quarta-feira, 4 de abril de 2012

Abr 2012 Palestra vai preparar médicos para atuação em reações adversas ao contraste radiológico

Evento faz parte da programação que antecede Jornada Gaúcha de Radiologia
 
Uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul vai orientar médicos radiologistas a trabalharem em situações de reações adversas ao contraste radiológico. O curso, chamado Assistência à Vida em Radiologia (AVR), fará parte da programação Pré-Jornada, na Jornada Gaúcha de Radiologia, que acontece entre os dias 13 e 14 de julho de 2012. O curso aborda o diagnóstico, identificação e tratamento das reações adversas, e será coordenado pela Professora Adonis Manzella, de Pernambuco, que é coordenadora Nacional do curso AVR ministrado pelo CBR. Na conclusão será fornecida certificação reconhecida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR. As vagas são limitadas (24 vagas) e o mesmo irá ocorrer no dia 12/07, como evento Pré Jornada. 
 
- Como trabalhamos com contrastes que podem causar reação alérgica nos pacientes, principalmente os contrastes com Iodo, precisamos estar treinados para saber o que fazer com o paciente se ele tiver um tipo de reação alérgica. As reações vão de leve e moderadas até graves. Quando acontece uma reação grave, a ação do médico tem que ser rápida e precisa, para salvar a vida o paciente - explica a médica da vice-presidência de angiologia e radiologia intervencionista, da Associação Gaúcha de Radiologia, Simone Valduga.
 
O curso já acontece no Brasil há vários anos, mas essa será a primeira vez que será feito no RS. A atividade é feita com o uso de bonecos sobre os quais são colocados os dispositivos próprios para abrir as vias áreas. A técnica conta ainda com treinamentos para massagem cardíaca, entubação e outros movimentos que o médico radiologista pode fazer com o paciente que tem uma reação alérgica ao contraste. 
 
- Sempre o que nos preocupa mais são contrastes iodados usados na tomografia, ou usados nos imagens como urografia, com contraste na veia. As reações mais comuns são náuseas, vômito e irritações na pele como urticária. Depois disso ele pode ter alguma reação nas vias aéreas, o que pode ser preocupante. Nesses casos é que temos que agir com medicamentos endovenosos e se precisar com massagem ou ressucitação - completa Simone Valduga. 
 
A Jornada Gaúcha de Radiologia e Jornada Sul de Radiologia acontecem no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael. Informações e inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.sgr.org.br.
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário