quinta-feira, 31 de maio de 2012

RJ - Vagas na Radiologia

A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e a 4ª maior do mundo, oferecendo mais de 3 mil tipos de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem, há 50 anos tendo o prazer em cuidar bem.

Estamos presentes em todo o Brasil em mais de 500 unidades, através de 24 marcas.

Trabalhar na DASA é integrar-se a uma equipe com mais de 18 mil colaboradores engajados no sonho de fazer da Cia. a melhor empresa do mundo em medicina diagnóstica e uma das maiores no setor.

Venha fazer parte do nosso time!


Técnico de Imagem I

REQUISITOS

• Formação: Curso de Técnico de Radiologia completo.
• Experiência: Exames de Tomografia
• Cursos complementares: Pacote Office

INFORMAÇÕES

• Local de trabalho: Hospital Getúlio Vargas
• Horário de trabalho: Plantão 24h
• Tipo de contrato: Efetivo
• Benefícios: salário + periculosidade + VT + VR + plano de saúde + plano odontológico + seguro de vida + convênio com farmácia + PL.


Fonte - http://www.vagas.com.br/PagVagaDirSS.asp?v=563796&pp=https%3A//www.vagas.com.br/GoHome.asp%3Fv%3D563796%26fnthr%3Dhttp%253A//br.jobrapido.com/%253Fw%253Dradiologia%2526l%253D%2526r%253D%2526utm_source%253Djobalert%2526utm_medium%253Demail%2526utm_campaign%253DADWORDS_BR_JOB_SEARCH%26j%3Dt%26sslon%3D1 

RJ - Estágio Para Tecnólogo

Mosteirenses descontentes com falta de serviço de radiologia no concelho



Os pacientes e munícipes dos Mosteiros, na ilha do Fogo, reclamam da falta do serviço de radiologia no concelho. Segundo dizem, apesar do Centro de Saúde local dispor de um aparelho de Raio X há mais de dois anos, o mesmo nunca chegou a funcionar.
Na falta do referido serviço, os pacientes são obrigados a deslocarem-se ao concelho de São Filipe para os exames de radiologia. De acordo com a munícipe Maria Afonso (doméstica), a ausência do serviço de Raio-X no Centro de Saúde dos Mosteiros está deixar muita falta aos utentes. "Os doentes têm que se levantar, por vezes, às seis horas, para deslocar-se a São Filipe para os exames. Além de percorrer longa distância, gastamos ainda cerca de 800 escudos com os transportes. E muitas pessoas passam por dificuldades porque estão desempregadas e não têm dinheiro".
Francisco Alves, outro munícipe dos Mosteiros, reforça que o não funcionamento do aparelho radiologia tem reflectido negativamente na economia das famílias, sobretudo as de baixa renda e que estão desempregadas. "Além de perder um dia de trabalho, os doentes gastam o pouco que têm para deslocar a São Filipe. Só com os transportes gastamos cerca 800 escudos por cada passageiro entre ida e regresso, sem contar com as despesas das consultas", conta.
E pior, segundo os mesmos munícipes, os resultados dos exames nem sempre são apresentados no mesmo dia, o que acarreta novas despesas para o seu levantamento.
POSIÇÃO DAS AUTORIDADES
O delegado de Saúde dos Mosteiros, Ledo Pontes, afirma que os aparelhos existem e estão aptos para funcionar. "O único problema é que não há um técnico no Centro para desempenhar essa função e isso é do conhecimento do Ministério de Saúde", afirma.
Entretanto, com a fusão entre o Hospital de São Filipe e o de São Francisco de Assis, diz Fontes, passou a haver um técnico disponível. "Estamos à espera da decisão do Ministério, que é a entidade competente, para colocar esse técnico no concelho", conclui aquele responsável.
Confrontado com tal quadro, o Director Geral da Saúde, António Pedro Delgado, afirma que para determinados centros de saúde (Mosteiros, Maio, Boa Vista e Brava, por exemplo), onde não existem grandes demandas, o Ministério vem apostando na formação de enfermeiros ou de outros funcionários para "os exames de Raio X essenciais". Por isso, avisa, "tão cedo não vamos ter um técnico de Raio-X no Centro de Saúde dos Mosteiros a tempo inteiro, porque não podemos destacar técnicos formados para fazer apenas seis exames por semana".
Conforme Delgado, existia uma pessoa formada para fazer os exames básicos de Raio X no Centro de Saúde dos Mosteiros. "Não sei que terá passado com essa pessoa, mas, se porventura ela não estiver disponível, vamos formar uma outra e colocá-la nos Mosteiros", admite.


http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/destaque/2566-mosteirenses-descontentes-com-falta-de-servico-de-radiologia-no-concelho

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governo do CE abre inscrições para 707 profissionais da saúde

O Governo do Estado abriu seleção para 707 vagas para profissionais da saúde na manhã desta terça-feira (29). As inscrições são para selecionar profissionais para as policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Tianguá. As inscrições podem ser feitas pelo site das policlínicas até o dia 4 de junho.
A seleção será feita em duas etapas, uma prova objetiva e uma prova de títulos. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), 281 vagas serão ofertadas para médicos, que concentram o maior número de oportunidades por área, seguidos dos técnicos de enfermagem, com 219 vagas.
 
Segundo a Sesa, serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/ diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia. Existem oportunidades, ainda, para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso e técnicos de radiologia.
 
O resultado da classificação final dos aprovados deve ser divulgado no dia 28 de junho. De acordo com a Sesa, as policlínicas devem dar a população acesso a consultas em 10 especialidades médicas e a exames especializados.
 

Osasco - SP - Técnico de Raio-X tem sua referencia corrigida

     
     Apos negociação com o sindicato que levou a reivindicação da categoria dos Tecnicos de Raio-X para a Secretária de Administração, o Governo em reunião que terminou agora a noite elevou a referencia do Tecnico de raio-X para referencia 22-A (1287,00), com aplicação do Adicional de Insalubridade conforme determina sua carreira.
Foi mais uma conquista do sindicato que desde o final da semana passada esteve presente nas negociações com o Governo e assim os Tecnicos de Raio-X tiveram seu pleito conquistado.

FONTE - http://www.sintrasp.com.br/?pg=noticias&id=332

Taubate - Vagas Radiologia

terça-feira, 29 de maio de 2012

Curso de Gestão de Clínicas ensina técnicas de administração aos profissionais da saúde

Atividade que conta com o apoio da Associação Gaúcha de Radiologia incentiva mais espírito empreendedor aos médicos gaúchos
Um bom médico que deseja ter sucesso em uma carreira empreendedora, não pode se limitar a dominar somente assuntos relacionados à saúde. Como qualquer administrador de empresas, é imprescindível ter conhecimento sobre como gerir um negócio com eficiência. A Associação Gaúcha de Radiologia (AGR) apoia o Curso de Gestão de Clínicas, que será realizado nos dias 22 e 23 de junho em Porto Alegre. 
Promovidas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), as aulas são voltadas para médicos e gestores de clínicas da área de radiologia e diagnóstico por imagem. O curso tem o objetivo de auxiliá-los a melhorar o desempenho das suas empresas, bem como mantê-los atualizados sobre as tendências e novidades do mercado. A primeira edição aconteceu em São Paulo, no mês de abril, com a aprovação de 96% dos participantes.
O curso será dividido em quatro módulos. As aulas serão ministradas em um final de semana, possibilitando a participação de todos os interessados, sem impactos na rotina pessoal, profissional e das clínicas.
Os professores selecionados para ministrar as aulas são profissionais com formação em medicina ou executivos do setor, especializados no mercado de medicina diagnóstica, o que garante um conteúdo totalmente dirigido ao negócio e uma ótima interação com os participantes. 
 Com aulas dinâmicas, que apresentarão casos reais e situações que estão acontecendo no mercado de medicina diagnóstica neste momento em todo o Brasil, o conteúdo mostra exemplos de casos de sucesso (cases) e propõe dinâmicas de grupo que garantem uma absorção simplificada do conteúdo e situações práticas, proporcionando uma rica troca de experiência entre os participantes.
 
Para participar do curso os interessados deverão inscrever-se no site www.abcdi.org.br. As vagas são limitadas. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (11) 3372-4544.
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

Angola - Radiologistas analisam reestruturação da carreira

Técnicos de radiologia das 18 províncias do país reuniram-se no fim-de-semana, em Luanda, para analisar questões relacionadas com a reestruturação da carreira profissional.
Promovido pela Associação Nacional dos Técnicos de Diagnósticos de Angola (ANTDA), o encontro serviu também para transmitir aos profissionais conhecimentos sobre as novas tecnologias ligadas ao sector.
O secretário-geral da ANTDA, Avelino Cachilandala, disse que a reunião serviu ainda para reportar e dar subsídios aos técnicos de saúde sobre o seu enquadramento profissional.
À semelhança do que aconteceu com os enfermeiros, disse, ANTDA pretende que os técnicos de diagnóstico beneficiem também de transição de classe.
Avelino Cachilandala disse que há casos de técnicos de diagnósticos que permanecem no mesmo escalão mais de 15 anos e outros que acabam os cursos superiores e continuam a ter uma remuneração salarial de técnico básico.
À semelhança do que aconteceu com os técnicos de radiologia, a Associação dos Técnicos de Diagnósticos de Angola, reúne-se nos próximos dias com outros técnicos ligados ao ramo da Saúde. Os técnicos de radiologia defenderam também a sua formação contínua para melhor responderem aos desafios profissionais, tendo em conta as constantes  exigências da ciência e da  técnica.

Exame de urina pode levar a diagnóstico ósseo mais preciso do que raio-X

Um simples exame de urina pode revelar mais sobre os ossos de uma pessoa do que os raios-X, afirmaram cientistas americanos nesta terça-feira após publicar os resultados da fase inicial de um estudo financiado pela Nasa.
A técnica ajudaria os astronautas a lidar melhor com a perda de massa óssea que ocorre com a falta de gravidade do espaço e pode, ainda, ter implicações mais amplas para pessoas que sofrem de doenças como osteoporose ou cânceres que possam se espalhar para os ossos.
"Atualmente não há bons métodos para detectar a perda de ossos antes de que tenha havido uma grande perda de massa óssea", disse o autor principal da pesquisa, Ariel Anbar, professor do departamento de Química e Bioquímica da Universidade estadual do Arizona (ASU, sul).
"É algo novo que estamos desenvolvendo. Não é uma técnica com que (a Nasa) tenha trabalhado antes e por isso investiram na nossa pesquisa para ver se há uma forma melhor ou complementar de tratar a questão", declarou à AFP.
O método mede os isótopos de cálcio, que são essencialmente átomos de um elemento que difere em massa. Os isótopos estão presentes na urina de uma pessoa e servem como indicador da fortaleza dos ossos, baseado no balanço dos minerais que contêm.
O estudo mediu a perda de massa óssea em uma dezena de voluntários sadios que fizeram períodos de repouso continuado em uma cama durante 30 dias. Permanecer deitado na cama é a situação mais próxima na Terra às condições de falta de gravidade no espaço e também pode causar perda óssea.
O novo exame demonstrou ser capaz de detectar a perda de massa óssea em apenas 10 dias depois de iniciado o período de repouso.
"Os ossos se formam e destroem de forma contínua", explicou o co-autor do estudo, Jospeph Skulan, professor adjunto da ASU que projetou o modelo matemático para prever a perda de proporções de isótopos de cálcio no sangue e na urina.
"Em pessoas saudáveis e ativas, estes processos estão em equilíbrio. Mas se uma doença altera este equilíbrio, então ocorre uma mudança na proporção de isótopos de cálcio", acrescentou.
Os pacientes não tiveram que se submeter a exames de raios-X, nem usaram marcadores artificiais, portanto não foram expostos à radiação.
Mas embora o estudo deste conceito pareça simples para o paciente, os métodos de espectrometria de massa utilizados para as análises são muito mais complicados e provavelmente levará anos antes de o exame poder chegar ao público, explicou Anbar.
"A pesquisa propõe um novo e excitante enfoque do problema", disse o mexicano Rafael Fonseca, chefe do departamento de medicina da Mayo Clinic, no Arizona.
Fonseca é especialista em mieloma múltiplo, um tipo de câncer que pode destruir os ossos. Ele não participou do estudo do PNAS, mas trabalha com seus autores em uma pesquisa colaborativa baseada em suas conclusões.
"Atualmente, a dor é principalmente o primeiro indicador de que o câncer está afetando os ossos. Se pudéssemos detectá-lo antes com um exame de urina ou de sangue em pacientes de alto risco, poderíamos melhorar significativamente seus cuidados", afirmou Fonseca. 

Jornada de Radiologia - RJ


Aliado na luta contra o câncer PET-CT será tema de palestras na Jornada Gaúcha de Radiologia

Evento acontece na capital gaúcha entre os dias 13 e 14 de julho e contará com renomados médicos vindos do exterior
Um dos destaques da programação da Jornada Gaúcha de Radiologia que acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 13 e 14 de julho, serão os debates sobre a tecnologia do PET-CT. O equipamento une o diagnóstico de imagens metabólicas (PET - Tomografia por emissão de pósitrons) e anatômicas (CT - Tomografia computadorizada) para criar uma imagem mais precisa do organismo. Hoje é considerada fundamental para a medicina, pois monitora a resposta terapêutica e permite o acompanhamento de tratamento de doenças, especialmente o câncer. Os exames conseguem demonstrar a função biológica do corpo permitindo um diagnóstico mais preciso para o médico.
- A tecnologia tem papel decisivo na pesquisa de recidiva tumoral e tem sido amplamente utilizado no monitoramente câncer de pulmão, cólon, linfoma, mama, esôfago e melanoma - comenta o presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola. 
A presença de médicos estrangeiros deve enriquecer os debates sobre o assunto na Jornada Gaúcha de Radiologia. O tema será abordado já na programação Pré-Jornada, que está marcada para o dia 12 de julho. O médico professor de radiologia e chefe da divisão de medicina nuclear na Universidade de Washington (EUA), Barry Siegel, abordará o uso do PET na oncologia e a médica Clarice Sprinz (RS), falará sobre o PET, em diversos tipos de câncer. 
Informações e inscrições para a Jornada Gaúcha de Radiologia podem ser feitas através do site www.sgr.org.br. O evento acontece no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).
Associação Gaúcha de Radiologia
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Secretária da Saúde abre concurso público.



Está sendo preparado edital para seleção de 706 profissionais da área da saúde para as policlínicas regionais em Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara no Ceará. A maior oferta de oportunidades é para médicos e técnicos de enfermagem.

A data provável de inscrição é de 29 de maio a 4 de junho - a informação será confirmada com a publicação no Diário Oficial da União. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado e responsável pela coordenação da seleção.
Serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia.
Há vagas também para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso, técnicos de radiologia.
Consórcios públicos
O resultado da classificação final dos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 28 de junho. A admissão dos profissionais será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelos consórcios públicos de saúde das 11 microrregiões que abriram a seleção pública.
Os consórcios são uma estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, para a gestão das policlínicas regionais via custeio compartilhado entre os municípios que integram as microrregiões.

Estágio em Ressonância Magnética - RJ

EMPRESA LÍDER NO SEGMENTO LABORATORIAL SELECIONA:
ESTAGIARIO EM RESSONÂNCIA MAGENTEICA
HORÁRIO DE ESTAGIO: MANHÃ OU TARDE
LOCAL DAS UNIDADES: ZONA SUL, ZONA NORTE, ZONA OESTE, NITeROI E SÃO GONÇALO.
BENEFICIOS: BOLSA AUXILIO + VT E VR
PRÉ- REQUISITOS: ESTA CURSANDO TECNICO OU TECNOLOGO EM RADIOLOGIA.
Os interessados deverão encaminhar os respectivos currículos no corpo do e-mail para: csenapsic@yahoo.com.br até 25/05/12.