa de quem é desonesto.
2 - Mesmo pequenos desvias são descobertos com o tempo.
3 - Não aceite participar de fraudes por pressão de chefes.
Ser honesto é uma questão de caráter. As pessoas podem enganar aqui ou ali e até se dar bem em algum momento, mas não existe coisa pior do que ver seu nome manchado ao ser descoberto. Pequenos delitos podem ser difíceis de serem descobertos, só que dificilmente a pessoa vai parar por aí. O funcionário vê que é fácil e quando se dá conta, a coisa tomou outra proporção. Se descoberto, ele será demitido por justa causa e terá uma imagem prejudicada no mercado.
Sim, na hora de procurar um novo emprego o recrutador vai pedir referências sobre o candidato à antiga empresa. E atitudes como essas não só mancham o currículo, arruínam a carreira de qualquer um. Então, é preciso refletir se realmente vale a pena correr esse risco por um pequeno deslize. A tentação pode ser grande, mas pense até que ponto vai resolver seu problema ou causar um ainda maior.
Mesmo funcionários que detém informações sobre falcatruas da empresa não devem cair na tentação de fraudar a companhia, por achar que ela ficará calada com medo de acusações. Do mesmo jeito que não se deve cometer nenhuma fraude sob pressão do chefe ou participar de negociações ilícitas sob ameaça de perder o emprego. A integridade não tem preço e quem é honesto sempre terá espaço no mercado.
Fonte - http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário