sábado, 25 de fevereiro de 2012

2012 Médica norte-americana comenta mudanças em critérios no Diagnóstico por Imagem


Evento que conta com apoio da Associação Gaúcha de Radiologia acontece entre os dias 23 e 25 de março
 
As mudanças recentes nos critérios do chamado BI-RADS (Breast Imaging Reporting and Data System) serão tema de palestra que acontecerá em Porto Alegre. O evento tem o apoio da Associação Gaúcha de Radiologia e entre as palestrantes estará a médica e professora dos Estados Unidos, Debra Ikeda, da Universidade de Standford, Califórnia.
 
- Modificadores novos foram adicionados à classificação do BI-RADS (para ressonância magnética das mamas), como o "sinal do anel em cluster", que indica um achado suspeito, e o uso de "linear" em vez de "ductal" - explica a médica. 
 
Segundo a especialista também é importante ressaltar a descrição e ilustração do conceito de "fundo realce do parênquima" (BPE), que é a quantidade de tecido que realça normalmente no seio de uma mulher e que não deve ser confundido como sinal de câncer. Isto deve diminuir os número dos falsos positivos da ressonância mamária. 
 
Com temas variados e especialistas nacionais e internacionais, os debates acontecem entre os dias 23 e 25 de março. O 18º Curso Radimagem de Diagnóstico por Imagem, conta com o apoio da Associação Gaúcha de Radiologia. 
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário