sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rio de Janeiro - Em cumprimento à liminar deferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, CONTER realiza intervenção no CRTR 4ª Região

people.se  
   


















 O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), autarquia pública federal, criada pela Lei n.º 7.394/85 e regulamentada pelo Decreto n.º 92.790/86, por meio da Resolução CONTER n.º 05/2011, expedida em 18 de julho de 2011, anulou o processo eleitoral do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR 4ª Região).

A medida foi tomada após a constatação de irregularidades evidentes por parte da Comissão de Recurso Eleitoral do CONTER. Contudo, a diretoria executiva do CRTR 4ª Região desacatou a decisão. Diante do fato, o CONTER, no uso de suas atribuições legais, tomou as medidas judiciais necessárias para fazer valer os efeitos da decisão aprovada pelo colegiado nacional.

Após obter medida liminar deferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, em 18 de julho de 2012, na qual fica determinado o afastamento imediato dos 18 conselheiros regionais, foi publicada a Resolução CONTER N.º 06/2012, que permitiu aos interventores, em 20 de julho de 2012, assumirem efetivamente a diretoria administrativa do CRTR 4ª Região.

A partir de então, foi instalada a tomada de contas especial do Regional, para apuração das ações de improbidade administrativa e responsabilidade.
Após os desdobramentos do trabalho de intervenção, no período mais curto possível, o CONTER tomará as medidas previstas no Código Eleitoral para a realização do processo eleitoral para eleição do novo corpo de conselheiros do CRTR 4ª Região.

Até lá, o CONTER conduzirá os trabalhos de forma clara, transparente e manterá os profissionais da jurisdição do Rio de Janeiro informados sobre as apurações, por meio das plataformas de comunicação da autarquia e informativos oficiais.
Concluímos que, após aproximadamente um ano de muitas dificuldades e disputas judiciais, agora que resta clara a preponderância da justiça brasileira, dentro em breve, tudo voltará à normalidade.
 
Respeitosamente,
 VALDELICE TEODOROPresidenta do CONTER
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sindicato denuncia radiação em hospital do Rio; governo nega

 
Tomógrafo Hospital Salgado Filho (Foto: Jorge Darze/ Sindicato dos Médicos do RJ)Tomógrafo está desligado preventivamente, diz secretaria (Foto: Jorge Darze/ Sindicato dos Médicos do RJ)
O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro denunciou o vazamento de radioatividade em um tomógrafo no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio. A Secretaria municipal de Saúde, no entanto, afirma ter feito testes na sala de tomografia da unidade, que revelaram que as taxas de radiação estavam dentro da normalidade. Apesar disso, nesta quarta-feira (25), o aparelho está desligado, segundo a secretaria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, uma vistoria foi feita pelo próprio sindicato na unidade nesta terça-feira (24). Segundo ele, os técnicos de radiologia afirmaram já ter notado a radiação e que tinham chamado um especialista para fazer um teste.
“Eles avaliaram que tinha traços de radioatividade em uma chapa de raio-x que ficou um dia inteiro na sala. Posteriormente, os técnicos chamaram um especialista para medir a radioatividade do local com um aparelho. Ele concluiu que a taxa de radiação estava cinco vezes maior do que o normal”, disse Darze.
A sala tem dois aparelhos. Um deles tem 15 anos, mas foi o mais novo, instalado recentemente, que teria apresentado o defeito. “A direção do hospital havia mandado desligar o aparelho. Eles não mandariam desligar se não tivesse algum problema”, afirmou Darze.
O médico revelou ainda que acionou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Vigilância Sanitária para fazer uma avaliação no ambiente e comprovar o vazamento.
A Secretaria de Saúde, por sua vez, afirmou ainda que o tomógrafo mais antigo funciona normalmente e que não há atrasos na realização dos exames. Darze, no entanto, diz que, na terça-feira (24), as duas máquinas estavam desligadas.
“Quando estive na unidade ontem [terça],  o outro aparelho, que é mais velho, sucateado, e faz sessenta exames por dia, estava quebrado”.

fontehttp://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/07/sindicato-denuncia-radiacao-em-hospital-do-rio-governo-nega.html

Goiás - Congresso de Radiologia


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dica - Meu chefe não delega e centraliza tudo

R7 Chefe Xarope 300x222 Meu chefe não delega e centraliza tudo Você tenta ganhar a confiança do chefe, mostra proatividade e está sempre disposto a encarar novos desafios, mas não consegue que ele te dê mais atribuições. Aí, você começa a achar que o problema está com você. Antes de sentir-se culpado e acreditar que de fato não tem competência suficiente para desenvolver seu trabalho, faça uma pequena reflexão.  

Há muitos chefes por aí que são extremamente centralizadores e têm dificuldade em delegar. Não será esse o caso? Se realmente você estiver fazendo tudo direitinho e perceber que seu chefe não confia na equipe, o problema pode estar com ele. E, como lidar com um chefe assim? Tente com jeitinho mostrar que você é um aliado, com quem ele pode contar.

Chefes centralizadores, em geral, costumam ser inseguros e temem que a equipe não consiga fazer aquela atividade tão bem quanto ele. Por isso, deixe claro que está ali pra aprender, que quer ajudá-lo a dividir o trabalho como forma de desafogá-lo do excesso de tarefas. Procure também tirar a impressão de que você quer o lugar dele.

Chefes inseguros costumam ter na cabeça essa ideia infundada e sempre acham que os subordinados são uma ameaça. Então, fale que deseja ficar com a parte mais operacional, livrando-o de tarefas menos estratégicas e permitindo que ele se concentre naquilo que é necessário. Essas são táticas que vão ajudando a conquistar a confiança do chefe e aos poucos fazendo com que ele delegue mais. 
 

domingo, 22 de julho de 2012

Efeito da radiação no organismo pode ser comparado ao de um remédio

O efeito da radiação no organismo pode ser comparado ao de um remédio. Em pequenas doses, é terapêutico; em altas, pode ser letal. A analogia é da física Kellen Adriana Curci Daros, da Comissão de Proteção Radiológica do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

Ela explica que, em acidentes como o de Fukushima, no Japão, ocorrido em março de 2011, quando alguém é exposto a altas doses de radiação por inalação ou ingestão, existe o risco de desenvolvimento da Síndrome Aguda das Radiações (SAR). Trata-se de uma reação imediata à exposição para a qual só existe tratamento paliativo.


De acordo com o médico João Luís Fernandes da Silva, do Hospital Sírio Libanês, esse tipo de efeito mais grave ocorre quando a intensidade da radiação é maior do que 500 centigreis.
— Se doses menores forem absorvidas, com o decorrer do tempo, podem aparecer tumores secundários da radiação.

No caso do acidente de Chernobyl, em 1986, além da morte de 30 trabalhadores da usina, quase 6 mil casos de câncer de tireoide foram detectados em regiões contaminadas. Estudos estimam que, nas décadas seguintes, de 10 mil a 40 mil casos de câncer estariam ligados ao vazamento de material radioativo.


Ela observa que, apesar dos efeitos deletérios, a radiação tem grande importância na medicina, possibilitando exames de imagem que vão desde o raio X até a sofisticada tomografia computadorizada por emissão de pósitrons. A radiação também é usada na esterilização de material cirúrgico. Na terapêutica contra o câncer, a radiação também é utilizada para destruir tumores em sessões de radioterapia.


Para Kellen, a população leiga ainda tem pouco conhecimento sobre a radiação, o que leva a um medo exagerado de seus efeitos.
— A radiação é muito próxima da vida da gente, mas a população não vê. O paciente que está com uma doença crítica, mas que tem cura, deve fazer vários exames conforme o médico considera necessário. O benefício de se curar é muito maior do que os riscos da radiação dos exames.

Estudo


Contrariando avaliações de que o acidente nuclear de Fukushima não afetaria a saúde da população local, pesquisadores da Universidade de Stanford concluíram que entre 24 e 2,5 mil pessoas provavelmente desenvolverão câncer pelo contato com o material radioativo vazado no desastre. Além disso, entre 15 e 1,3 mil pessoas devem morrer prematuramente em decorrência da doença.


A grande maioria dos casos ficará concentrada no Japão, com poucas ocorrências previstas no restante da Ásia e na América do Norte. Para John Ten Hoeve, pesquisador do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental de Stanford, o número de casos no resto do mundo é relativamente baixo e a estimativa serve apenas para "administrar o medo em outros países de que o desastre possa ter tido um alcance mundial".

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dica - Não tenha vergonha de dizer que foi demitido.

R7 Demitido 200x300 Não tenha vergonha de dizer que foi demitidoNinguém gosta de ser demitido. Chegar em casa e encarar a família não é algo fácil, da mesma forma que explicar o porquê de ter saído do último emprego ao recrutador. Mas encarar a realidade com maturidade é a melhor saída. Nada de inventar desculpas ou justificativas. Trate a questão com naturalidade e nada de se sentir culpado.

Antes de entrar em depressão, tente enxergar a verdadeira razão de sua demissão. Muitas vezes, o problema está no relacionamento com o chefe e demissões dessa natureza são muito comuns hoje em dia. Neste caso, fique tranquilo. Os recrutadores sabem que conflitos entre chefes e subordinados são a principal causa de demissões. Se for por culpa sua ou um grave erro cometido por você, deixe claro que aprendeu com a situação.

Lembre-se que todo mundo está sujeito a passar por uma ou mais demissões na vida. A diferença é como você lida com a questão. Quando se tira lições importantes de situações adversas, o recomeço sempre é enriquecedor e fortalece o profissional. Agora, quando a pessoa não aceita o que aconteceu e tenta enganar os outros, a demissão pode se tornar um problema. Mentira tem perna curta e a chance de dar um novo passo na direção certa vai por água abaixo.

Ser demitido não é uma mancha irreversível no currículo. Muitas vezes você hiperdimensiona uma situação que é vista com naturalidade por quem está ao seu redor. Por isso, não esmoreça. Vá à luta e aproveite que o mercado está aquecido para alguns setores da economia. Prepare-se para a entrevista de emprego, seguro de que com sinceridade você chegará lá

As profissões de Técnico e Tecnólogo em Radiologia (HD

QUER FAZER O CURSO?. TIRE SUA DÚVIDA

http://www.youtube.com/watch?v=1OheBEBBgdQ

CRTR 8º Região - Conselho recebe Vereadora Aladilce



O Presidente do CRTR da 8.ª Região, Tr. Melquisedec Góis Aragão Ferreira recebeu no dia 11 de julho na sede do Conselho Regional em Audiência Pública a Vereadora Aladilce Souza (PCdoB) a qual é Vice Presidente da Comissão de Saúde. Durante o encontro, do qual participou a Assessora Jurídica da vereadora, Dra. Cláudia Bezerra Batista Neves, foram discutidos vários assuntos de interesses dos profissionais da Radiologia, entre eles o descumprimento da legislação que rege a profissão, em especial quanto a carga horária e salários.

O Presidente externou a insatisfação da categoria com o descumprimento da Lei nº. 7.394/85 pelas diversas prefeituras no estado da Bahia, que rotineiramente em seus concursos estão fixando jornada superior a 24 horas por semana e piso salarial abaixo do disposto na lei e do que fora decidido pelo STF, o que levou o CRTR a expedir diversos ofícios solicitando correções dos editais, inclusive para o Prefeito de Salvador e para SEPLAG (Ofícios de n.º 90/2011 e 102/2011) vez que o Edital n.º 001/2011 fixou o salário em apenas R$ 930,00 (novecentos e trinta reais) e a carga horária em 30 horas semanais.

A Vereadora Aladilce, que possui um histórico de luta pela saúde de qualidade na Bahia, salientou que se solidariza com causa e que pretende intensificar suas forças para que os direitos dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia sejam respeitados, tendo recebido cópias dos referidos ofícios.

Neste ato ainda foi abordado um plano de intenções para elaboração de um Projeto de Lei Municipal para fixar o Dia Municipal dos Profissionais da Radiologia em Salvador e outro para conceder aposentadoria especial em 25 anos para os profissionais da Radiologia. A Vereadora Aladilce, alertou ainda que pretende montar um plano de melhorias no ambiente de trabalho, questão que muito lhe preocupa, assim como incentivar o aumento de serviços públicos de imagem no município de Salvador, especialmente nos bairros, onde o atendimento de média complexidade encontra-se concentrado nas mãos da iniciativa privada.
Dr. Marcelo Pinto (Assessor Jurídico do CRTR da 8.ª Região) que esteve presente na reunião alertou para importância da mesma: “a aproximação do CRTR com o Poder Legislativo fortalece a nossa luta contra a violação dos direitos dos profissionais”. O douto advogado ainda lembrou que esta e outras parcerias como a realizada com o Ministério Público do Trabalho estão tornando o CRTR mais forte no combate ao exercício ilegal da profissão.

Ao final, a Vereadora agradeceu ao Presidente do CRTR da 8.ª Região, Tr. Melquisedec Góis Aragão Ferreira pela recepção, elogiando a estrutura do Regional: “Hoje o CRTR/BA possui uma estrutura digna de seus profissionais e temos certeza que isso é reflexo de muito trabalho das pessoas que compõe a atual gestão”.
Fotos: Sidnei Florencio

fontehttp://www.crtr08.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89:visitaaladilce&catid=49:juridico

Sintaresp conquista vitória contra Santa Casa de Ubatuba

Chega ao fim à exploração e a retirada de direitos dos trabalhadores da radiologia, na Santa Casa de Ubatuba.

Foram sete anos de luta para acabar com a terceirização fraudulenta que ocorria na Santa Casa. No entanto, a intervenção do Sintaresp possibilitou a vitória da categoria.
A partir do dia 01 de agosto, os 11 técnicos e técnicas em radiologiaterão suas carteiras assinadas, e seus direitos reconhecidos.
Parabéns aos trabalhadores e ao Sintaresp que vem atuando fortemente no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

fonte http://www.sintaresp.com.br/noticias_det.php?id=230

Nova Campina - Aparelho de Raio X já está funcionado no Posto de Saúde

Começou a funcionar na semana passada, o aparelho de Raio X do Posto de Saúde, no centro.
No primeiro dia de funcionamento, o novo serviço fez diversas radiografias médicas de urgência segundo o Técnico em Radiologia, o jovem Luiz Rogério Fogaça.
Agora os pacientes do município não precisam mais se deslocar para a cidade de Itapeva para a realização do exame, uma vez que Nova Campina já disponibiliza deste serviço tão importante para o atendimento da população.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Campina

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dica - Não espere o chefe mandar

R7 Chefe autoritario 300x300 Não espere o chefe mandarFicar esperando o chefe passar as diretrizes ou dizer como você deve fazer o trabalho não é uma postura nada recomendável. Muita gente reclama que a geração Y só sabe questionar, mas hoje as empresas buscam profissionais com atitude, que se antecipam às situações e tenham ideias inovadoras. Proativo é a palavra-chave.

Não entendeu? Pergunte. Quer respostas para suas dúvidas? Vá atrás. O que importa é ter iniciativa. Ficar acomodado não vai te levar a lugar algum. Nada de ter medo em se expor. O sucesso só acontece para quem tenta. Nunca esqueça que o mundo exige dos profissionais uma postura dinâmica. Quem foge de desafios vai acabar à margem do mercado, sem chegar a lugar algum.

Nada de se conformar com a situação atual e não fazer nada pra mudar o que não funciona ou mesmo mudar pra buscar alternativas. Ao contrário do que se diz por aí, em time que está ganhando se mexe sim. Vivemos um mundo em constante mudança, então nada é definitivo. Você espera seu chefe mandar? Eu se fosse você, teria cuidado em só agir quando é exigido pelo chefe. Não espere as coisas acontecerem. 

fonte http://noticias.r7.com/blogs/julio-cardozo/2012/07/17/nao-espere-o-chefe-mandar/

Dica - Você sabe lidar com fracassos?

R7 Erro do executivo 150x150 Você sabe lidar com fracassos?Nem todo mundo está preparado para aceitar fracassos na vida, seja no trabalho ou na vida pessoal.  Ninguém gosta de se sentir estagnado na carreira, enquanto seus colegas vão assumindo cargos mais altos. Muito menos levar bronca do chefe o tempo todo e perceber que é visto como incapaz. Mas situações como essas fazem parte do nosso dia a dia. O importante é encarar os problemas de frente e driblar as frustrações.

Ninguém é bom o tempo inteiro. Por isso, procure aprender com os erros e fracassos. Pense em como agir para evitar que novos fracassos aconteçam. Nada de se afundar ainda mais em pensamentos negativos achando que você não consegue. Todo mundo tem uma segunda chance. Atitudes derrotistas só vão comprometer sua autoestima e deixá-lo na pior. Entenda os motivos que o levaram a falhar para minimizar a situação.

Não se deixe abater e vá em busca de oportunidades que o façam se reerguer e consertar o problema. Assuma o problema e não esconda sua responsabilidade. Atitudes maduras só fazem você crescer e o levam  a seguir em frente. Muito mais do que você imagina, é comum as pessoas perderem o emprego, não darem certo com algum chefe ou terem que reinventar seu negócio. A diferença dos vencedores é que não se sentiram derrotados na primeira guerra e continuaram a batalha.

CONTER repudia tática de guerrilha usada pelo CBR para prejudicar andamento do Projeto de Lei n.º 3.661/2012, que pretende modernizar área das Técnicas Radiológicas no Brasil




 
           Lamentavelmente, fui surpreendida com a informação de que o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) está veiculando um e-mail viral, em que seu presidente conclama os médicos radiologistas a acionarem seus “contatos políticos” para evitar o bom andamento do Projeto de Lei n.º 3.661/2012, sob a prerrogativa de que a proposta seria prejudicial à sociedade, aos pacientes e profissionais da área. Enfim, uma completa burla do necessário, que prejudica a prevalência da verdade.
A iniciativa de tentar articular forças contra os trabalhadores, por si só, não me causou espanto. Afinal, somente neste ano, já tivemos que publicar três matérias rebatendo informações erradas veiculadas pelo CBR em seu boletim mensal, no qual tentam desqualificar a importância da nossa categoria nas equipes multiprofissionais da saúde. Contudo, a forma como o fizeram desta vez ultrapassou todos os limites do bom senso.
Diante da realidade, para todos os efeitos, me senti na obrigação e gostaria de prestar alguns esclarecimentos substanciais:
1. Não, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) não quer usurpar as funções dos médicos radiologistas, como afirma o CBR. Isso é mentira. Pelo contrário. No cotidiano, combatemos proativamente as tentativas de outras categorias, sem formação específica, exercerem as técnicas radiológicas, pois isso ocorreria em detrimento da nossa categoria que, há 80 anos, exerce, com legitimidade e reconhecimento da absoluta maioria da categoria médica, atividades previstas na Lei n.º 7.394/85. Deste modo, nunca incentivamos prática parecida pela classe que representamos. Em nenhum momento, o PL n.º 3.661/2012 avoca as atividades privativas exercidas pelos médicos radiologistas;
2. No fantasioso e-mail viral que segue assinado pelo presidente do CBR, consta que “Se este projeto for aprovado, o médico especialista em ultrassonografia não poderá mais realizar exame de ultrassom”. Isso é mentira. O CONTER não quer tirar dos médicos radiologistas ou qualquer outro médico o direito de fazer ultrassonografias. A criação do Bacharelado em Radiologia, que estamos pleiteando aprovar no âmbito PL n.º 3.661/2012 visa, tão somente, atender a uma necessidade do mercado, para o avanço das técnicas radiológicas no Brasil. Para atacar o CONTER, o CBR não levou em conta que a Radiologia é muito ampla e não se restringe somente à área da saúde. Nossos profissionais atuam, também, no setor industrial, de inspeção, salvaguardas, pesquisa, docência etc. Portanto, é legítima a criação do bacharelado na área, bem como foi vindoura a criação do curso de Tecnólogo em Radiologia. Afinal, o médico radiologista irá trabalhar em algum porto fazendo imagens radiográficas de contêineres? Ou iria a alguma indústria irradiar alimentos? Ou iria fazer ultrassonografia nos ensaios não destrutíveis? Não, não iria;
3. Antes de apresentar o projeto de lei que é objeto desta nota, a diretoria executiva do CONTER foi a São Paulo apresentar a minuta à diretoria do CBR. Inclusive, para expor nossa intenção de alterar o nome da autarquia, para Conselho Federal de Radiologia. Como houve resistência por parte deles, para evitar atritos desnecessários, que poderiam prejudicar o andamento de questões ainda mais importantes, abandonamos a ideia e partimos em defesa de outras frentes. O fato é que o CBR teve várias oportunidades de se posicionar e, somente agora, de forma contestável, tenta descaracterizar uma proposta que há anos recebe contribuições de especialistas do Brasil inteiro;
4. Lembramos aos senhores médicos que sempre apoiamos o Projeto de Lei do Ato Médico, e estranhamos que o CBR não tenha conhecimento do conteúdo do referido projeto que dá aos Médicos a atribuição privativa nos exames de imagem, como o disposta a seguir:

Art. 4º São atividades privativas do médico:
...........................................................................
VIII – emissão de laudo dos exames endoscópios e de imagem, dos procedimentos diagnósticos invasivos e dos exames anatomopatológicos.

O PLS nº 26/2008 no Senado e agora PL nº 3.661/2012 na Câmara dos Deputados permite ao Profissional das Técnicas Radiológicas executar as técnicas de ultrassonografia como já acontece na ULTRASSONOGRAFIA ESTÁTICA. Nessa técnica, o operador vai escaneando com o ultrassonógrafo e as imagens vão sendo transmitida para a Central de Laudos, onde estão os Médicos Radiologistas, que controlam o exame e produzem o laudo. 
Do e-mail encaminhado pelo CBR a uma extensa lista de contatos para fazer pressão sobre autoridades políticas, o trecho que mais agonia é o seguinte: “...Vamos usar toda nossa influência, todas as amizades, nossas sociedades regionais, vamos sensibilizar as Associação Médicas e os Conselhos de Medicina regionais, vamos convidar os senhores deputados para virem à AMB e ao CFM...”.
Sem consentimento prévio, o CBR usa o renome de instituições respeitadas para fazer lobby em defesa de interesses particulares. Além de antirrepublicana, a mensagem deixa evidente a prepotência daqueles que pensam mandar na saúde brasileira e, para tanto, desrespeitam todas as demais categorias que compõem as equipes multiprofissionais de saúde.
O CBR está ciente de que será realizada uma audiência pública para discutir o PL n.º 3.661/2012. Inclusive, foi um dos primeiros convidados, assim como nós. Contudo, preferiu usar do seu poder econômico e influência para antecipar um debate de forma completamente antidemocrática. Mas deixe estar. No Congresso Nacional, teremos condições de discutir em igualdade, diante da sociedade. Não restará dúvidas sobre a legitimidade das demandas verdadeiramente sociais.
Aos médicos radiologistas, deixo minha mensagem de perseverança. Em nenhum momento, o CONTER agiu ou agirá em detrimento desta categoria, que respeitamos e convivemos todos os dias. Contudo, tomem cuidado para não se tornar massa de manobra na mão de dirigentes políticos que ostentam ideias totalmente ultrapassadas e buscam a desunião como meio de convivência social.
Aos profissionais das técnicas radiológicas, deixo a certeza de que, em nenhum momento, vamos nos furtar da responsabilidade de defender nossos interesses coletivos. Iniciativas como essa não nos intimidam e só fortalecem a unidade da nossa representação.
Nós, do CONTER, defendemos a união de todas as classes profissionais da área da saúde em favor do povo brasileiro, independente de classe ou função que cada um exerça. Infelizmente, a postura do CBR vai contra e busca minar qualquer tentativa de entendimento e prosperidade. Mas, por suposto, contra toda intempérie, estou certa de que no fim o juízo prevalecerá.

Respeitosamente,

VALDELICE TEODOROPresidenta do CONTER

Paraiba - Estado inaugura escola técnica pública em saúde

A Paraíba ganhou a primeira escola técnica pública em saúde. O governador Ricardo Coutinho inaugurou na manhã desta segunda-feira (16), em Sapé, a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Professora Cloris Torres de Oliveira, que vai oferecer inicialmente os cursos Formação Técnica de Agente de Saúde, Técnico em Saúde Bucal, além de Técnico de Enfermagem, por meio de cooperação técnica entre as secretarias de Educação e de Saúde.

O Governo do Estado investiu mais de R$ 1 milhão para construir e para equipar a escola técnica em Sapé. Foram investidos R$ 886 mil e mais de R$ 180 mil com equipamentos para os laboratórios de informática, enfermagem, ciências e a biblioteca climatizada. As aulas dos cursos de formação técnica começam no mês de agosto e as inscrições já estão abertas no próprio estabelecimento de ensino para os estudantes que terminarem o Ensino Médio de 16 municípios na região.

O governador Ricardo Coutinho disse que a escolha de Sapé para abrigar a escola técnica em saúde se deu pelo vácuo que existe na região de formação de recursos humanos nesta área. “O Sistema Único de Saúde (SUS) emprega muita gente neste Brasil e vamos formar um polo em saúde para a formação de mão de obra de Sapé, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Mari, Guarabira e Pirpirituba. Hoje os estudantes destes municípios só conseguem uma formação se pagarem R$ 400 para estudar numa escola técnica privada em João Pessoa. Essa é uma realidade difícil para muita gente”, observou.

Novas Escolas Técnicas – Ricardo Coutinho anunciou que vai abrir licitação de escolas técnicas estaduais do “Brasil Profissionalizado” em Mamanguape, Bayeux e João Pessoa e, em seguida, para as cidades de Cajazeiras, Cuité e São Bento. Ele destacou que o perfil das escolas será definido de acordo com a potencialidade de cada região. “Queremos fazer um mix de oportunidades para os nossos estudantes e para que a Paraíba se encontre economicamente de acordo com as suas potencialidades regionais”, ressaltou.

O secretário de Educação do Estado, Harrisson Targino, destacou que esta escola técnica em Sapé vai garantir quadros técnicos para as unidades de saúde e serviços do SUS nos municípios da região. Ele explicou que a escola terá capacidade de formar 720 estudantes nos três turnos, o que representa uma oportunidade muito grande para os jovens que tenham concluído o Ensino Médio ingressem no mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, inicialmente estão sendo oferecidos os três cursos e que em uma segunda etapa serão incluídos cursos na área de radiologia e outras especialidades. O secretário destacou que o curso técnico em enfermagem foi oferecido nesta primeira etapa devido à grande demanda de trabalho em unidades de saúde, centros de especialidades e hospitais da rede SUS.

Waldson disse ainda que as secretarias de Saúde e Educação estão planejando a criação de novas escolas técnicas em saúde voltadas para o serviço público, até para dar andamento ao projeto de formação, acolhimento e humanização do sistema SUS na Paraíba. “A região polarizada por Sapé é a primeira que recebe cursos técnicos em saúde de outras que serão anunciadas no momento certo pelo governador Ricardo Coutinho, seja na saúde ou em áreas identificadas com as regiões”, explicou.

Inscrições – As inscrições para o curso de Enfermagem começaram nesta segunda-feira (16) e as aulas iniciam em agosto. A estudante Ana Cláudia foi uma das primeiras a se inscrever no curso e estava satisfeita em fazer a sua formação em enfermagem na sua própria cidade. “Quero agradecer ao governador Ricardo Coutinho por abrir essa escola técnica, gratuita, que vai contribuir muito com a minha profissionalização e o meu futuro”, destacou.

Vagas - Professor de Radiologia

Apnéia do Sono: estudo com TC é tema do tese

“Avaliação da faringe de pacientes portadores de apnéia obstrutiva do sono, por meio de tomografia computadorizada multislice”, obtida em vigília e durante o sono é o tema de trabalho apresentado pela dra. Ula Passos, em concurso para obtenção do titulo de doutor, área de Radiologia, na Faculdade de Medicina da USP.

A autora esclarece, inicialmente, que a síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono – (SAOS) tem sido cada vez mais estudada devido a sua prevalência e relação com problemas graves de saúde, como o aumento do risco de patologias cardiovasculares. O padrão–ouro para diagnóstico é a polissonografia (PSG), mas - esclarece a autora – este método não permite avaliação anatômica adequada da faringe dos pacientes.

Ao definir os objetivos do trabalho, a dra.Ula Passos buscou avaliar, por meio de imagens de TC multi-slice(TCMS), o aspecto da faringe em indivíduos de um grupo de controle e do grupo com Síndrome da Apnéia Obstrutiva (SAOS) em vigília e durante o sono, observando as modificações sofridas nas estruturas faríngeas circunvizinhas e na coluna aérea; avaliando também o comportamento faríngeo durante o ciclo respiratório nos indivíduos em vigília.

A amostra compreendeu 11 pacientes com SAOS grave, índice apnéia/hipopnéia maior que trinta, confirmados por PSG, e 7 indivíduos sem SAOS, controles, confirmados por PSG por Stardust, todos do sexo masculino.

Os indivíduos, segundo a dra. Ula, foram submetidos a avaliação por TCMS com 16 canais (modelo Brilliance 16, Philips Medical Systems) e polissonografia simultânea. Os exames foram realizados com indivíduos acordados e dormindo, em sono espontâneo. Foram realizadas aquisições volumétricas em ambos os estados (acordando e dormindo) e, posteriormente, avaliação das formatações nos planos axiais, sagitais e das reconstruções em 3D.

Informa, também, que foram realizadas medidas lineares e volumétricas: diâmetro mínimo anteroposterior e laterolateral, área mínima na orofaringe, retropalatal (RP) e retrolingual (RL), diâmetro transverso da língua, espessura da parede faríngea na região retropalatal, distancia entre os ramos mandibulares, diâmetro anteroposterior da língua, comprimento e espessura do palato mole, espessura do tecido gorduroso subcutâneo na região sub-mentoniana, distancia MP-H (da borda superior do hióide ao plano mandibular); volume da coluna aérea, volume das paredes faríngeas laterais, volume da gordura do espaço parafaríngeo e o volume da língua.


Resultados e conclusões

Os resultados obtidos pela dra. Ula Passos mostraram que as medidas significativamente menores encontradas no grupo SAOS, na região retropalatal, foram o diâmetro laterolateral e área. Também houve diferença estatisticamente significativa nas medidas de espessura da língua, do palato, comprimento do palato, distancia MP-H e ângulo mandibular. Foi realizado estudo comparativo entre as medidas lineares e volumétricas da faringe do grupo SAOS em estado de vigília e sono.

Houve redução dos diâmetros retropalatal anteroposterior e laterolateral, da área e do volume da via aérea entre os estados acordado e dormindo.

No grupo controle foram realizados medidas lineares e volumétricas, porem não houve diferença significativas entre os diferentes estados. A variação da medida da área na região retropalatal foi significativa no grupo SAOS durante o estudo dinâmico.

Ao concluir, a autora observou que “em nossa amostra, as vias aéreas superiores de indivíduos do grupo SAOS diferem daquelas dos indivíduos do grupo controle. O grupo SAOS e o grupo controle sofrem modificações diferentes nas suas VAS, quando entram em estado de sono, de forma que as modificações do grupo SAOS são caracterizadas por mudanças significativas de medidas lineares e volumétricas, sugerindo mais suscetibilidade ao colapso faríngeo. O estudo dinâmico demonstrou que, na região retropalatal, indivíduos com SAOS são mais passiveis de colapso faríngeo.

A banca examinadora, presidida pela prof. Eloísa Maria M. Santiago Gebrim, contou com a participação dos seguintes professores: Manoel de Souza Rocha, Regiane Lucia Elia Gomes, Ítalo Roberto de Medeiros e Michel Burihan Cahali.



Fonte:Teses do INRAD 2012 Boletim do INRAD

domingo, 15 de julho de 2012

Esquema de terceirização na saúde leva à prisão secretários municipais da Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte

Crédito: Tribuna do Norte  
   

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Manaus, Antônio Luna e o ex-secretário de Saúde, Thiago Trindade, foram presos na noite do dia 27 de junho, durante a Operação Assepsia, sob a acusação de escolher, sem licitação, empresas que firmaram contratos milionários com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Natal. O procurador municipal Alexandre Magno Alves de Souza também é suspeito de compor o grupo, mas continua foragido.
O Ministério Público Estadual acusa nove pessoas de montar um esquema para firmar contrato com supostas Organizações Sociais para gerir programas ou unidades de saúde, como o Natal contra a Dengue e as administrações da UPA Pajuçara e os Ambulatórios Médicos Especializados AMEs. Tudo feito, obviamente, com prejuízo aos cofres públicos em favor de interesses (e bolsos) privados.
Foram cumpridos nove mandados de prisão e vários mandados de busca e apreensão em Natal e no Rio de Janeiro, sede da Associação Marca, que tem contrato com o município e gerencia a UPA e as AMEs. Os acusados foram presos e levados à sede do ITEP, na Ribeira, para fazer exame de corpo de delito. Em seguida, foram encaminhados ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, onde terão direito a cela especial por terem diploma de nível superior. Sempre de cabeça baixa, nenhum deles falou com a imprensa. O advogado de Antônio Luna, Felipe Macêdo Dantas, disse que vai requerer ao MP ter acesso aos autos do processo. "Vou entrar com habeas corpus. A prioridade é conhecer o processo e permitir que Luna responda em liberdade", afirmou.
Na decisão do juiz da 7ª Vara Criminal, José Armando Ponte, que provocou a prisão preventiva ou temporária, a prática dos envolvidos no esquema é classificada como peculato, corrupção (ativa e passiva), formação de quadrilha, falsidade ideológica, advocacia administrativa, uso de documentos falsos e fraude em licitação. As investigações apontam que as entidades contratadas pelo município inseriram despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde, como forma de desviar recursos públicos. Além de Luna, Trindade e Alexandre Magno, foram cumpridos mandados de busca de documentos e computadores na residência do atual e do ex-coordenador administrativo e financeiro da SMS, respectivamente Francisco de Assis Rocha Viana e Fernando Pimentel Bacelar Viana, na filial da Associação Marca, na sala da coordenadoria e na sede da SMS, e no gabinete de Antônio Luna, na Sempla.
Ainda em Natal, o Poder Judiciário expediu mandado de prisão preventiva de Alexandre Magno Alves de Souza e mandados de prisões temporárias de Thiago Barbosa Trindade, Antônio Luna, Francisco de Assis Rocha Viana e de Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana. No Rio de Janeiro, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão nas residências de Tufi Soares Meres, empresário da Marca, de Gustavo de Carvalho Meres, do casal Rosimar Gomes Bravo e Oliveira e Antônio Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Maninho, e em mais três salas de um edifício empresarial situado na Barra da Tijuca, onde funcionam empresas ligadas a Tufi Soares Meres. Foram emitidos mandados de prisão preventiva de Tufi Soares Meres e Rosimar Gomes Bravo e Oliveira e de prisão temporária de Antônio Carlos de Oliveira Júnior.
Suspeita
O juiz Armando Ponte aplicou medida de afastamento do cargo da atual Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, e dos já detidos Antônio Luna, Francisco de Assis Rocha Viana e Thobias Bruno Gurgel Tavares, assessor jurídico da SMS. A justiça determinou a proibição de acesso e de frequência às dependências da SMS por parte dos investigados, assim como proibiu o acesso e frequência de Antônio Luna à sede da Sempla, no Tirol.
Como funcionava
1. Primeiro, a atuação criminosa acontecia quando os investigados que ocupavam funções públicas na Secretaria Municipal de Saúde, aliados a outros agentes públicos que nem mesmo ocupavam cargo ou função na SMS, movidos por interesses eminentemente privados, procuravam ou eram procurados por dirigentes de empresas privadas;
2. Depois, os gestores da Secretaria de Saúde decidiam qualificar as empresas como Organizações Sociais, passando tais empresas a serem tidas, ao menos formalmente, por verdadeiras Organizações Sociais, quando, em verdade, longe estavam de satisfazer os requisitos para a obtenção de tal rótulo;
3. Em seguida, por meio de fraude nos procedimentos licitatórios ou mediante indevida dispensa de licitação, o Município de Natal, por meio da Secretaria de Saúde, celebrava formalmente com tais Organizações Sociais contratos milionários de gestão de unidades de saúde, de acordo com o que já havia sido acordado e definido desde antes da qualificação de tais empresas como Organizações Sociais;
4. Então, era chegada a hora de fazer os repasses do Poder Público às empresas. Muitos repasses, inclusive, eram feitos de maneira adiantada sem qualquer contraprestação de serviço;
5. Logo após, as Organizações Sociais apresentavam à Secretaria de Saúde um simulacro de prestação de contas, de maneira a justificar o recebimento das verbas públicas, na qual estavam inseridas notas fiscais frias e em valores superfaturados, além de notas referentes a serviços tomados pelas Organizações Sociais de empresas de fachada pertencentes, ora aos próprios dirigentes dessas organizações ou a seus familiares e amigos próximos, ora aos parentes e amigos dos gestores da Secretaria de Saúde de Natal, a quem por vezes a verba pública revertia diretamente ou por meio de benesses;
6. Por fim, eram aprovadas fajutas prestações de contas das Organizações Sociais pelos investigados que compunham o núcleo diretor da Secretaria Municipal de Saúde, dando aparência de legalidade a todo o procedimento. O processo agora corre em segredo de Justiça.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

João Pessoa - PB - Vagas para Tecnólogo em Radiologia

DICA - Não mate um leão por dia, mas sobreviva à selva corporativa

R7 Emprego pedir demissao 300x199 Não mate um leão por dia, mas sobreviva à selva corporativa
Quem muda de emprego achando que todos os problemas vão acabar está redondamente enganado. Trocar de emprego é trocar de problemas. Por isso, o segredo é impedir que os aspectos negativos do ambiente de trabalho tirem você do sério. Não raro você sente que perdeu o controle e suas energias estão indo embora. O que fazer?

Se seu chefe compete com você, por exemplo, naturalmente sua situação é desfavorável e o desgaste inevitável. Há saída? Sim, se você souber ter jogo de cintura. É importante trazer o chefe pra seu lado, mostrando que você tem informações que o fará ficar bem na fita. Você pode me questionar: “Mas Julio, ele se aproveita disso e recebe os louros que caberiam a mim!”.

Você está certo, mas não há outra forma de você agir. Chefe é chefe, qualquer deslize e sua cabeça ficará na berlinda. O grande lance é saber entrar no jogo e tirar proveito disso. Como? Faça com que, de alguma forma, seu nome apareça. Convença seu chefe de que é importante para a organização tomar conhecimento que você tem um papel importante também.

Assim você se mantém, passa a ser percebido e mostra que é um grande aliado de seu chefe em suas ações (e que ele não consegue dar nenhum passo sem você). Não esqueça de que mesmo ele não tendo o controle, precisa ter a certeza que tem. Autoridade, aliás, é algo que você precisa ter cuidado. Ninguém gosta de ser mandado.

Sobreviver à selva corporativa pode parecer uma missão impossível, mas se você não pretende ser dono do próprio nariz é bom aprender a lidar com ela. Não é preciso matar um leão por dia, apenas o domestique como se fosse um animal de estimação.


Goiás - Abertas inscrições para bolsas de estudo (Radiologia)

Imprimir
Estão abertas as inscrições do processo seletivo que oferece bolsas de estudo para servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). As bolsas serão concedidas por Instituições de Ensino conveniadas a SES para os cursos de Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Nutrição, Técnicos em Mobilização em Gesso, Técnicos em Instrumentação Cirúrgica, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Análises Clínicas (Biomedicina e Biodiagnóstico) e Técnico de Agente Comunitário em Saúde. O público alvo são servidores efetivos, comissionados e cedidos por outros órgãos governamentais lotados na SES.

As inscrições para concorrer às bolsas devem ser realizadas entre os dias 12 a 20 de julho por meio de preenchimento e entrega da ficha de inscrição à Comissão de Bolsas da unidade a qual o servidor estiver lotado. Os documentos serão encaminhados à Comissão de Bolsas da SEST-SUS/SES-GO, localizada na Rua 26 s/n, Bairro Santo Antônio, Goiânia-Goiás, CEP: 74675-090, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e, das 14h às 18h, juntamente, com toda a documentação necessária citada no edital.  A divulgação dos contemplados com a bolsa será feita no dia 24 deste mês. Para outras informações acesse o edital.



fonte: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=137991

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jornada Gaúcha de Radiologia recebe grandes nomes da medicina mundial

Expectativa é reunir um número recorde de participantes no evento que acontece em Porto Alegre entre os dias 13 e 14 de julho 
 
Com a presença de quatro grandes nomes da radiologia mundial e dezenas de profissionais renomados no Brasil, acontece entre os dias 13 e 14 de julho a XXII edição da Jornada Gaúcha de Radiologia. O objetivo com a presença de estrangeiros é promover a troca de experiências entre os profissionais e o estreitamento de laços entre as fronteiras. A Jornada Gaúcha de Radiologia será realizada no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre e é uma realização da Associação Gaúcha de Radiologia. 
 
Entre os médicos estrangeiros estarão: o chefe da divisão de medicina nuclear da Universidade de Washington, Barry Siegel; a professora de radiologia pediátrica da universidade de Washington, Marilyn Siegel; o professor e chefe do departamento de neurorradiologia da Universidade de Standford, Scott Atlas e o presidente da Sociedade Chilena de Radiologia, Miguel Pinochet.
 
A programação inicia na quinta-feira (12/07) com os cursos Pré-Jornada. Uma das atrações nesta data será o Curso Assistência à Vida em Radiologia (AVR), no qual serão repassadas orientações para médicos radiologistas a trabalharem em situações de reações adversas ao contraste radiológico. AS aulas na sexta-feira (13/07) iniciam às 8h.
 
A XXII Jornada Gaúcha de Radiologia e X Jornada Sul de Radiologia serão realizadas no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael. Informações e inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.sgr.org.br. ou pelo telefone (51) 3339-2242.
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista

Sistema identifica dano em semente de tomate e berinjela

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, pesquisa da agrônoma Vanessa Neumann Silva estudou a morfologia interna de sementes de tomate e de berinjela por meio de análise de imagens de raios X e com um sistema computadorizado de análise de imagens de plântulas (embrião vegetal desenvolvido dentro da semente), o Seed Vigour Image System (SVIS®).
As análises mostram que danos nas sementes podem prejudicar a germinação das duas espécies, que tiveram o seu potencial fisiológico avaliado com mais rapidez.
Segundo a pesquisa, as análises de morfologia interna de sementes com uso da técnica de raios X permitiram verificar com eficiência a qualidade das sementes de tomate e de berinjela, possibilitando identificar sementes com danos e baixo potencial, que poderiam ser descartadas dos lotes, evitando-se gastos desnecessários com o beneficiamento destes materiais. “Além disso, constatamos que a análise computadorizada de plântulas é eficiente para avaliar a qualidade das sementes das duas espécies, permitindo obtenção de resultados em pouco tempo, com precisão, pois elas são automatizadas, o que elimina o erro humano inerente às avaliações manuais”, avalia.
Como principais resultados, a análise de raios X permitiu a visualização clara das partes componentes das sementes de tomate e de berinjela e, assim, possibilitou o estudo da relação entre a morfologia interna das sementes e a germinação. “Verificamos que a presença de danos nas sementes pode afetar a germinação, dependendo da extensão destes e de sua localização”, destaca Vanessa.
A análise computadorizada de plântulas com o software SVIS® mostrou-se eficiente para avaliar o potencial fisiológico de sementes de tomate e de berinjela. “Foi possível obter resultados consistentes com a avaliação de plântulas de tomate e de berinjela após 4 e 5 dias da instalação do teste, respectivamente, o que é relativamente rápido se comparado ao teste de germinação, que leva 14 dias para ser executado”, completa. De acordo com Vanessa, embora o SVIS® seja patenteado, os resultados da sua pesquisa podem incentivar pesquisadores brasileiros a desenvolverem sistemas semelhantes.
Precisão
A obtenção de informações à respeito da qualidade de sementes de forma rápida e precisa é almejada por qualquer sistema de controle de qualidade de sementes. “Técnicas como a análise de imagens de sementes e de plântulas tem revelado grande potencial para avaliação da qualidade das sementes, entretanto não há referências na literatura quanto a possíveis metodologias para avaliação da qualidade de sementes de tomate e de berinjela, hortaliças que contribuem significativamente no segmento de horticultura brasileiro e mundial”, aponta Vanessa.
Sob orientação do professor Silvio Moure Cicero, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Esalq, a autora do estudo analisou as imagens de sementes por meio do teste de raios X. A avaliação computadorizada de plântulas com o software SVIS® foi realizada no Laboratório de Análise de Imagens, enquanto que os testes de germinação e vigor foram realizados no laboratório de Análise de Sementes. A pesquisadora ainda permaneceu, por um período, na Ohio State University (Estados Unidos).
Vanessa desenvolveu, com auxílio do professor Mark Bennett, no Laboratório de Análise de Sementes da Ohio State University, o estudo da morfologia de sementes e germinação, por meio de análises das imagens de sementes e de plântulas. “A permanência em Ohio proporcionou grande crescimento profissional e oportunidade de novas parcerias para futuros projetos de pesquisa interinstitucionais. Além das etapas da minha pesquisa, desenvolvi, em parceria com o pesquisador e professor Pablo Jourdan, outros estudos com sementes de espécies de plantas ornamentais no Centro de Germoplasma de Plantas Ornamentais (OPGC), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)”, complementa.
A pesquisa de Vanessa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Esalq. O projeto teve auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

CRTR – 6ª Região


O CRTR – 6ª Região, através de seu Corpo de Conselheiros, realizou em 28 de junho de 2012, a 3ª Reunião Plenária Extraordinária. Foram analisados 146 Processos de Inscrição, Reavaliação, Reinscrição, Desligamento, Transferência, Cancelamento de Registro, de Técnicos, Tecnólogos, Auxiliares em Radiologia, Pessoas Físicas e Jurídicas. Houve o Julgamento de 22 Processos Administrativos, por razões de falta de indicação de Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas, acobertamento e exercício ilegal da Profissão. Analisou-se ainda Pauta sobre a organização do I Encontro dos Coordenadores de cursos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia do RS, Jornada Gaúcha das Técnicas Radiológicas, Ciclo de Palestras, Supervisão e Marketing das atividades da Autarquia Federal.
 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DIca - Você só quer aumento de salário?

Há tempos que os brasileiros não trocavam de emprego como nos últimos cinco anos. Entre os principais motivos estão: maiores salários e oportunidades de trabalho mais atraentes.  O pêndulo da balança se inverteu a favor dos empregados que hoje estão com a faca e o queijo na mão. Sim porque quando o cenário é desfavorável, quem dá as cartas são as empresas. Quando os termômetros voltam a subir, quem manda são os funcionários.

R7 Aumento de salário 300x200 Você só quer aumento de salário?
Assistimos a uma guerra por talentos sem igual e as empresas correm desesperadas em busca de uma solução. Como o número de gente qualificada é menor do que o de vagas, as forças estão bem desequilibradas. O que fazer então? As empresas precisam saber o que as pessoas buscam de fato e parar de uma vez por toda com esse discurso que as pessoas só querem saber de dinheiro.

Claro que elas querem, mas também desejam ser respeitadas, ouvidas, valorizadas. As pessoas querem trabalhar em um lugar onde possam desenvolver seus talentos. Grana é bom, mas respeito é melhor ainda. E você trocaria seu emprego só pra ganhar mais ou busca um lugar que te valorize mais?

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dica-A hora certa de mudar de emprego

Há várias situações que sinalizam o momento de arrumar as malas e ir embora. Primeiro, quando seu talento não é reconhecido. Segundo, se sua capacidade não é reconhecida pelo chefe. Terceiro, se seu chefe é mau caráter, é desonesto e rouba suas ideias como se fossem dele. Quarto, quando você tem um chefe que não valoriza o seu trabalho, não lhe dá atenção e não se preocupa em enxergar o que é necessário para que você melhore seu desempenho.

R7 Porta aberta 199x300 A hora certa de mudar de empregoAí, você está vendo no mercado oportunidades melhores do que aquela que tem hoje. E melhores oportunidades não significam apenas um melhor salário, mas também benefícios indiretos ou chance de ascender mais rapidamente. Com o mercado superaquecido, você pode ter sua competência valorizada no mercado. Então, percebe que é a hora certa de trocar de emprego e exercer sua mobilidade.

Nunca antes na história desse país tivemos uma situação tão favorável para os bons empregados como temos hoje. É hora de aproveitar? Canja de galinha e cautela não fazem mal a ninguém. Não se pode dar um passo em falso. É preciso examinar atentamente as condições que são oferecidas e aí partir para esse mundo que está lá fora.

Claro que isso deve ser bem feito, não se pode fechar portas, nem queimar pontes que atravessam o rio. Deixe sempre a porta aberta para o caso de um infortúnio. Se sua saída não der certo, você terá a chance de retornar ao ex-empregador.