quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rede pública projeta realizar 45 mil mamografias em 2012 no Amazonas

Aumento no número de exames ocorrerá em função dos novos mamógrafos que estão sendo entregues aos núcleos de saúde dos municípios
  O exame é responsável por reduzir em 30% as mortes por câncer de mama no País.

Manaus - A Coordenação Estadual de Atenção Oncológica estima que em 2012 o número de mamografias realizadas na rede pública supere em 28,4% o do ano passado, passando de pouco mais de 35 mil para 45 mil. Atualmente, o exame é responsável por reduzir em 30% as mortes por câncer de mama no País, informou o mastologista e cirurgião, doutor Gerson Mourão.
Os exames de mamografia no Amazonas devem ser divididos da seguinte forma: 10,5 mil no primeiro trimestre deste ano, 12 mil no segundo, 12 mil no terceiro e outros 10,5 mil nos últimos três meses de 2012.
As informações constam na lista de atividades denominada ‘Planejamento 2012’ do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade na qual funciona a coordenação.
Na programação constam, ainda, outras 16 ações na área de controle do câncer de mama, entre elas a prática do Plano de Atenção Oncológica nos 62 municípios do Estado, implantação e implementação do  Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (Sismama) pela Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, realização de treinamentos nas áreas de radiologia mamária para enfermeiros, médicos e técnicos em radiologia (estimativa de abrangência: de 200 pessoas durante todo o ano), de mobilização social e recrutamento na capital, e para a realização de exames clínicos e orientação sobre o autoexame das mamas em todo o interior.
Campanhas
Também serão desenvolvidas campanhas no âmbito estadual de cunho educativo, cujos focos principais serão a prevenção e o combate ao câncer em geral.
No caso das mamografias, o aumento no número de exames ocorrerá em função dos novos mamógrafos que estão sendo entregues aos núcleos de saúde dos municípios amazonenses. Só no primeiro semestre deste ano, 11 localidades e o barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) receberão os novos aparelhos. A meta da Secretaria de Estado dE Saúde (Susam) é implantar mamógrafos em todos os municípios, conforme determinação do governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário