sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Técnicos de radiologia do HC entram em greve


Técnicos do setor de Radiologia do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) enterram em greve por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (25), para pressionar pelo pagamento dos adicionais de radiação ionizante e insalubridade. O pagamento foi determinados por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, mas a Reitoria da UFPR afirma que não pode solicitar o pagamento ao Ministério do Planejamento porque Procuradoria Regional Federal (PRF) em Porto Alegre detectou uma falha processual, uma vez que a UFPR não havia sido citada no processo. .

No setor de radiologia, trabalham um total de 60 técnicos, sendo 44 estatutários e 16 contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). A paralisação atinge apenas os estatutários. A greve teve início porque 27 dos 44 estatutários ganharam o direito de receber os dois adicionais ao salário depois da decisão do TRF-4, mas a universidade ainda não iniciou o pagamento, que aumentaria em cerca de R$ 1,3 mil o salário dos servidores.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (Sinditest) , a entidade vem tentando negociar com a Reitoria desde outubro de 2011, sem avanço nas negociações, por isso optou pela paralisação.

De acordo com a assessoria de Marketing do HC, 50 exames deixaram de ser feitos no primeiro dia da greve dos 110 previstos para o dia. Dos cinco funcionários estatutários e dois da Funpar que estavam escalados para trabalhar, compareceu apenas um estatutário, além dos dois da Funpar, que não estão na greve.

O HC também orienta os pacientes que têm exames marcados a comparecerem ao hospital. Alguns conseguirão ser atendidos, e aqueles exames que forem cancelados serão remarcados. Situações de urgência e emergência também continuam sendo atendidas.

Quer esquentar e espantar a preguiça?

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriados e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais etc.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Can Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e fluidifica as secreções para serem mais facilmente expelidas. Na medicina hindu Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal".
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco - onde seu óleo é utilizado para massagear o abdômen, provocando calor ao corpo e mobilizando a energia dos órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou tais efeitos.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, quando é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Chá de Gengibre
Benefícios: melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaqueca, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela ação digestiva e termogênica.
Ingredientes: 1 pedaço de uns 5 cm de raiz gengibre, 1/2 limão, 1/2 litro de água, 1 pau de canela, 4 a 5 cravos-da-índia, 1 pitada de noz moscada ou cardamomo.
Preparo: gengibre e limão. Corte o gengibre em rodelas. Esprema o suco do limão. Coloque o suco e as rodelas em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.

Fonte: Jornal de bairro (São Paulo/SP) Leve e Leia - gleiva@leveeleia.com.br

O Leite é saudável?

Sim, o leite é o "alimento perfeito" da mãe natureza... para um bezerro, que nasce com 35 kg, de uma mãe com 200 kg, até que seja desmamado!
Tudo o que você sabe sobre leite de vaca e laticínios é, provavelmente, parte de condicionamentos culturais e MITO da indústria leiteira. O leite de vaca é um fluido insalubre de animais, na maioria das vezes, doentes que contém uma gama ampla de substâncias perigosas e causadoras de alergias, intoxicações e doenças, com efeito prejudicial e cumulativo sobre todos os humanos que o consomem.
TODO leite de vaca contém 59 hormônios ativos, vários alergenos, gordura saturada e colesterol. A maior parte do leite de vaca contém quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas (até 2.200 vezes o nível aceitável), até 52 antibióticos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. O leite da vaca pode conter ainda resíduos de tudo o que a vaca come, inclusive coisas como radiativos de testes nucleares. E, muita adrenalina e dor, pois a vaca escuta o seu bezerro chorar 24 horas/dia, já que o leite que seria do bezerro é praticamente todo direcionado para o consumo humano.
O leite de cada um dos mais de 4.700 mamíferos da face da terra é formulado especificamente para a sua espécie. Neles encontramos lactoferrinas e imunoglobulinas, agentes imunizantes específicos de cada animal, que funcionam como alergenos para seres humanos.
Combustível de tumores
Daqueles 59 hormônios do leite, um é o poderoso hormônio do CRESCIMENTO chamado IGF-1 (Insulin-like Growth Factor One - Fator de Crescimento similar à Insulina). Por uma curiosidade da natureza ele é idêntico no leite das vacas e dos humanos. Considere que este hormônio serve de "combustível" para qualquer crescimento acelerado, entre eles os tumores e cânceres.
A medicina já considera que o IGF-1 é um fator-chave no crescimento rápido e na proliferação dos cânceres de seio, próstata e cólon (intestino grosso), e suspeita-se que, provavelmente, pode promover TODOS os cânceres, entre eles os de estômago.
IGF-1 é componente natural de TODO leite, pois sua função é exatamente que o recém-nascido cresça com rapidez. Nós consumidores e responsáveis pelas crianças não pensamos a esse respeito, porque não temos a mínima idéia do problema, assim como muitos pediatras e médicos. Ver em http://www.notmilk.com/igf1time.txt - uma cronologia)
MONSANTO e o Posilac
A indústria química Monsanto, investiu cerca de meio bilhão de dólares para inventar uma injeção que fizesse as vacas produzirem MAIS leite. Com esta injeção as vacas aumentam sua produção de leite de 10 a 40%. Que loucura: dá para ser saudável um alimento obtido com tal crueldade? E, o Posilac induz um aumento na concentração natural de IGF-1 em até 80%. E mais, com este aumento de produção, aumentam os quadros de mastite, portanto infecções, sangue e pus no leite. A solução? Antibióticos, que ao final terão também seus resíduos no leite. 
O FDA (Departamento que regula a liberação de Alimentos e Remédios nos EUA) insiste que o IGF-1 é destruído no estômago. Se isso fosse verdade, o FDA acaba de informar que amamentar é inútil, porque, dispensando esta informação do capitalismo selvagem, este fator de crescimento FAZ o bezerro e todos os bebês crescerem (com a rapidez que pretende a mãe natureza), mesmo com o seu leite passando pelos seus estômagos.
Digamos que, realmente parte deste IGF-1 seja destruído pelo estômago dos não-bebês, mas certamente parte permanesce ativo pois, como explicar a altura (e pés grandes) da geração já rotulada de " geração iogurte", alimentada com leite achocolato, danoninho, yakult, etc?
CÁLCIO - E o Magnésio?
Onde as vacas arranjam cálcio para seus pesados ossos, fartos músculos e leite para seus bezerros de 35 kg? Sim, das plantas! O cálcio que consomem das plantas vem acompanhado de farta quantidade de magnésio (presente na clorofila), fundamental para que o organismo assimile corretamente o cálcio.
O leite de vaca tem três vezes mais cálcio que o leite humano. Mas não importa, são números que não dizem muito, porque para o cálcio ser assimilado PRECISA haver quantidade equivalente de MAGNÉSIO, como existe nas folhas verdes que as vacas comem. O leite só tem magnésio suficiente para que se absorvam cerca de 11% do cálcio total (33 mg/xícara).
A questão é que enquanto a vaca amamenta seu bezerro, ela segue comendo folhas verdes, que complementam a proporção ideal de magnésio. Boa idéia para as mães que amamentam, tomarem seus sucos verdes uma ou mais vezes/dia.
Ou seja, o melhor substituto do leite são os SUCOS VERDES. Precisamos esquecer que leite, depois da fase de amamentação, precisa ser branquinho: ele precisa mesmo é ser verdinho!
Curioso: as nações com maior de consumo de leite e laticínios também têm o maior índice de osteoporose e fraturas ósseas. Prova? Que tal um estudo controlado de 78.000 enfermeiras num período de 12 anos?

PROTEÍNA & O MITO
O leite pode ser considerado "carne líquida" por causa de seu alto conteúdo de proteína que, em conjunto com outras proteínas, pode na verdade TIRAR cálcio dos ossos e dentes. Pois a digestão da proteína animal exige grande produção de ácido clorídrico, que irá seqüestrar sais ricos em cálcio, magnésio e ferro, acidificando todo o metabolismo, desmineralizando-o por completo. Países que consomem dietas ricas em proteínas de origem animal (carnes, leite e laticínios) apresentam as taxas mais altas de osteoporose e fraturas ósseas.
Dividido em seus grupos básicos, LEITE INTEGRAL é: 87% de água + 3,25% de Gordura + 4% de Caseína + 1% de outras proteínas + 4,75% de outras substâncias.
Assim, 80% da proteína do leite é a caseína. Mas, a caseína é um alergeno poderoso, uma histamina que ativa – via reação alérgica - a produção de grande quantidade de muco. Ou seja, quanto maior o consumo de lácteos, maior será a produção de mucos, meio de cultura para microorganismos oportunistas=inflamações, que desencadeiam infecções. Dá-lhe antibióticos!
DIABETES
A proteína lactalbumina já foi identificada como fator-chave da diabetes, sendo o motivo fundamental para NÃO se oferecer leite de vaca aos lactentes.
PASTEURIZAÇÃO - HOMOGENEIZAÇÃO - BACTÉRIAS e PUS
Normalmente o leite é pasteurizado (72°C/15 segundos e resfriamento instantâneo), porém, ao voltar à temperatura ambiente o número de bactérias no leite DOBRA a cada 20 minutos. Pasteurização? Ledo engano!
Cada ml de leite de vaca comercial pode ter até 750.000 células somáticas (conhecidas como pus) e 20.000 bactérias vivas, antes de ser retirado do mercado. Isso chega a espantosos 20 milhões de bactérias vivas e a 750 milhões de células de pus/litro.
A Comunidade Européia e o Canadá só permitem 400.000.000 células de pus/litro. Em geral esses níveis são mais baixos, mas não admira colocarem soda para a conservação do leite.
A homogeneização (processo mecânico para evitar a formação de nata), quebra moléculas grandes de gordura em partículas menores que PASSAM para a corrente sangüínea! Isso se transforma numa auto-estrada para quaisquer toxinas carreadas pela gordura (chumbo, dioxinas etc.) chegarem a seus órgãos que, antes, eram os mais bem protegidos.
DOENÇA DE CROHN
A paratuberculose por micobactérias provoca uma doença bovina conhecida como "Mal de Johne". Vacas diagnosticadas com esta doença têm diarréia e intensa eliminação fecal de bactérias. Estas bactérias se multiplicam no leite, e não são destruídas pela pasteurização. Às vezes, as bactérias vindas do leite passam a crescer no hospedeiro humano, e daí resulta a Síndrome do Intestino Sensível ou Doença de Crohn.
EFEITOS CUMULATIVOS
Como isso afeta seres humanos que consomem diariamente leite de vaca e laticínios ao longo de toda sua vida?
Alergias Respiratórias (maiores vítimas são as crianças), alergias de pele e outras, obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, problemas digestivos, diabetes, resistência a antibióticos, problemas comportamentais e quadros de intoxicação generalizada, fazendo com que tudo isso acabe armazenado na gordura HUMANA...
Os que resistem a acreditar devem ler mais, se informar e perceber que a MAIORIA da população mundial NÃO tolera a lactose. Até 95% da população negra e cerca de 53% dos hispânicos.
Abaixo o mito de que o leite de vaca é o alimento perfeito da natureza para seres humanos!
QUESTÃO DE BOM SENSO
Onde estava esta campanha maciça de "leite é o máximo" antes da refrigeração, da pasteurização e do transporte em massa? Quando as vacas produziam só o leite segundo a necessidade natural do seu bezerro, a "sobra" era rapidamente transformado em MANTEIGA e um queijinho! Agora que as mesmas vacas foram "bombadas" com injeções de Posilac para produzir até 40% a mais de leite/dia (seguem as pesquisas de novas drogas), de repente os lácteos se tornaram um "alimento básico" do cotidiano. COMO É QUE É?
E para aumentar o engodo, agora está na moda o SORO do leite, que é a SOBRA fétida obtida após a extração da GORDURA e CASEÍNA do leite. Os principais componentes do soro são a albumina sérica bovina e a lactoalbumina. Há outros hormônios contidos no soro, além de todas as impurezas solúveis em água: do leite e do processo industrial.
A indústria "do ganhar dinheiro" não pode parar. Efeito dominó sabe? Usam a expressão sustentabilidade para justificar a industrialização do soro do leite e não contaminar os rios. Mas a real sustentabilidade é não consumir lácteos, daí não existirá soro, lixo a ser usado como envenenamento final.
Não existirá a indústria da doença, sendo os problemas respiratórios (mucos) a segunda maior causa da mortalidade infantil. A primeira causa são os problemas congênitos, que, considerando os hábitos alimentares das mães, sei não!?!
Fonte: http://www.notmilk.com - Tradução: Beatriz Medina - Rio de Janeiro

domingo, 22 de janeiro de 2012

Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia abre 24 vagas e cadastro

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia abriu concurso para 24 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 600 a R$ 2.679,50.
As vagas são para as cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador e Vitória.
As inscrições devem ser feitas no site www.quadrix.org.br de 23 de janeiro a 16 de março. As taxas vão de R$ 30 a R$ 60.
Os cargos de nível superior são de arquivista (arquivo), analista de TI júnior e supervisor.
Os cargos de nível médio são de recepcionista, assistente administrativo júnior (secretaria), assistente contábil júnior (contabilidade), assistente financeiro júnior (tesouraria), auxiliar administrativo, fiscal e agente administrativo.
O cargo de nível fundamental é de serviços gerais.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador e Vitória no dia 1º de abril.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Elastografia representa progresso no diagnóstico de doenças no fígado


Exame inovador que supera a invasiva biópsia hepática será apresentado na 10ª Jornada Gaúcha de Radiologia
 
Para diagnosticar as lesões no fígado que podem anteceder a cirrose, novos métodos são estudados como alternativa a tradicional biópsia hepática, um exame invasivo com contra-indicações, que pode levar a complicações graves em até 5% dos casos. O exame que recebe destaque como uma solução não invasiva e eficiente é a Elastografia, que por meio de ultrassom, permite identificar a rigidez dos tecidos do órgão. 
 
- Além da identificação do problema, a técnica é utilizada também para controle de resposta ao tratamento posterior. A Elastografia também tem sido útil para auxiliar na caracterização dos nódulos hepáticos, para diagnóstico diferencial no estudo das causas da lesão - explica a professora e médica radiologista, Célia Resende.
 
A inovação será apresentada em aula na 10ª Jornada Gaúcha Radiologia, que acontece nos dias 13 e 14 de julho de 2012, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A técnica emite um feixe sonoro na direção do fígado; a velocidade da onda sonora no tecido constata a sua rigidez e, consequentemente, o estágio e progressão da doença, podendo auxiliar no prognóstico de doenças crônicas que levam a insuficiência do funcionamento do órgão. 
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ressonância magnética é o exame mais indicado para verificar integridade de implante, diz mastologista Presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Sul, Rodrigo Cericatto, reafirma que não está comprovada a ligação entre silicone e câncer


Depois da francesa PIP, agora a holandesa Rofill está sob suspeita de ter usado silicone industrial para preencher próteses mamárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa reclamações de problemas com implantes dessa marca, mas ainda não emitiu comunicado oficial anunciando providências. Enquanto isso, a recomendação dos médicos é para que mulheres que passaram pelo procedimento cirúrgico mantenham a calma e procurem informações com seu cirurgião.

— Primeiro, é preciso ter o conhecimento de qual marca foi usada na cirurgia, mas não há motivo para pânico, até porque não ficou comprovado pelos testes feitos pela agência sanitária francesa que o silicone da PIP tenha relação com casos de câncer. O alerta é preventivo — comenta o mastologista Rodrigo Cericatto, presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Sul.

Um cartão com a informação sobre a marca e o lote do silicone utilizado na cirurgia é entregue a todas as pacientes que recebem o implante. Caso a paciente tenha perdido o comprovante, o cirurgião deve ter essa informação em seus arquivos e prontuários médicos, conforme explica Cericatto.

— Várias pacientes têm entrado em contato para esclarecimentos. Temos alguns casos sendo acompanhados no Rio Grande do Sul de problemas com ruptura e a consequente remoção da prótese — relata o médico.

Segundo Cericatto, o exame mais indicado para verificar a integridade do implante é a ressonância magnética.

— A recomendação da Anvisa serve de reforço para que as pacientes que decidirem fazer o implante mamário façam isso com calma, já que essa é uma cirurgia totalmente eletiva e permite um tempo de reflexão — salienta.

O médico orienta a verificar se o cirurgião é titular na Sociedade Brasileira de Mastologia ou na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois da cirurgia, é necessário fazer reavaliações periodicamente.
BEM-ESTAR

domingo, 15 de janeiro de 2012

Formulário para cadastro na Força Estadual de Saúde está disponível no site da SES

Está disponível na página da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) na Internet o cadastro para os profissionais de saúde interessados em integrar a Força Estadual de Saúde.
Os interessados devem completar o cadastro com dados pessoais (nome completo, data de nascimento e contatos), endereço e dados profissionais. Neste último item, o profissional deve indicar especialidade e vínculo empregatício, além de anexar currículo e diplomas de graduação (se houver). No banco de dados, o profissional também deve indicar as regiões do estado onde deseja atuar em caso de emergência em saúde pública. O formulário está disponívelclicando aqui.
O cadastro online é importante pois a Força Estadual de Saúde já está apta a ser convocada e precisa montar seu banco de dados. A Força poderá entrar em ação em situações emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos. O objetivo é monitorar, orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas.
Além de médicos, podem integrar a Força Estadual de Saúde outros profissionais de área fim: assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo, químico, sanitarista e terapeuta ocupacional. Também podem se inscrever profissionais que exercem algumas funções na área técnica, como também de diversos setores de área meio (como motoristas, administrativo, etc).
Dúvidas podem ser enviadas para o email: cadastrados@saude.rj.gov.br

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Veja as nossas dicas para você se preparar bem para os vestibulares


Evite problemas na inscrição online
Saiba como proceder para não ter problemas durante o processo de inscrições para os vestibulares

ENEM: Uma nova porta de entrada para as Universidades Federais
Exame ganha cada vez mais importância entre os estudantes que concorrem a vagas pelo SISU

Processo Seletivo Seriado: seriedade ou aventura?
Saiba mais como funciona este método de seleção já utilizado por algumas instituições de ensino superior

A indecisão na hora da escolha
O que Economia pode ter a ver com Direito? Ou Medicina com Comércio Exterior? Na teoria, nada. Mas, para muitos vestibulandos, apesar de tão distintas, escolher entre uma ou outra dessas profissões é um enigma bastante complexo

Como os vestibulandos devem aproveitar as férias de julho
Veja como proceder no mês de julho: continuar estudando no mesmo ritmo ou descansar como faz a maioria dos estudantes brasileiros nesse mês de férias?

Como desenvolver o auto-controle?
Veja sugestões para desenvolver o auto-controle e, por conseguinte, melhorar o desempenho nas provas vestibulares

Momento de escolha
Lidar com esse momento de escolha de curso e aprender com ele deve ser um dos pilares para o crescimento pessoal e, consequentemente, profissional

Injeção de ânimo
A palavra neste momento é: ÂNIMO nesta hora... A fase é essa mesmo e, em decorrência do seu empenho tudo poderá e deverá correr bem

O que você vai ser quando crescer?
Descobrir o que fazer profissionalmente aos 17 ou 18 anos é realmente uma coisa bastante complicada

Tensões e Vestibular
Em ano de vestibular, muitos sentimentos afloram: medo, ansiedade, tensão, alívio, angústia. Enfim, vive-se em meio a um turbilhão de emoções

O ano começa novamente
Mais um ano se inicia e com novas expectativas para os que buscam na luta por uma vaga no curso superior.

Simulado é um grande aliado na reta final de preparação
Testar os conhecimentos e o próprio controle emocional antes do vestibular pode fazer a diferença

Esqueça o que você sabe sobre bons hábitos de estudo
Forçar o cérebro a fazer múltiplas associações com o mesmo material pode, na verdade, dar a essa informação mais relevância neural

Prova de idioma do Enem
Especialista dá dicas de estudo para prova de idioma do Enem 2010

Carreira: Direito
A Carreira de Direito exige dedicação, atualização e gerenciamento do tempo

Dicas para ter êxito no vestibular!
Confira dicas do presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela, de como ter sucesso no vestibular

Quando usar "a" ou "há"
Veja nossa dicas para acabar com uma das dúvidas mais comuns na hora de escrever um texto

Boas escolhas refletem um futuro promissor
A paixão pela profissão é essencial para que sua função social seja notória, e a partir daí vem o reconhecimento

8 passos importantes para quem vai prestar vestibular
Conheça alguns passos que são fundamentais para quem vai prestar vestibular este ano

Vilões dentro de casa
Evite que a TV, o telefone e a internet atrapalhem a sua concentração na hora de estudar

Como estudar no 2° semestre?
Nesta etapa final, os focos de estudos devem ser muito bem definidos

Cuidado com o estresse pré-vestibular
Técnicas de integração corpo e mente (Yoga, Pilates e Meditação), somadas às técnicas advindas do Coaching Ontológico são algumas opções para não deixar o estresse tomar conta da vida do vestibulando

Dicas para a prova de língua estrangeira no vestibular e Enem
Saiba o que são e conheça alguns exemplos de falsos cognatos e heterossemânticos

Vestibulando descansado pode ser tornar calouro
Desligar-se da rotina corrida do pré-vestibular auxilia no bom aproveitamento da segunda etapa de estudos

Como escolher uma carreira?
Devo escolher uma carreira pela remuneração ou por eu gostar muito da área?

Agenda de vestibulares 2011. É hora de escolher
Além do suporte familiar, a escola é parceira fundamental para apoiar, orientar e informar o jovem na escolha da profissão

Avaliando o Semestre
Fim do 1° semestre e chegada dos vestibulares de inverno. É hora de você avaliar tudo o que foi feito até aqui. Que tal?

Os prós e contras do vestibular de inverno
Vestibulandos que desejam ingressar seis meses antes na universidade podem enfrentar concorrência duplamente maior

Na hora da inscrição, toda atenção é pouca
Fique atento para não cometer erros na hora de se inscrever para os vestibulares

Na dúvida, pesquise!
A importância de buscar informações antes de se decidir por uma carreira

Vestibular é Maturidade
Saiba por que o vestibular vai além de provas e estudos

Divulgada agenda de vestibulares. É hora de escolher
Com a divulgação da agenda de vestibulares, vem junto a questão a escolha da profissão. Confira alguns pontos que podem te ajudar neste momento

Um tipo de preparação para cada vestibulando
O aluno deve ficar atento para escolher o modelo de curso preparatório que mais se enquadra com o momento de sua vida

Não vale desanimar
Prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não desanime. Veja dicas para quem vai tentar o vestibular mais uma vez este ano

As esperadas listas de espera
Você não passou na primeira lista? Espere pelas outras e saiba como proceder para não deixar de ver seu nome entre os aprovados

Será que eu consegui?
Estamos a poucos dias antes da divulgação do resultados dos vestibulares. Você está preparado para encará-lo?

Boa alimentação tem tudo a ver com vestibular!
Equilibre sua alimentação para não ter problemas na hora da prova

Prepare-se para a 2ª fase
Algumas dicas de como prosseguir nos estudos para você que passou para a segunda fase de um processo seletivo

A tensão da espera
Qualquer que seja o resultado, estabeleça metas e objetivos e tenha bem claro quais são seus sonhos

Pérolas do vestibular 2009
Leia alguns absurdos que os vestibulandos foram capazes de escrever numa prova de redação

Escolha da carreira é coisa séria!
Profissão: uma escolha que pode mudar sua vida

Reflexão Pré-Vestibular
Veja nossa orientação para quem fará provas de vestibular nos próximos dias

TRI - Teoria de Resposta ao Item
Clique e conheça esse método anti-chute, que será usado no novo ENEM

O valor dos nossos sonhos!
Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los. Você é capaz! Sonhe sempre

Na hora da inscrição, toda atenção é pouca
Fique atento para não cometer erros na hora de se inscrever para os vestibulares

Você está certo?
Na época de inscrições para os vestibulares, o medo e a falta de confiança podem influenciar na escolha da carreira

A escolha certa
A pergunta mais difícil do vestibular é aquela que está na ficha de inscrição: Curso?

Vestibulando tem férias?
Alunos ficam no dilema entre descansar e aproveitar o tempo livre para se prepara melhor

Treineiro: uma oportunidade para vivenciar o vestibular
Conheça 3 motivos para participar do vestibular como treineiro

Namoro x Vestibular
Será que você sabe realmente conciliar estes dois pontos? Confira algumas dicas para não deixar o namoro atrapalhar os estudos na época do vestibular

sábado, 14 de janeiro de 2012

Radiologia auxilia na identificação de casos problemáticos em próteses de mama


Exemplo recente de prótese defeituosa demonstra a importância da radiologia na identificação de problemas com os implantes

O caso recente da identificação de falhas em próteses da empresa francesa PIP trouxe apreensão para aproximadamente 25 mil mulheres que fizeram o implante no Brasil. Para acompanhamento dos casos a radiologia cumpre um papel fundamental, segundo o médico e vice-presidente na área de mamografia da Associação Gaúcha de Radiologia na área, Dr Dakir Duarte.
 
- O médico radiologista é quem detecta e problema e faz o diagnóstico, avaliando inclusive, a extensão do extravasamento do gel de silicone e reconhecendo a intensidade da reação fibrótica dos tecidos - explica. 
 
As ferramentas usadas para isso são a Mamografia e a Ressonância Magnética. O Ultrassom, em alguns casos, também fornece subsídios diagnósticos importantes e, por isso, não pode ser dispensado segundo o médico Dakir Duarte. A avaliação clínica e eventual terapêutica é de responsabilidade do mastologista.
 
No Brasil, cerca de 100 mil pessoas implantam próteses de silicone nos seios todos os anos. O número é equivalente a um terço das cirurgias plásticas feitas no país.
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GE Healthcare e Senai firmam parceria para capacitar técnicos em saúde Companhia investiu R$ 4 milhões para compor centro de treinamento para profissionais especializados em manutenção e reparação de equipamentos hospitalares

     
      Em linha com as diretrizes do governo de Dilma Rousseff em promover capacitação de mão de obra técnica do setor industrial, a GE Healthcare e o Senai São Paulo anunciaram nesta quinta-feira (12) a fundação do primeiro centro de treinamento técnico da América Latina para a área de equipamentos biomédicos. A fabricante americana investiu R$ 4 milhões para compor o centro, localizado na unidade Vila Leopoldina do Senai, com 56 equipamentos hospitalares como ultrassons, monitores de sinais vitais, respiradores de UTI, incubadoras, aparelhos de anestesias, entre outros.
Atualmente a GE conta com cerca de 350 engenheiros de campo, a estimativa para os próximos três anos é de que haja a necessidade de mais de 120 técnicos em saúde. Dessa forma, o acordo com a única Escola de Ofício do País promoverá a capacitação desses profissionais para manutenção e reparação dos equipamentos.
Além dos colaboradores GE, os alunos do Senai poderão usufruir da estrutura equipada pela companhia americana. “Ampliar o acesso à educação é o grande objetivo da parceria”, ressalta o presidente e CEO para América Latina da GE Healthcare, Rogerio Patrus.
O Senai já oferece o curso técnico de manutenção e reparação de equipamentos biomédicos, no entanto, a criação de novos currículos, específicos para atender a demanda da GE, está prevista.

Retenção de talentos

     A estratégia nasce atrelada ao programa GENEXT, voltado para a contratação e formação de profissionais. Treze alunos da área técnica do Senai, considerados talentos, foram contratados pela GE e passarão seis meses sendo capacitados.
De janeiro a dezembro, a previsão é de 120 horas por mês para o treinamento de colaboradores GE. Para o ano que vem, a previsão é de 200 horas mensais.
“Isso é o início de uma nova fase de relacionamento entre o Senai e a GE. Queremos expandir esse tipo de parceria para outras áreas da indústria em que a GE atua”, diz o presidente da Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do SESI-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf.
De acordo com Patrus, a GE estuda expandir o projeto para a sua base de clientes, que também demandam de capacitação técnica. “Com isso, os diagnósticos serão cada vez melhores”, enfatiza Patrus

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: Assembleia Geral Ordinária dia 28/1

10/01/2012

O SINTARESP - SINDICATO DOS TÉCNICOS, TECNÓLOGOS E AUXILIARES EM RADIOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO por seu Presidente, abaixo assinado, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social, CONVOCA todos os associados em dia e em pleno gozo de seus direitos sociais a comparecerem à Assembléia Geral Ordinária, que será realizada à Rua Pires da Mota, 1029 - Aclimação - São Paulo, no dia 28 de janeiro de 2012, às 10 horas em primeira chamada, ou às 10:30 horas em segunda chamada com qualquer número de associados presentes, caso não haja número legal na primeira convocação, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Leitura, discussão e aprovação, ou não, por escrutínio secreto, do balanço anual de 2011, com o respectivo parecer do Conselho Fiscal, b) discussão e aprovação, ou não, por escrutínio secreto, da previsão orçamentária de 2012, c) definição dos valores da contribuição associativa. São Paulo, 6 de janeiro de 2012. Aristides Daniel Ferreira Filho - Diretor Presidente.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Hospital São Camilo de Itu adquire Ressonância Magnética de alta resolução

Esta semana, o Hospital São Camilo de Itu realizou um importante investimento para o Parque Tecnológico da instituição, hoje referência para 40 cidades do entorno.

A Santa Casa de Itu adquiriu uma Ressonância Magnética Brivo MR 355, da GE, um dos equipamentos mais modernos e resolutivos no âmbito de diagnóstico por imagem.

"Com a ajuda da ressonância magnética é possível diagnosticar uma quantidade enorme de doenças do sistema nervoso central, realizar pesquisas no sistema cardiovascular e ósseo-articulares, bem como os estudos da cavidade abdominal e outras partes do corpo. Este é um dos métodos mais avançados e precisos de diagnóstico, com a grande vantagem de não apresentar radiação ionizante, como o raio-X e a tomografia" declara o Dr. Auro Cezar de Araújo - Diretor Técnico do Hospital São Camilo de Itu.

A previsão para que o equipamento esteja em pleno funcionamento é para o mês de fevereiro de 2012.

"A alta resolutividade deste equipamento, em comparação com dispositivos semelhantes, tem homogeneidade do campo de ressonância magnética, o que caracteriza um serviço de qualidade e diferenciado para a população" diretor de apoio, Nilton Cesar dos Santos.

em 19/12/2011

IMAGINE 9 a 11 de março em São Paulo. Programe-se!

De 9 a 11 de março, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clinicas – FMUSP realizará em São Paulo, o X Encontro de Radiologia e Diagnostico por Imagem – InRad/HC - FMUSP – Imagine’2012 no Centro de Convenções Rebouças, simultaneamente ao III Congresso Paulista de Ultrassonografia. O primeiro prazo com taxa de inscrição reduzida encerra-se no dia 20 de janeiro de 2012.

O tema central será Neurorradiologia, coordenado pelo Dr. Leandro Tavares Lucato, com a participação de convidado estrangeiro, prof. Mauricio Castillo, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami e do Jackson Memorial Medical Center, na Flórida.

O prof. Mauricio Castillo é editor da Revista de Sociedade Americana de Neurorradiologia, e com base nessa experiência, abrirá sua participação na programação com o tema: “Revisão de artigos científicos para publicação- passado, presente e futuro”.

Além disso, estão previstas aulas sobre imagem da Epilepsia do Lobo Temporal, Tumores Gliais: entendimento do comportamento através da espectroscopia, perfusão e DTI e, finalizando, falará sobre “Imagem das Doenças Metabólicas e Substância Branca”.

Vários outros temas de caráter multidisciplinar serão abordados , como Medicina Interna, Mama e BI RADS, Cardio RM e TC, Angio RM/TC, Radiologia Intervencionista, Cabeça e Pescoço, Medicina Nuclear, Pediatria, Músculo Esquelético e o Curso de Informação e Gestão, com uma programação totalmente reformulada, reunindo experts no assunto. Estão previstos, também, os cursos de Enfermagem em Radiologia e Curso para Técnicos, Tecnólogos e Biomédicos em Radiologia.

Simultaneamente estará ocorrendo o III Congresso Paulista de Ultrassonografia reunirá profissionais dos principais centros especializados de São Paulo, alem do HC- FMUSP, como USP Ribeirão Preto, Unifesp-EPM e Santa Casa de São Paulo, com o apoio da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (Presidente, dr. Waldemar Neves do Amaral) e Associação Paulista de Ultrassonografia (Dr. Adilson Cunha Ferreira), com uma programação ampla e sessões de demonstrações práticas.

Outras informações: imagine@hibrida.com.br – tel (11) 3253-5704 ou 3284-6680
.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CRTR-SP firma convênios com universidades


Conheça as universidades e cursos que o CRTR-SP já firmou convênios. Para mais informações sobre os benefícios disponíveis para cada instituições, procure a secretaria das unidades conveniadas.
Centro Universitário São Camilo
Faculdade Método
Faculdades Santa Marcelina
INACI – Instituto de Cultura Integrada
Instituto Cimas de Ensino
Senac
Uni Sant´Anna
UniÍtalo
Uninove
Unip
Unoeste